Ramal - Lamego

Regras, sugestões, críticas, pedidos de ajuda dos utilizadores e informação sobre o Portugal Ferroviário. Espaço para produções dos utilizadores do fórum, ligações, livros, etc.
Responder
Rui_Monteiro
Participante
Registado: 11 dez 2025, 16:14

O meu nome é Rui Monteiro, estudante de mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território na Faculdade de Letras de Universidade do Porto, sendo que o caso de estudo da minha tese é: "O comboio para Lamego: ensaios geográficos sobre uma linha ferroviária idealizada"

Dirijo-me na qualidade de investigador no âmbito de um estudo científico dedicado à história e ao impacto socioeconómico do troço ferroviário Régua–Lamego (Linha do Douro, ramal de Lamego). Este projeto visa contribuir para a compreensão da evolução das infraestruturas ferroviárias regionais em Portugal, com ênfase no período de construção, exploração e eventual encerramento deste troço.

A fim de fundamentar a investigação de forma rigorosa, gostaria de solicitar o vosso apoio no acesso a documentação histórica específica, nomeadamente:

Planos técnicos e plantas do traçado, estações e apeadeiros e obras de arte notáveis (ponte sobre o Douro na Régua, ponte sobre o Varosa).
Relatórios de obra e de fiscalização referentes à construção do ramal (décadas de 1920–1930), em particular os emitidos pela Companhia Nacional de Caminhos de Ferro.
Documentação administrativa e financeira relacionada com o Fundo Especial de Caminhos de Ferro e a aplicação de verbas neste troço.
Relatórios de exploração e tráfego (dados de passageiros e mercadorias) entre 1934 e 1988.
Fotografias, postais ilustrados ou outros registos iconográficos da linha, suas infraestruturas e contexto operacional.
Correspondência técnica ou oficial que mencione decisões sobre o traçado, bitola, ou encerramento.
Este estudo pretende integrar-se num trabalho académico que valoriza o património ferroviário nacional e a sua memória coletiva. Por isso, qualquer material complementar – como memórias descritivas, registos de pessoal ou publicações internas – será igualmente relevante.

Caso seja possível, agradecia que me indicassem:

A existência de inventários ou catálogos digitalizados;
A possibilidade de reprodução digital de documentos (com respeito pelas normas de proteção e direitos aplicáveis).
Estou disponível para fornecer mais detalhes sobre o projeto, conforme a vossa conveniência.

Agradeço desde já a vossa atenção e disponibilidade, certo de que o vosso contributo será decisivo para o rigor e profundidade deste estudo.

Com os melhores cumprimentos,
Rui Jorge Martins Monteiro
Giugiaro
Participante
Registado: 16 jan 2018, 01:37

Lamego... essa linha não teve a sua construção suspensa e abandonada?
VALENÇA Imagem PORTO
Rui_Monteiro
Participante
Registado: 11 dez 2025, 16:14

Corretíssimo, construiram-se duas obras de arte: Ponte Rodoviária da Régua e Ponte do Varosa, efeturam a terraplanagem de terras, contudo nunca procederam ao assentamento da via férrea. Neste estudo pretendo compreender as razões e motivações das entidades responsáveis, assim como compreender que impactos teve. Já consegui reunir bastante material histórico, porém gostava de discutir com pessoas que possam saber do caso.
A J Pombo
Moderador Global
Registado: 03 jan 2009, 13:15

Conseguiu identificar o local do terminal na cidade de Lamego?
Em Cambres e Sande ainda é possível identificar algumas partes do canal ferroviário e na zona do Varosa x EN2 existe uma trincheira.
A conclusão deste ramal teria sido, à época, uma enorme mais valia para a mobilidade entre Lamego e Régua.
Jptavares
Participante
Registado: 18 ago 2010, 18:31

Uma parte do dito canal ferroviário que utilizado no Ramal de Lamego são alguns caminhos rurais, ruas residenciais e troços da N2. No OpenRailwayMap foi adicionado a totalidade desse canal ferroviário.
A J Pombo
Moderador Global
Registado: 03 jan 2009, 13:15

Jptavares Escreveu: 12 dez 2025, 18:58 Uma parte do dito canal ferroviário que utilizado no Ramal de Lamego são alguns caminhos rurais, ruas residenciais e troços da N2. No OpenRailwayMap foi adicionado a totalidade desse canal ferroviário.
Não concordo com o que o OpenRailwayMap mostra nos metros finais, já dentro da cidade de Lamego, mas isso é a minha interpretação dos que vi e li até hoje (o canal ferroviário seria a sul da EN2 e não a própria EN2).
Responder