Pessoal, instalei motores em praticamente todas as agulhas que tenho, mas há 3 que não estão a funcionar correctamente. Duas em agulhas curvas da Peco, e uma numa agulha recta que está ligeiramente em rampa. Nessas três, o motor apenas consegue virar a agulha se ela estiver na posição desviada, para retornar à posição original de deixar livre a via directa. Têm alguma ideia do que possa ser a solução para isto?
Numa das agulhas curvas pontualmente consegue virar a agulha nas duas posições, mas é muito raro...
Motores p/ agulhas PECO
- trainmaniac
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- Sergio Santos
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O motor fica em esforço e a agulha não mexe?
Supondo que as ligações estão correctas (e os motores em bom estado), pode dever-se à agulha estar algo presa num dos sentidos. Por vezes acontece. Tenta solta-la um pouco mais.
Supondo que as ligações estão correctas (e os motores em bom estado), pode dever-se à agulha estar algo presa num dos sentidos. Por vezes acontece. Tenta solta-la um pouco mais.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Sérgio Santos
- luis_lopes
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- Verifica primeiro se os mecanismos funcionam bem
- Verifica se a agulha está completamente plana, mesmo que seja inclinada.
- Não comeces qualquer mudança de plano a meio da agulha.
- O material britânico é conhecido pela sua "brutidade". Usa uma fonte DC com 16V para os alimentares. No meu circuito cheguei a usar 18V DC e as agulhas funcionavam que era uma maravilha, mesmo em DCC.
- Tenta aliviar as molas das agulhas. como referido na situação anterior, o material britânico é bruto. Os servo drives da ESU têm uma força de 1,5kgs e mesmo assim lá de vez em quando falham... quando mais um mecanismo simples como os da PECO! É por isso é que temos que ter um transformador potente.
- As agulha estão pregadas com os pregos SL14? Verifica, caso seja este o caso, se não forçaste nenhuma solipa com o prego. Por vezes, ao forçar o prego a entrar, a solipa é arrastada para baixo, provocando um deslizamento do carril ficando fora de bitola. Se for muito perto das lanças, prende o movimento.
São algumas dicas que posso dar....
- Verifica se a agulha está completamente plana, mesmo que seja inclinada.
- Não comeces qualquer mudança de plano a meio da agulha.
- O material britânico é conhecido pela sua "brutidade". Usa uma fonte DC com 16V para os alimentares. No meu circuito cheguei a usar 18V DC e as agulhas funcionavam que era uma maravilha, mesmo em DCC.
- Tenta aliviar as molas das agulhas. como referido na situação anterior, o material britânico é bruto. Os servo drives da ESU têm uma força de 1,5kgs e mesmo assim lá de vez em quando falham... quando mais um mecanismo simples como os da PECO! É por isso é que temos que ter um transformador potente.
- As agulha estão pregadas com os pregos SL14? Verifica, caso seja este o caso, se não forçaste nenhuma solipa com o prego. Por vezes, ao forçar o prego a entrar, a solipa é arrastada para baixo, provocando um deslizamento do carril ficando fora de bitola. Se for muito perto das lanças, prende o movimento.
São algumas dicas que posso dar....
- trainmaniac
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Já tive um caso de uma agulha que tinha sido montada ligeiramente torta e esta falhava bastante. Ainda por cima estava a ser comandada em conjunto com outra (trata-se de um ss) e uma altura cheguei a alimenta-las a 28V DC Só não podia estar a aciona-las constantemente porque aqueciam brutalmente (não as queimei porque não calhou). Resolvi o problema que não foi fácil devido a localização da agulha e passei a alimentar-las a 16V AC mas com uma CDU que ajuda dando um impulso de corrente extra passando a agulha assim a funcionar em DC.
- luis_lopes
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28V DC é um pouco esticado. 18V DC funciona muito bem.
Caso possível, podes construir um CDU muito facilmente, mas para isso, tens que usar mesmo corrente continua.
Basta que uses uma ponte rectificadora, e um condensador eléctrolitico de 4700microfarads. A ponte rectificadora vai-te transformar a AC que vem do transformador que deves ter neste momento em DC, que é o que o condensador usa. Este vai armazenar energia, que depois irá ser "desepejada" com a força toda nas agulhas, cada vez que carrega no botão. Ó Sérgio Santos, tu que és da electrónica, que ponte rectificadora se deve usar?
Uma outra vantagem que usar DC tem, é que deixas de ouvir o barulho "zzz" irritante de campainha que os motores PECO fazem cada vez que são actuados com AC.
Saíu um artigo sobre isto na Loco Revue de Maio de 2010, creio eu. Mais uma vez, lembro a importância que as revistas e livros sobre o assunto têm, para nos ajudar a resolver problemas.
Caso possível, podes construir um CDU muito facilmente, mas para isso, tens que usar mesmo corrente continua.
Basta que uses uma ponte rectificadora, e um condensador eléctrolitico de 4700microfarads. A ponte rectificadora vai-te transformar a AC que vem do transformador que deves ter neste momento em DC, que é o que o condensador usa. Este vai armazenar energia, que depois irá ser "desepejada" com a força toda nas agulhas, cada vez que carrega no botão. Ó Sérgio Santos, tu que és da electrónica, que ponte rectificadora se deve usar?
Uma outra vantagem que usar DC tem, é que deixas de ouvir o barulho "zzz" irritante de campainha que os motores PECO fazem cada vez que são actuados com AC.
Saíu um artigo sobre isto na Loco Revue de Maio de 2010, creio eu. Mais uma vez, lembro a importância que as revistas e livros sobre o assunto têm, para nos ajudar a resolver problemas.
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A CDU que construí tem poucos componentes, não fui eu que a desenvolvi mas encontrei o esquema n uma busca que fiz na net. Não sei onde tenho o esquema mas quando o encontrar posso postar.
- trainmaniac
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O recomendado são mesmo os 16V.