Projecto Estação do TUA / 1:87

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Responder
Bruno Belém
Participante
Registado: 11 mar 2020, 00:32

Boa noite malta. Faz algum tempo, que ando aqui a fomentar várias ideias, (ideias nunca me faltaram!) para construir uma coisa com cabeça, tronco e membros, uma maqueta/módulo(os) diorama de uma estação com o máximo fidedigno possível ao modelo real.

Depois de muito ponderar sobre o espaço/tempo/investimento que um trabalho desta magnitude poderá levar, cheguei finalmente ao que quero realmente fazer, e focar-me num projecto que não será para acabar "amanhã" ou para o próximo ano, mas uma coisa para se ir fazendo com calma e muita dedicação.

Optei, e porque não, a estação do TUA (situada ao km 139 da Linha do Douro)? E porquê? Porque tem tudo aquilo que como entusiasta do caminho de ferro como eu gosta. Tem estação, depósitos de água (vários até) pequenos abrigos para material circulante, uma placa giratória, (acho que até tem outra mais pequena para o material de VE (ViaEstreita), armazéns para armazenamento de mercadorias, casa de guarda na PN (passagem de nível) à saída, no sentido Tua - Pocinho, entre outros. Todo este colosso, despertou em mim, total interesse de começar em breve mãos à obra. Contudo, praticamente toda a infraestrutura escrita acima, não existe para já, no mercado, (há coisas parecidas, outras idênticas, mas nada igual), é aqui que preciso de alguma ajuda..

Vamos por partes:

1) Preciso de saber se existe alguma empresa que me possa fazer os edifícios, pelo menos os depósitos de água, e da estação, (sei assim por alto que há uma empresa que quase se dedica a fazer estes trabalhos por encomenda).

2) Até que ponto, e explicando a situação, a IP me poderá facultar as plantas e medidas dos ditos edifícios e layout das vias (via férrea)? Ouvi uns zunzuns que facultavam a troco de um valor monetário (€€).

3) A época que vou crer recriar será do século passado (XX) mais concretamente dos anos 80/90 (a época mais fascinante dos caminhos de ferro para mim), e portanto, se alguém quiser ajudar com a facultação de informação, documentação horária, composições (pode e deve incluir a VE), fotografias da infraestrutura, de composições, enfim, toda a panóplia envolvente da estação do Tua.

Aos interessados em ajudar a minha pessoa, podem contactar via mp, e/ou para o meu email particular: [darkevil231988@gmail.com](mailto:darkevil231988@gmail.com)

Muito obrigado.
Responder