Estação do metro na Maia

Criações e transformações pessoais
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Mais uns avanços nesta construção. Hoje mostro-vos a zona Sul da minha estação. Como na realidade esta parte da estação é apoiada numa construção de betão armado revestido com umas placas de granito.
Da minha parte está feito como podem ver e já comecei a montagem do elevador. A estação da Maia possui dois. No meu caso e devido ao espaço disponível só vou colocar um. E é esse que estou já a fazer. Podem vê-lo logo no início deste post, na foto 1709, ao fundo do lado direito. Também conseguem ver na foto 1699, que mostra o apoio inferior em "Y", os dois elevadores.
Continuando.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caríssimos amigos.

Na continuação deste projecto, hoje, apresento-vos o acoplamento do futuro elevador á plataforma da estação e a conclusão da instalação dos prumos verticais de um dos lados.
Se repararem a viga horizontal que une estes prumos (+/- a meio) a dada altura tem um corte. É nesta zona que vai haver a ligação elevador - plataforma.
Vamos lá continuar senão isto nunca tem fim.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Na continuação deste projecto, acabei de construir a casa do elevador. Tive alguma dificuldade em saber o que existe no topo do elevador. Utilizei o Google para descobrir o que por lá há. Penso que será uma coisa mais ou menos parecida com a que vão ver.
Mostro o seu local e a forma de ligação deste á plataforma.
Vou iniciar a colocação dos prumos verticais do outro lado.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Aqui vão mais uns avanços na minha estação. Completei os prumos verticais, já coloquei a barra a meio destes e já pintei o solo imitando o betão armado.
Como podem ver também já pintei umas linhas amarelas que existem para protecção dos pssageiros junto á plataforma. Também já coloquei o "Convel" para determinar a velocidade do metro naquela zona e tentei enferrujar as linhas e travessas.
Tudo isto existe na realidade e estou a tentar uma realização muito próxima desta.
Agora vou tirar umas merecidas mini-férias nesta época natalícia e quando vier vamos novamente ao trabalho.
Espero mais uma vez que gostem.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Após as tais mini férias que fiz, há que batalhar na nova estação.
Vou iniciar uma etapa bastante complicada que consiste no tecto da estação.
Para começar tive que fazer um gabarito para servir de molde á execução das peças do tecto.
Para aqueles que não conhecem a estação aqui vai uma foto da mesma e do seu famoso tecto (Foto 1712).
As seguintes mostram o tal plano, feito em madeira com alguns pregos, uma peça em bruto e uma já concluída.
Para ver como fica, já a colei no seu lugar certo.
Agora é só fazer mais 11 cópias que tudo fica resolvido.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Espero que o sapatinho vos tenha trazido alguns bons presentes e quero aqui desde já desejar um Ano Novo cheio de felicidades.
Por cá tive alguma sorte, recebi um conjunto bem bonito e já está a andar na maquete.
Quanto á minha obra, pois então foi só fazer as cópias, como tinha dito, e montar tudo.
Mostro o resultado final. Antes de colocar as travessas resolvi tapar o solo para no futuro quando for pintar toda esta zona não borrar, digamos assim, a parte inferior que já está pronta. Como vi que iria ter alguma dificuldade em chegar ao fundo após a colocação das travessas horizontais, decidi fazer esta operação antes, razão pela qual vocês vêm os papeis colados.
Vamos lá continuar que ainda temos muito que fazer.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Alco1966
Participante
Mensagens: 115
Registado: 28 jul 2010, 13:28

Mas que trabalho... :facepalm:
Espectacular... :clap:

Bom Ano Novo

&

Bons projectos para 2020 :afro:

Mário Fernandes
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Na continuação deste meu trabalho, hoje mostro-vos a conclusão dos prumos horizontais e a colocação das 1ªs placas que protegem os passageiros na plataforma.
Para os que desconhecem esta estação a foto 1712, anteriormente mostrada, ilustra as tais placas no tecto.
Mais um esforço e está quase pronta a ser pintada.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos:

Conclusão da montagem da estação do Metro da Maia. Deu algum trabalho, mas sem ele as coisas não aparecem feitas.
Agora vou mudar de profissão, vou passar a ser pintor. É a próxima etapa e vamos lá ver como me vou sair.
Fui ajudado por alguém entendido na matéria que me deu umas dicas sobre que tonalidades a implementar nesta construção.
No fim se verá se o operador da pistola de pintar acertou com as coisas.
Vamos lá para mais um trabalhinho.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Este projecto esteve algum tempo parado, mas agora, parece que vai de vento em pompa. Resolvido que foi quais as tintas a usar nesta estação, e aqui quero mandar um grande agradecimento á casa Marsigor, na Maia, que me deu um enorme apoio neste sentido.
Assim usei tintas da Valejo, modelos ModelAir, próprias para aerógrafo.
O resultado intermédio parece-me razoável e é aquilo que hoje vos mostro. Falta apenas as tintas relacionadas com as placas de betão existentes no tecto da estação entre as vigas metálicas aí existentes e a colocação dos vidros ao longo das plataformas.
Estou ainda a estudar a hipótese de colocação de iluminação nesta estação.
Espero que gostem das vistas.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Responder