Anísio Nelson ; A minha Nova Maquete

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Como devem ter reparado, agora estou numa de Metro de superfície. Mas acontece que ao colocar as linhas desse mesmo Metro, sou obrigado a fazer obras entre estas e as linhas de comboio que já existem.
Pois é precisamente numa zona de proximidade entre linhas que me tem tomado algum tempo de construção na minha maquete.
Ora como sabem toda a cidade tem os seus esgotos, quer sejam estas grandes ou pequenas. No meu caso a minha cidade vai ser bastante pequena mas mesmo assim haverá alguns habitantes e alguns prédios modernos de onde sairá com certeza a M(...) que todos vão fazer. Ela terá que ir para algum lado.
Pois foi a pensar nesta situação que eu decidi, á ultima hora, desviar essa coisa de forma a fazer correr para um pequeno rio. É esse rio que vos mostro com o início da sua implementação.
Se notarem nas fotos, a linha que aparece mais no interior e ainda não colocada, pertence ao meu futuro metro de superfície, mais concretamente na zona onde vai ficar a Estação da Maia (Já podem ver os suportes terminais).
Esta 1ª fase consta da instalação das saídas dos esgotos, a passagem do futuro rio por baixo da linha do comboio e a feitura do relevo, usando tela dos trolhas (Made in chinês). Em seguida vou cobrir com papel de cozinha usando cola de madeira, na proporção 50% cola - 50% água.
Logo que estiver pronto, mostrarei.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Na continuação da feitura do rio de esgoto, hoje mostro-vos já o papel de cozinha cobrindo toda a zona.
E finalmente pintei de um verde bosque toda a zona.
Vou iniciar agora a pintura do fundo do rio e a colocação de alguns objectos que normalmente aparecem na realidade nestas zonas, como por exemplo, bocados de ramos de árvores, um pneu, uns baldes de plástico, etc.
Finalmente farei a implantação de ervas e outros arbustos nas margens do rio.
Vou mostrando conforme vou fazendo.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Na continuação da montagem do rio, hoje já temos águas turvas neste. O produto usado neste caso é uma mistura de dois componentes que dão uma semelhança á vulgar Araldite. O produto é da marca Noch com a referência 60870. Durante a realização desta mistura acrescentei umas gotas de tinta castanha para dar a sensação de águas sujas.
Agora é esperar 24 a 48 horas até ficar completamente seco o leito do rio e depois começar a tratar das margens. Tenho ainda que fazer as saídas dos diversos tubos de esgoto usando um novo produto imitação de água.
Depois mostrarei.

Cumprimentos
Anísio Nelson
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos

Hoje mostro-vos as ultimas etapas da construção deste rio. O rio propriamente dito está pronto com o seu leito a simular a água, alguma espuma (Isto são esgotos) e a margem direita (Lado esquerdo das fotos) também já está pronto. É esta ultima etapa aquela que vos mostro.
A seguir vou tratar da margem esquerda (Lado direito das fotos) que só está pintada de verde. Porém para trabalhar nesta margem, antes vou ter de terminar a parte superior, base dos trilhos do Metro de superfície, que vai levar uma imitação de paralelepípedos á face dos trilhos. Para quem conhece a Estação da Maia do Metro sabe que há zonas em que tudo se encontra no mesmo plano e fora dos trilhos é coberto com paralelos de granito. É esta imitação que vou tentar.
Para isso vou usar a técnica que este francês usou.



Em seguida vou colocar um produto auto-colante da “REDUTEX”, modelo 100CF111 como mostro a seguir:

