Boa tarde,
Basicamente, hoje em dia, a diferença entre Märklin e DCC está apenas na forma como a locomotiva faz o pickup de energia.
Na via Marklin, ambos os carris tem corrente do mesmo sinal (+), sendo por isso necessário recorrer a um patim central que está em contacto com um "picotado" existente entre os dois carris, e que tem corrente de sinal contrário (-)
Por esta razão os rodados dos modelos Marklin não são isolados, uma vez que estão em contacto com os carris com corrente do mesmo sinal.
No caso do sistema DC/DCC, as vias (Roco, Trix, Lima, etc) têm cada carril com corrente de sinal contrário.
Por esta razão os rodados dos modelos que circulam nestes tipos de vias têm que ser isolados, pois cada rodado está em contacto com um carril com corrente de sinal oposto.
Se não fossem isolados, dar-se-ia um curto-circuito.
Ou seja todo o material circulante DC/DCC funciona perfeitamente na via Marklin. O inverso contudo não é possivel, ou melhor não é nada conveniente pelos motivos já explicados.
As máquinas Märklin têm um motor de corrente continua (DC), mas continuam a ser AC, isto porque qualquer que seja o sistema digital, funciona sempre com corrente alterna, seja Märklin (Motorla ou mFX) ou DCC.
O decoder que está dentro da máquina é que faz a rectificação de AC para DC.
Optei por Marklin, porque considero esta marca uma referência mundial em termos de qualidade e valorização ao longo dos anos, para não dizer décadas.
Marklin tornou-se um best-seller e uma marca que é reconhecida em qualquer parte do mundo e ao longo de muitas gerações.
Marklin é também um investimento, pois considero que as peças desta fabricante têm sempre tendência para se valorizar bastante ao longo dos anos, em qualquer parte do mundo, mais do que peças de outros fabricantes.
Não quero com isto dizer que não existe qualidade nas outras marcas, simplesmente acho que o mercado está preparado para valorizar mais as peças deste fabricante que é uma referência mundial.
Como em todas a marcas há modelos bons e modelos não tão bons, e por essa razão não é justo dizer que todos os modelos da Marklin, são sempre melhores que todos os modelos de todas as outras marcas.
Eu tenho modelos de outros fabricantes que não Marklin, que são peças irrepreensíveis no que diz respeito ao nível de detalhe.
E para dar um exemplo bem português, repare-se na qualidade dos vagões cimenteiros Uacs produzidos pela SudExpress. Dão um "bigode" a muitos modelos produzidos por conceituados fabricantes estrangeiros.
Todas as minhas locomotivas foram convertidas para AC e todas funcionam perfeitamente na via Marklin. Quanto à forma como é possível converter locomotivas para o sistema AC, isso dava quase para outro tópico!!!!!
Deixo-vos aqui dois links que poderão ser muito úteis para ajudar na questão do AC vs DCC.
O 1º é habitualmente considerado a "bíblia" dos marklinistas, com um Fórum de verdadeiros Marklinistas sempre disponível a ajudar principiantes nestas matérias:
http://www.marklin-users.net/index.html
O 2º link é a WebPage do Sr. Luís Valente, onde através de uma linguagem muitissimo acessível explica claramente as diferenças entre os dois sistemas.
http://lvmodelismo.no.sapo.pt/
Vejam o tópico "Modelismo Digital" assim com o tópico "Usados/Vendas".
E para que não fiquem a pensar que nas vias Marklin apenas funcionam modelos AC, é extremamente fácil alterar as mesmas para que possam ter a circular material AC e DCC, desde que obviamente exista uma Central de Comando Multi-Protocolo característica que nos dias de hoje é uma constante. A própria Central Station-2 da Marklin também funciona em modo DCC.
Na realidade as vias Marklin funcionam com qualquer sistema, mas o inverso nunca será verdadeiro, uma vez que nos sistemas DC/DCC não existe o tal "picotado" central entre os dois carris.
Espero que tenha sido útil.
obrigado
cumprimentos
Ayala Botto