Visita a comboio CP

Regras, sugestões, críticas, pedidos de ajuda dos utilizadores e informação sobre o Portugal Ferroviário. Espaço para produções dos utilizadores do fórum, ligações, livros, etc.
Responder
joaotiago
Participante
Mensagens: 2
Registado: 01 mai 2022, 18:30

Boa tarde a todos,

Tenho um amigo meu sueco, entusiasta de comboios, dirige uma associação de comboios a vapor na Suécia.

Já com ~70 anos, reformou-se em Portugal e comentou comigo outro dia que, acha muito difícil, mas que gostava de visitar um comboio da CP (ver a parte do maquinista, com muita sorte até fazer uma viagem, quem sabe).

Algum de vocês sabe se isto é possível? ou conhece alguém que conseguisse fazer este favor a um fellow-entusiasta de comboios?

Desde já as minhas desculpas se estou a postar no sitio errado.

Cumprimentos,

JT
Avatar do Utilizador
Giugiaro
Participante
Mensagens: 894
Registado: 16 jan 2018, 01:37

Bom dia joaotiago,

Para começar, é boa prática neste fórum para novos membros se apresentarem aqui antes de iniciarem a atividade.

Quanto à sua questão, oficialmente não existem diretivas para permitir a entrada de pessoas na cabine externas à função de maquinista, auxiliar e chefe de comboio. (Havia-o para a CP Carga)
A comunicação social pode requerer o acesso para alguma entrevista/reportagem, mas não existe nenhum framework próprio para planear estes acessos. Acaba sempre por ser uma questão de sorte ao enviar mensagens para o e-mail geral da CP, ou conhecer as pessoas certas dentro da empresa.

De forma geral acaba por ser uma questão informal de perguntar ao revisor do comboio se podem ir para a cabine. E depois cabe ao maquinista dizer se está disposto a receber-vos.
Há situações onde isto é mais comum: As pessoas são convidadas a ver a cabine dos comboios históricos do Douro e Vouga antes da partida, mas nunca lhes é permitido permanecer durante a viagem.

Outra situação, ainda que de forma estática, é no Museu Nacional Ferroviário, em dias (ou núcleos) onde estas entradas nas cabines são permitidas.
Se tiver interesse, este dia 21 de Maio vai haver simulador das CP 2600 aberto ao público no Museu Ferroviário do Entroncamento. Pode ver mais detalhes sobre esta experiência de condução aqui.
VALENÇA Imagem PORTO
joaotiago
Participante
Mensagens: 2
Registado: 01 mai 2022, 18:30

Muito obrigado pela resposta!

Como so' ca' vim fazer uma pergunta nao achei pertinente apresentar-me, as minhas desculpas.

Abraco!
Responder