Este fim de semana fiz uma ligeira transformação nalgumas locomotivas que tenho, tendo substituídos leds de cor branca ou amarela por leds que simulam a luz térmica de lâmpadas.
Pessoalmente gosto muito mais e acho bem mais realista a utilização de luzes "térmicas".
É uma pena os fabricantes ainda não adoptarem estes leds nas suas locomotivas!!!
Deixo duas fotos para comparação de uma SNCF BB 67400 que tinha smds de luz branca - uma foto do antes (frente violeta) e uma foto do depois (frente azul).
Cumps.
João Joaquim
Última edição por Joao Joaquim em 20 nov 2009, 12:06, editado 1 vez no total.
Existe diferença na iluminação das locomotivas, mas a coloração das fotos também não são exactamente iguais.
A 1ª tem o fundo avermelhado e a 2ª o fundo esverdeado.
Talvez não tenha grande diferença, mas influencia o resultado da comparação.
Jose Sousa Escreveu:Existe diferença na iluminação das locomotivas, mas a coloração das fotos também não são exactamente iguais.
A 1ª tem o fundo avermelhado e a 2ª o fundo esverdeado.
Talvez não tenha grande diferença, mas influencia o resultado da comparação.
Provavelmente a diferença de tons das luzes mudou a decisão da máquina quanto ao white balance... Digo eu!
A 60 ton angel falls to the earth
A pile of old metal, a radiant blur
Scars in the country, the summer and her
Always the summers are slipping away
O grande problema dos leds brancos é mesmo haver bastantes tonalidades de brancos mas os brancos quentes são mesmo os que reproduzem melhor a luz incandescente das lâmpadas, para o interior de carruagens uns brancos mais frios (mas não muito) tornam a iluminação mais realista. Até já há fabricantes que reproduzem leds com qualquer cor e por encomenda.
vicente Escreveu:
Provavelmente a diferença de tons das luzes mudou a decisão da máquina quanto ao white balance... Digo eu!
A falta de perícia do fotógrafo também ajudou.
Tirei fotos com mais e menos tempo de exposição para ambas as situações. A foto que aqui coloquei com as luzes brancas "azuladas" foi tirada com mais exposição que a foto com as luzes térmicas. A foto que tinha tirada com as luzes térmicas com maior exposição ficou desfocada e só dei por ela qd descarreguei as fotos para o pc. Mas achei que não valia a pena tirar novas e que ambas davam para mostrar a diferença para tentar "pegar" o bichinho das luzes térmicas através de leds a mais alguém.
É que não gosto mesmo das luzes brancas "azuladas"/mais frias para faróis de locomotivas!!! :rolleyes: