Marco Carrilho - Estação do Entroncamento
- mpcarrilho
- Participante
- Mensagens: 371
- Registado: 10 dez 2009, 23:30
Posso-me considerar um sortudo por ter à minha disposição 5,10m de comprimento!!!
Cumprimentos
Marco Carrilho - Entroncamento
http://www.facebook.com/carrilho.comboios
http://carrilho.comboios.googlepages.com
Marco Carrilho - Entroncamento
http://www.facebook.com/carrilho.comboios
http://carrilho.comboios.googlepages.com
- mertola1977
- Participante
- Mensagens: 811
- Registado: 08 abr 2010, 11:18
- Localização: Beja
pois é realmente, é verdade... tem muito espaço.
Quem me dera que tivesse esse espaço, ai sim poderia fazer um layout em condições... até dava para sonhar.
Tendo o que tenho, sabe deus o que um homem tem de aguentar para ter este espaço da casa ocupado (2.4m x 1.35)...
abraço.
Quem me dera que tivesse esse espaço, ai sim poderia fazer um layout em condições... até dava para sonhar.
Tendo o que tenho, sabe deus o que um homem tem de aguentar para ter este espaço da casa ocupado (2.4m x 1.35)...
abraço.
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN
L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868
a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868
a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
- jorge osorio
- Participante
- Mensagens: 574
- Registado: 22 nov 2009, 15:12
- Localização: Alfena
Bom dia, Marco!
Esses 5,10m são de plantaforma ou é o espaço disponivél para o layout, qual é o tamanho de um InterCidades.
Esses 5,10m são de plantaforma ou é o espaço disponivél para o layout, qual é o tamanho de um InterCidades.
- mpcarrilho
- Participante
- Mensagens: 371
- Registado: 10 dez 2009, 23:30
Caro Jorge Osório,
Os 5,10m corresponde de facto ao espaço disponível para o layout.
Retirando o espaço necessário para as curvas dos dois lados (+/- 1,20m), sobram 3,90m. Para as plataformas necessito de cerca de 3,75m.
Quanto ao Intercidades, uma composição com uma 5600 + 6 carruagens (1X1ª classe, 1Xbar, 4X2º classe) tem um comprimento de cerca de 2,10m
Os 5,10m corresponde de facto ao espaço disponível para o layout.
Retirando o espaço necessário para as curvas dos dois lados (+/- 1,20m), sobram 3,90m. Para as plataformas necessito de cerca de 3,75m.
Quanto ao Intercidades, uma composição com uma 5600 + 6 carruagens (1X1ª classe, 1Xbar, 4X2º classe) tem um comprimento de cerca de 2,10m
Cumprimentos
Marco Carrilho - Entroncamento
http://www.facebook.com/carrilho.comboios
http://carrilho.comboios.googlepages.com
Marco Carrilho - Entroncamento
http://www.facebook.com/carrilho.comboios
http://carrilho.comboios.googlepages.com
- Jorge Seia
- Participante
- Mensagens: 557
- Registado: 01 set 2010, 15:41
2,10 metros de composição!!!!???? Ahhhhhh Leão

- mpcarrilho
- Participante
- Mensagens: 371
- Registado: 10 dez 2009, 23:30
Ou é ou não é!!!!! 
Cumprimentos
Marco Carrilho - Entroncamento
http://www.facebook.com/carrilho.comboios
http://carrilho.comboios.googlepages.com
Marco Carrilho - Entroncamento
http://www.facebook.com/carrilho.comboios
http://carrilho.comboios.googlepages.com
- mpcarrilho
- Participante
- Mensagens: 371
- Registado: 10 dez 2009, 23:30
Boa noite caros colegas.
Hoje não trago novidades, mas venho pedir a vossa ajuda.
Na minha maqueta estou a construir a estação num nível superior, que fica a cerca de 16cm da base da bancada. Por forma a conseguir fazer um circuito fechado, optei por nos topos iniciar uma rampa até ao nível inferior.
Fiz alguns testes, para testar a inclinação ideal, até um máximo de 7% de inclinação. Foram usadas várias locomotivas, e todas elas puxaram a mesma composição (5 vagões Galp da Electrotren, aqueles bem velhinhos e pesadinhos!). O teste foi iniciar marcha em plena subida e eis os resultados.
- locomotiva 5600 Lima – iniciou marcha sem qualquer problema como se fosse na horizontal!!! HÁ Leão!!!
- locomotiva 1320 Mabar - iniciou marcha sem qualquer problema até aos 5%
- locomotiva 1320 Mabar - iniciou marcha com alguma dificuldade até aos 6%
- locomotiva 1320 Mabar - iniciou marcha com muita dificuldade até aos 7% (mas subiu!)
- locomotiva 1525 Norbrass - iniciou marcha sem qualquer problema como se fosse na horizontal!!! Não esperava mais nada!!!
- locomotiva 1400 Somafel Sudexpress - iniciou marcha sem qualquer problema até aos 2%
- locomotiva 1400 Somafel Sudexpress - iniciou marcha com alguma dificuldade até aos 3%
- locomotiva 1400 Somafel Sudexpress - iniciou marcha com mesmo muita dificuldade até aos 3,5%
- locomotiva 1400 Somafel Sudexpress - Não iniciou marcha ACIMA DOS 3,5%, limita-se a patinar!!!!
