Módulo - Bruno Valente

Encontro dos ferromodelistas da zona do Porto e não só
Bruno Valente
Participante
Mensagens: 56
Registado: 02 dez 2009, 21:51

A única coisa que muda é mesmo a altura do carril se não estou em erro... Oh vá lá, estamos a falar de meio ou 1 milimetro no máximo, dúvido que seja mais baixo que isso, 1 milimetro já faz muito a diferença, depois temos para compensar este facto os eclises de ligação de 75 para 100, ou então as "patas" no fundo que com os pés de rosca sobe-se uma coisa minima...
Eu já me decidi e vou fazer assim, afinal de contas quanto mais realismo melhor certo?
E aqui vão os avanços de hoje!!! :yeah:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Última edição por Bruno Valente em 18 jul 2011, 22:57, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Da ideia que eu tenho, os módulos não se ligam uns aos outros com eclises, correcto?
Bruno Valente
Participante
Mensagens: 56
Registado: 02 dez 2009, 21:51

Isso não sei, mas também não me faz muita diferença pois tive agora a medir e dá exactamente a medida pretendida nas normas, os 9 cm de altura + os 4 mm de espessura da cortiça, depois arranjar-se-á uma solução se alguém se quiser juntar a mim... Talvez fique aqui o desafio do código 75 para se começar a fazer coisas realistas... ;)
Ao fim ao cabo, código 100 tenho eu na maquete...
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Marco, Bruno

também se ligam por eclisses, mas estas não são de forma nenhuma o elemento nuclear da junção. Os topos este e oeste dos módulos são a parte mais complicada e, para garantir que tudo "cola" é necessário ser muito rigoroso nas medidas e nos cortes. Por vezes 1 ou 2 mm podem ser o suficiente para por em causa todo o trabalho. Um exemplo. Se os carris não forem cortados perfeitamente à face do módulo e este não for absolutamente plano, a ligação com outros pode estar comprometida.

Abraços
rp
Bruno Valente
Participante
Mensagens: 56
Registado: 02 dez 2009, 21:51

Oh pessoal, vou ser completamente sincero e aberto para vocês!
Estou muito pouco preocupado com isso...
Mas afinal, isto não vos da gozo de fazer? A mim está me a dar um gozo brutal e estou nas partes mais enfadonhas rematar e lixar madeira, porque quando for para decorar, passar lá os comboios e então com aquilo que quero fazer aí sim, vai me dar um gozo doido!
Agora só porque não encaixa vou meter dinheiro fora ou meter o meu trabalho em cheque? Não senhor, quem sabe estará aqui a minha futura maquete modular... :afro:
Agora, a malta preocupa-se demasiado com isso, olha eu não, tou preocupado sim com o nível de realismo disto!!
Agora é assim, as medidas certas ele tem, confirmei mais que uma vez, agora se não bater certo, meu amigo... ;)
Bruno Valente
Participante
Mensagens: 56
Registado: 02 dez 2009, 21:51

Pessoal digam-me por favor qual o balastro e a referência do mesmo que vocês usam nos vossos módulos. É assim um muito clarinho e muito fininho, as pedras sao muito pequenas...
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Bom dia,

concordo que o gozo é fazer. Tenho-me divertido imenso, até com as partes chatas de cortar e lixar. Mas depois, ao fim do dia, quando vou ver as fotos que entretanto fui tirando, não dou por desperdiçado o tempo...

No entanto, seria aborrecido que um dia viesse a descobrir que, por uma pequena falta de cuidado ou de atenção, aquela tarde tão fixe em que se tinha planeado juntar os módulos de meia-dúzia de carolas, acabasse arruinada. Estás a ver aonde quero chegar? um pequeno esforço vale a pena...

Mas se as tuas medidas estão correctas, então fica descansado que se existirem problemas não serão do teu módulo :afro:

Abraço e boa continuação

ah! e sobre o balastro. Ainda não cheguei a essa fase :(

rp
Avatar do Utilizador
Barboto
Participante
Mensagens: 183
Registado: 28 fev 2011, 11:04
Localização: Lisboa
Contacto:

Bom dia!

Mesmo fazendo o módulo com via código 75, o que deve bater certo é o topo dos carris. Por isso a sugestão de usar cortiça com uma espessura maior, por exemplo 6 mm, é uma boa opção para que o nível do módulos não difira tanto.
O código 75 é mais realista, poderá é não se dar bem com modelos mais antigos e cujo verdugos (pestanas) sejam mais altas. Também tem a desvantajem de o carril ser mais frágil. Para uma maqueta para ter só em casa, não há problema nenhum, mas para levar a exposições/encontros, poderá não ser uma boa opção.

Por outro lado pode usar-se o contraste carril código 100/75, para reproduzir a diferença que existe na realidade em algumas estações, em que as linhas desviados/secundárias tem carris de perfil diferente e mais "ligeiros" da linha principal ou geral.

Como o Marco disse, a ligação entre módulos não deve ser feita através da eclises metálicas.

Concordo que fazer um módulo dá imenso gozo, mesmo na parte mais dura. Porém não se deve descurar aspectos importantes, como a robustez durabilidade dos mesmos.

Quanto ao balastro, eu uso o da Noch, cujo referência não sei dizer de côr, mas posso tentar saber. Isto para imitar o balastro granítico. Para o balastro calcário, existe a técnica de "peneirar" a areia/absorvente para os gatos.

Marcos
Bruno Valente
Participante
Mensagens: 56
Registado: 02 dez 2009, 21:51

Bom dia.
Obrigado colegas, mas sim, é claro que ficaria sempre triste se não desse para encaixar uns com os outros. Mas a partida tá tudo direitinho tem que dar... :)
Obrigado, vou ver o que a noch tem...
Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Barboto Escreveu:(...)Quanto ao balastro, eu uso o da Noch, cujo referência não sei dizer de côr, mas posso tentar saber. Isto para imitar o balastro granítico. Para o balastro calcário, existe a técnica de "peneirar" a areia/absorvente para os gatos.
Eu, nuns testes que fiz há uns dias, usei areia para gatos, que fui esmagando, e peneirando. Gostei bastante do resultado final.
Fica a foto do teste
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Responder