Carruagem para malas do Expresso do Oriente

Criações e transformações pessoais
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Conforme disse anteriormente tenho que realizar 16 suportes, no caso peças para prender as caixas ao chassis da carruagem, e que me deram que fazer.
Depois de várias pesquisas, cheguei á conclusão que o melhor seria utilizar algo já comercializado e que me pudesse libertar para outras tarefas.
Um dos problemas que surgiu foi o preço dessas peças, normalmente já feitas, pois eu precisava de 16. Decidi então utilizar um Kit de um constructor francês que possui uma peça fundida em metal e que dá para fazer 3 das tais peças que eu precisava. O preço era generoso, face ás já prontas, e pareceu-me que o resultado final seria precisamente aquilo que eu pretendia.
O constructor é a Decapod e cada peça completa consta de 5 partes mais pequenas conforme podem ver na Foto3.
O resultado final seria este engate, imitação dos antigos engates reais, conforme podem ver na foto4.
Depois das peças prontas tive que efectuar uma pequena transformação pois na realidade o engate vai ligar ás caixas e nunca a outro vagão ou carruagem. Assim a parte que está presa ao vagão e que receberia o engate se outro vagão fosse colar a este, no meu caso, não existe, pelo que tive que o tirar, limar e aperfeiçoar.
Nos finalmente vão ver como será esta composição.
Já podem ver os 16 suportes concluídos pela foto que junto. Só falta cortar a peça que liga á carruagem, que é bastante mais pequena, pintá-los e colá-los ao chassis da carruagem.
Depois de tudo isto feito, será necessário realizar uns pequenos engates, nas próprias caixas, onde vão prender estas peças. Por tudo isto se nota que ainda há muito, muito trabalho a fazer.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Para começarem a ter uma ideia do resultado final da minha carruagem, aqui vai mais uma evolução.
A parte central da carruagem já está pintada nas cores finais, faltam pequenos retoques e pintar o emblema dos Comboios do Oriente
Estou a começar a furar o estrado para este levar os tais 16 suportes, se repararem debaixo das caixas do lado direito já se notam os furos desse lado feitos. Já fiz uma experiência e vai ficar muito giro.
Vou continuar, agora com os furos do lado esquerdo.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos.

Para este meu projecto tentei na Net descobrir informação e fotos desta carruagem. Porém a busca foi muito fraca e só consegui duas fotos que mostrarei mais tarde.
Então resolvi apoiar-me para esta construção numas fotos que eu encontrei da tal carruagem, mas numa escala maior. E tem sido essa a minha base de apoio para tudo o que tenho feito.
No entanto descobri no YouTube um pequeno filme desta composição onde vim a descobrir que a carruagem possui no seu termo, portanto no fim do comboio onde ela será inserida, uma pequena lanterna, igual ás que se usavam nos nossos comboios antigamente, mas que dá uma luz intermitente.
Então decidi adquirir uma destas lanternas á nossa escala, H0, e coloca-la na ultima caixa. No entanto era necessário criar um sistema electrónico que desse luz a essa lanterna, de forma a liga-la e desliga-la consecutivamente. Para alimentar esse circuito estou a preparar os bogies para estes tomarem a corrente dos trilhos e enviarem para o circuito.
É esse esquema que vos mostro hoje, já foi ensaiado e está a funcionar na perfeição. Ele será colocado no interior da carruagem. Na foto podem ver, os dois fios da direita são os que trazem a corrente dos bogies e levam ao circuito, os dois da esquerda são os que levam a corrente ao Led que está na lanterna. Mostro ainda a tal lanterna na ultima caixa. Podem reparar que a foto foi tirada numa altura em que o Led estava ligado.

Cumprimentos
Anísio Nelson
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Paulo Sousa
Participante
Mensagens: 839
Registado: 02 abr 2013, 17:23

Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
Is just a freight train coming your way

ex-APAC 1270
ex-AMF 198
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caro Paulo.

Quero aqui agradecer-lhe a foto mas dos conjuntos da MTH tenho já várias que me têm ajudado neste meu projecto.
Obrigado.

Entretanto devo dizer-vos que estou a colocar as caixas nos seus locais finais e a prendê-las com os tais suportes do tipo engate real.
Está quase no fim.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Avatar do Utilizador
Paulo Sousa
Participante
Mensagens: 839
Registado: 02 abr 2013, 17:23

Imagem
Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
Is just a freight train coming your way

ex-APAC 1270
ex-AMF 198
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Paulo.

Mais uma vez um muito obrigado pela informação prestada. Ainda vem a ajudar nalguma coisa.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Avatar do Utilizador
Paulo Sousa
Participante
Mensagens: 839
Registado: 02 abr 2013, 17:23

Tenho 2 fotos do vagão real a preto e branco. Numa tem os contentores e está integrado no Fleche d'Or. Na outra está isolado e sem os contentores.
Se quiser posso partilhar aqui. Não tenho os links de onde as encontrei.
Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
Is just a freight train coming your way

ex-APAC 1270
ex-AMF 198
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Paulo.

Eu tenho estas duas. Não sei se serão as mesmas.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Paulo Sousa
Participante
Mensagens: 839
Registado: 02 abr 2013, 17:23

São diferentes
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
Is just a freight train coming your way

ex-APAC 1270
ex-AMF 198
Responder