- locomotiva 1200 ROCO - iniciou marcha sem qualquer problema até aos 4,5%
- locomotiva 1200 ROCO - iniciou marcha com alguma dificuldade até aos 5,5%
- locomotiva 1200 ROCO - iniciou marcha com muita dificuldade até aos 7% (mas subiu!)
Posto isto, e apesar de a 1400 ter sido uma grande decepção, resolvi escolher uma inclinação máxima de 5,5%, pois penso que uns aros de aderência poderão resolver o problema da 1400. Quanto ás outras, umas melhor, outras pior, todas elas têm capacidade de arrancar a meio da subida. Então se virem lançadas, ainda devem subir melhor.
Agora queria saber a vossa opinião, e se tiverem, a experiência com subidas.
Hoje não trago novidades, mas venho pedir a vossa ajuda.
Na minha maqueta estou a construir a estação num nível superior, que fica a cerca de 16cm da base da bancada. Por forma a conseguir fazer um circuito fechado, optei por nos topos iniciar uma rampa até ao nível inferior.
Fiz alguns testes, para testar a inclinação ideal, até um máximo de 7% de inclinação. Foram usadas várias locomotivas, e todas elas puxaram a mesma composição (5 vagões Galp da Electrotren, aqueles bem velhinhos e pesadinhos!). O teste foi iniciar marcha em plena subida e eis os resultados.
- locomotiva 5600 Lima – iniciou marcha sem qualquer problema como se fosse na horizontal!!! HÁ Leão!!!
- locomotiva 1320 Mabar - iniciou marcha sem qualquer problema até aos 5%
- locomotiva 1320 Mabar - iniciou marcha com alguma dificuldade até aos 6%
- locomotiva 1320 Mabar - iniciou marcha com muita dificuldade até aos 7% (mas subiu!)
- locomotiva 1525 Norbrass - iniciou marcha sem qualquer problema como se fosse na horizontal!!! Não esperava mais nada!!!
- locomotiva 1400 Somafel Sudexpress - iniciou marcha sem qualquer problema até aos 2%
- locomotiva 1400 Somafel Sudexpress - iniciou marcha com alguma dificuldade até aos 3%
- locomotiva 1400 Somafel Sudexpress - iniciou marcha com mesmo muita dificuldade até aos 3,5%
- locomotiva 1400 Somafel Sudexpress - Não iniciou marcha ACIMA DOS 3,5%, limita-se a patinar!!!!
- locomotiva 1200 ROCO - iniciou marcha sem qualquer problema até aos 4,5%
- locomotiva 1200 ROCO - iniciou marcha com alguma dificuldade até aos 5,5%
- locomotiva 1200 ROCO - iniciou marcha com muita dificuldade até aos 7% (mas subiu!)
Posto isto, e apesar de a 1400 ter sido uma grande decepção, resolvi escolher uma inclinação máxima de 5,5%, pois penso que uns aros de aderência poderão resolver o problema da 1400. Quanto ás outras, umas melhor, outras pior, todas elas têm capacidade de arrancar a meio da subida. Então se virem lançadas, ainda devem subir melhor.
Agora queria saber a vossa opinião, e se tiverem, a experiência com subidas.
Última edição por mpcarrilho em 25 mar 2011, 14:00, editado 1 vez no total.
Cumprimentos
Marco Carrilho - Entroncamento
http://www.facebook.com/carrilho.comboios
http://carrilho.comboios.googlepages.com
Marco Carrilho - Entroncamento
http://www.facebook.com/carrilho.comboios
http://carrilho.comboios.googlepages.com
-
Bruno Sousa
- Participante
- Mensagens: 1648
- Registado: 31 dez 2008, 13:47
A inclinação é em recta ou em curva? Quanto á 1400 posso-lhe responder que com 8 carruagens se apanhar um pescoço de cavalo com 10mm de altura ela patina mas puxa.
cmpts
Bruno Sousa
cmpts
Bruno Sousa
- mpcarrilho
- Participante
- Mensagens: 371
- Registado: 10 dez 2009, 23:30
A inclinação no início é em recta, e os últimos 140cm em curva. É via dupla, sendo o raio da via de dentro 438mm, e a via do lado de fora de505mm
Cumprimentos
Marco Carrilho - Entroncamento
http://www.facebook.com/carrilho.comboios
http://carrilho.comboios.googlepages.com
Marco Carrilho - Entroncamento
http://www.facebook.com/carrilho.comboios
http://carrilho.comboios.googlepages.com
- Jorge Seia
- Participante
- Mensagens: 557
- Registado: 01 set 2010, 15:41
Bom dia Marco
Nunca me apercebi que isso se passasse com qualquer das locos que indica, mas na verdade a minha maquete tem uma inclinação máxima de 3%.
As 1400 com as novas rodas "nem" que a sudexpress tem, sobem inclinações de cerca de 10%, já vi com os meus olhos. Portanto, ou coloca uns aros de aderência, o que deve resolver o problema de iemdiato, ou troca as rodas o que ainda fica melhor e resolve o problema de vez.
Um abraço
Jorge
Nunca me apercebi que isso se passasse com qualquer das locos que indica, mas na verdade a minha maquete tem uma inclinação máxima de 3%.
As 1400 com as novas rodas "nem" que a sudexpress tem, sobem inclinações de cerca de 10%, já vi com os meus olhos. Portanto, ou coloca uns aros de aderência, o que deve resolver o problema de iemdiato, ou troca as rodas o que ainda fica melhor e resolve o problema de vez.
Um abraço
Jorge