Luzes - cor branca vs térmica

Criações e transformações pessoais
Responder
Joao Joaquim
Moderador Global
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Contacto:

Este fim de semana fiz uma ligeira transformação nalgumas locomotivas que tenho, tendo substituídos leds de cor branca ou amarela por leds que simulam a luz térmica de lâmpadas.

Pessoalmente gosto muito mais e acho bem mais realista a utilização de luzes "térmicas". :biggrin:
É uma pena os fabricantes ainda não adoptarem estes leds nas suas locomotivas!!!

Deixo duas fotos para comparação de uma SNCF BB 67400 que tinha smds de luz branca - uma foto do antes (frente violeta) e uma foto do depois (frente azul).

Imagem

Imagem

Cumps.
João Joaquim
Última edição por Joao Joaquim em 20 nov 2009, 12:06, editado 1 vez no total.
Sergio Santos
Moderador Global
Registado: 30 dez 2008, 20:53

Repito o que já disse, é que nem tem comparação! A segunda opção (luzes térmicas) é de facto melhor! :afro:
Cumprimentos,
Sérgio Santos
toze45
Participante
Registado: 23 fev 2009, 15:47

Ó JPJ, acho que além de mudar de leds tens de mudar de maquina fotografica.
A diferença, que existe e eu sei, não é percceptivel na foto. :2funny:

Abraço,
AC
:P
Joao Joaquim
Moderador Global
Contacto:

toze45 Escreveu: A diferença, que existe e eu sei, não é percceptivel na foto. :2funny:
Mas que zarolho... :fool:
E daltónico! :disgust:

Então não notas que a foto de cima tem uma luz mais azulada e a de baixo mais amarelada? :cadeira:

Abraço
João Joaquim
Última edição por Joao Joaquim em 20 nov 2009, 12:09, editado 1 vez no total.
Nuno Morão
Participante
Registado: 31 dez 2008, 13:37
Contacto:

Parece-me que há por aí um problema de calibração de monitor (isto é, a diferença é bem perceptível). :roll:
Imagem
Nuno MorãoRolaria, pasta e papel.
Jose Sousa
Participante
Registado: 30 dez 2008, 18:18

Existe diferença na iluminação das locomotivas, mas a coloração das fotos também não são exactamente iguais. :roll:
A 1ª tem o fundo avermelhado e a 2ª o fundo esverdeado.
Talvez não tenha grande diferença, mas influencia o resultado da comparação. :roll:

:drinks:
Sergio Santos
Moderador Global
Registado: 30 dez 2008, 20:53

Joao Joaquim Escreveu: Então não notas que a foto de cima tem uma luz mais azulada e a de baixo mais amarelada? :cadeira:
Ó João temos de dar-lhe o desconto... :roll:
Cumprimentos,
Sérgio Santos
vicente
Participante
Registado: 19 mai 2009, 14:04

Jose Sousa Escreveu:Existe diferença na iluminação das locomotivas, mas a coloração das fotos também não são exactamente iguais. :roll:
A 1ª tem o fundo avermelhado e a 2ª o fundo esverdeado.
Talvez não tenha grande diferença, mas influencia o resultado da comparação. :roll:

:drinks:

Provavelmente a diferença de tons das luzes mudou a decisão da máquina quanto ao white balance... Digo eu! :friends:
A 60 ton angel falls to the earth
A pile of old metal, a radiant blur
Scars in the country, the summer and her
Always the summers are slipping away
Pedro Silva
Participante
Registado: 30 dez 2008, 23:49

O grande problema dos leds brancos é mesmo haver bastantes tonalidades de brancos mas os brancos quentes são mesmo os que reproduzem melhor a luz incandescente das lâmpadas, para o interior de carruagens uns brancos mais frios (mas não muito) tornam a iluminação mais realista. Até já há fabricantes que reproduzem leds com qualquer cor e por encomenda.
Joao Joaquim
Moderador Global
Contacto:

vicente Escreveu: Provavelmente a diferença de tons das luzes mudou a decisão da máquina quanto ao white balance... Digo eu! :friends:
A falta de perícia do fotógrafo também ajudou. :biggrin:

Tirei fotos com mais e menos tempo de exposição para ambas as situações. A foto que aqui coloquei com as luzes brancas "azuladas" foi tirada com mais exposição que a foto com as luzes térmicas. A foto que tinha tirada com as luzes térmicas com maior exposição ficou desfocada e só dei por ela qd descarreguei as fotos para o pc. Mas achei que não valia a pena tirar novas e que ambas davam para mostrar a diferença para tentar "pegar" o bichinho das luzes térmicas através de leds a mais alguém. ;)
É que não gosto mesmo das luzes brancas "azuladas"/mais frias para faróis de locomotivas!!! :rolleyes:

Abraços
João Joaquim
Responder