Marklin AC ou sistema DC?

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Responder
Avatar do Utilizador
Tiago Ferreira
Moderador Global
Mensagens: 1221
Registado: 30 dez 2008, 21:31
Localização: Praias do Sado - Setúbal

Expliquem lá sff o que significa DC...?
...material motor significa locomotivas...?
a ideia do set é esta;http://www.comboioselectricos.com/html/ ... M29161.jpg
Aproveitando este tópico, vou esclarecer algumas duvidas. (depois alguém que me complete).

O sistema Marklin utiliza como corrente a corrente Alterna, sendo que a fonte de captação seja um terceiro carril, instalado entre os dois carris.

O sistema de corrente continua (DC), é utilizado por todas as outras Marcas, usando os carris propriamente ditos, como a fonte de captação, sendo um deles o pólo positivo e o outro o pólo negativo.

A locomotivas Marklin não podem circular num circuito DC, e vice-versa para o material motor DC. O material rebocado só pode ser usado se tiver rodados isolados para DC. Neste caso um vagão ou carruagem Marklin tem de estar pronta para ser usada nos dois casos.

As ligações eléctricas são mais fáceis em AC do que em DC, sendo, para mim, uma das poucas vantagens. :good:
Um Abraço

Tiago Ferreira
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

boas,
pois nada vou acrescentar, à explicação do Tiago Ferreira, acho que explica e bem o funcionamento dos dois sistemas.

O que queria referir era em relação ao Set que está no link, é um set básico, que por acaso até o tenho, que na minha modesta opinião acho óptimo, preço qualidade... mas claro é de iniciação, se bem que a locomotiva já vem é MF que dá para que no futuro se possa integrar num circuito mais avançado, e a programar noutro endereço.

Dá sempre também para para aproveitar as linhas, os transformadores etc... também por 100€!!!!...... :good:

Em relação ao sistema de 3 carris AC, é mesmo uma questão de gosto... se bem que marklin é marklin, não se pode comparar com a maioria das marcas!... os motores a sua construção digam o que disserem, é muito melhor... a nível de pormenor, é claro não será das melhores dependendo dos modelos.

mas é sempre um investimento seguro, com o passar dos anos..

cumps a todos
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
AGarcia
Participante
Mensagens: 15
Registado: 14 abr 2010, 17:53

Boa noite!

Agradeço a informação do tipo de corrente, esclarecido (penso eu de que... :roll: )
E, prontos lá fui adquirir a pista, já a montei na sala para estreia com mais 2cx de rectas, criando uma oval "jeitosa".
Reconheço que m/faz falta alguém por perto com conhecimentos...até para encaixar uma carruagem...tive que analisar...sendo um simple encaixe :buck:
Algumas paragens da locomotiva, talvez os contactos...e, depois de aquecer "válvulas", sempre em circulação e, em velocidade progressiva... :P
Já a desmontei e este fim semana irá para o local destinado...
Por agora, encantado...até a Maria gostou... :biggrin:

Caro "Mertola" (as m/desculpas por não saber o S/nome), não sei se terá a ver com a PDI mas, casa vez mais o gosto é por apreciar em vez de acelerar... :)
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

Boa tarde,

Basicamente, hoje em dia, a diferença entre Märklin e DCC está apenas na forma como a locomotiva faz o pickup de energia.

Na via Marklin, ambos os carris tem corrente do mesmo sinal (+), sendo por isso necessário recorrer a um patim central que está em contacto com um "picotado" existente entre os dois carris, e que tem corrente de sinal contrário (-)
Por esta razão os rodados dos modelos Marklin não são isolados, uma vez que estão em contacto com os carris com corrente do mesmo sinal.

No caso do sistema DC/DCC, as vias (Roco, Trix, Lima, etc) têm cada carril com corrente de sinal contrário.
Por esta razão os rodados dos modelos que circulam nestes tipos de vias têm que ser isolados, pois cada rodado está em contacto com um carril com corrente de sinal oposto.
Se não fossem isolados, dar-se-ia um curto-circuito.
Ou seja todo o material circulante DC/DCC funciona perfeitamente na via Marklin. O inverso contudo não é possivel, ou melhor não é nada conveniente pelos motivos já explicados.