https://tienda.redutex.com/en/gaugescal ... 07481.html

Só depois desta tarefa realizada conseguirei trabalhar na encosta da margem esquerda.
Depois mostrarei.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Terminadas que estão as férias, há que voltar a trabalhar, não só profissionalmente mas também na minha maquete.
Como afirmei na minha última comunicação, vou realizar a cobertura dos laterais e interior dos carris do Metro de superfície, cobrindo com uma imitação de paralelepípedos.
Nas fotos que hoje vos mando, podem ver a 1ª fase da cobertura exterior que engloba a colocação de K-Line de 2mm de espessura para ficar ao mesmo nível que a parte superior das travessas de madeira. Em seguida e será o próximo passo, vou cobrir com K-Line de 1,5 mm até atingir o mesmo nível que os carris. Só depois cobrirei com a imitação dos paralelos.
Entretanto já efectuei o mesmo processo na parte interior dos carris. Já podem ver um dos sensores de comando dos Metros, chamado reed switch. Mostro a colocação do K-Line no interior onde tive que efectuar um corte para caber esse sensor.
E finalmente já com a imitação dos paralelepípedos onde se nota que o sensor foi completamente tapado.
Vamos lá continuar que o serviço não foge.
Vou mostrando.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por farripas em 07 set 2021, 12:33, editado 1 vez no total.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Após colocação da imitação dos paralelos no interior das linhas e com a intenção de detectar se a passagem das composições não eram interferidas no seu andamento normal, resolvi realizar vários ensaios para verificação.
São esses mesmos ensaios os que vos mostro a seguir.
Correu tudo bem e não foi, até agora, necessário qualquer ajuste do que já está instalado.
Vamos lá fazer o mesmo na parte exterior.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Como devem reparar estou a realizar a implementação das linhas que vão ser usadas pelos Metros de superfície na minha maquete. Eles vão ser dois e vão circular numa espécie de oval meio amanhada com a inclusão de três estações, sendo duas exteriores e uma subterrânea, que no meu caso não vai ser vista.
Já existem algumas ligações eléctricas na zona que estou a fazer e os fios começam a ficar ao dependuro. Resolvi já realizar os comandos, analógicos, que vão comandar os mesmos dois Metros. E são esses comandos os que vos mostro a seguir. Em 1º lugar a implementação dos componentes electrónicos e o transformador, e a seguir as ligações eléctricas já todas feitas.
A partir daqui já começo a ligar todos os fios que vão aparecendo debaixo da maquete. Serve também para realizar pequenos ensaios de bom funcionamento.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas).
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Há já algum tempo que não vos falo sobre o rio dos esgotos. Essa falta teve a ver com a introdução dos paralelos á face das linhas do Metro de superfície, que não permitia realizar quase nada na zona do rio.
Hoje, que a parte direita desses paralelos já está concluída parcialmente, mostro-vos uma parte desse rio já pronta.
Como nota á parte, resolvi colocar como pano de fundo um metro, que já estava por cá há já alguns anos, mas que tinha um problema, não possuía o pantógrafo (parte elevada que capta a corrente eléctrica nas linhas de catenária).Durante estes dias resolvi munir esse Metro do seu pantógrafo, assim como das ligações eléctricas existentes no tecto do mesmo.
Já se pode ver parte da cerca de proteção que vai surgir ao longo de todo o caminho.
Ainda falta um pouco da margem esquerda do rio, mas penso que durante este fim de semana devo concluí-lo, assim como colocar a restante proteção que entretanto está a secar da pintura feita.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Em 1º lugar e conforme disse na minha ultima intervenção, coloquei como pano de fundo um dos Metros que vão circular na minha maquete. Também frisei os trabalhos que entretanto tive que fazer nele. A 1ª foto mostra esse trabalho, a colocação do pantógrafo e a implementação das linhas de alta tensão que alimentam o Metro.
Em 2º lugar mostro-vos o tal rio de esgotos já concluído. Agora toda a gente já pode cag… para o rio.
Espero que gostem, eu deliciei-me.
Agora vou-me virar para o outro lado das linhas do metro e colocar os tais paralelepípedos á face.
Conforme vou fazendo, vou mostrando.

Cumprimentos
Anísio Nelson
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Há já algum tempo que não coloco novidades neste Forum. Isso deveu-se a uma pequena intervenção cirúrgica da qual ainda estou a recuperar. Mas considero que já estou operacional e aqui vão as ultimas.
Após a conclusão da colocação dos paralelos junto ás linhas do metro, resolvi iniciar o talude que vai existir nesta zona do percurso do Metro de superfície e que vai separar da cidade que vai existir do lado direito deste.
É esse início aquele que vos mostro.
Logo que haja matéria para mostrar mais lá irei eu fotografar.

Cumprimentos
Anísio Nelson
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Responder