As máquinas Märklin têm um motor de corrente continua (DC), mas continuam a ser AC, isto porque qualquer que seja o sistema digital, funciona sempre com corrente alterna, seja Märklin (Motorla ou mFX) ou DCC.
O decoder que está dentro da máquina é que faz a rectificação de AC para DC.

Optei por Marklin, porque considero esta marca uma referência mundial em termos de qualidade e valorização ao longo dos anos, para não dizer décadas.
Marklin tornou-se um best-seller e uma marca que é reconhecida em qualquer parte do mundo e ao longo de muitas gerações.
Marklin é também um investimento, pois considero que as peças desta fabricante têm sempre tendência para se valorizar bastante ao longo dos anos, em qualquer parte do mundo, mais do que peças de outros fabricantes.
Não quero com isto dizer que não existe qualidade nas outras marcas, simplesmente acho que o mercado está preparado para valorizar mais as peças deste fabricante que é uma referência mundial.
Como em todas a marcas há modelos bons e modelos não tão bons, e por essa razão não é justo dizer que todos os modelos da Marklin, são sempre melhores que todos os modelos de todas as outras marcas.
Eu tenho modelos de outros fabricantes que não Marklin, que são peças irrepreensíveis no que diz respeito ao nível de detalhe.
E para dar um exemplo bem português, repare-se na qualidade dos vagões cimenteiros Uacs produzidos pela SudExpress. Dão um "bigode" a muitos modelos produzidos por conceituados fabricantes estrangeiros.

Todas as minhas locomotivas foram convertidas para AC e todas funcionam perfeitamente na via Marklin. Quanto à forma como é possível converter locomotivas para o sistema AC, isso dava quase para outro tópico!!!!!

Deixo-vos aqui dois links que poderão ser muito úteis para ajudar na questão do AC vs DCC.

O 1º é habitualmente considerado a "bíblia" dos marklinistas, com um Fórum de verdadeiros Marklinistas sempre disponível a ajudar principiantes nestas matérias:
http://www.marklin-users.net/index.html

O 2º link é a WebPage do Sr. Luís Valente, onde através de uma linguagem muitissimo acessível explica claramente as diferenças entre os dois sistemas.
http://lvmodelismo.no.sapo.pt/

Vejam o tópico "Modelismo Digital" assim com o tópico "Usados/Vendas".

E para que não fiquem a pensar que nas vias Marklin apenas funcionam modelos AC, é extremamente fácil alterar as mesmas para que possam ter a circular material AC e DCC, desde que obviamente exista uma Central de Comando Multi-Protocolo característica que nos dias de hoje é uma constante. A própria Central Station-2 da Marklin também funciona em modo DCC.
Na realidade as vias Marklin funcionam com qualquer sistema, mas o inverso nunca será verdadeiro, uma vez que nos sistemas DC/DCC não existe o tal "picotado" central entre os dois carris.


Espero que tenha sido útil.

obrigado
cumprimentos
Ayala Botto
AGarcia
Participante
Mensagens: 15
Registado: 14 abr 2010, 17:53

Boas,
mais uma questão de "maçarico"; as locomotivas (Marklin) analógicas podem andar no sistema digital?
Avatar do Utilizador
Tiago Ferreira
Moderador Global
Mensagens: 1221
Registado: 30 dez 2008, 21:31
Localização: Praias do Sado - Setúbal

Não podem. Têm que estar equipadas com um descodificador para circularem num circuito Digital. O contrário, dependendo dos descodificadores, é perfeitamente possível. :hum2:
Um Abraço

Tiago Ferreira
AGarcia
Participante
Mensagens: 15
Registado: 14 abr 2010, 17:53

obrigado :afro:
Responder