Arduino e DCC

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
ALopes
Participante
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2013, 13:22
Contacto:

Boa tarde a todos,

Iniciei este tópico porque quero experimentar usar a plataforma de microprocessador Arduino, como forma de controlar a maqueta.

Nao será um sistema inteiramente baseado em Arduino, mas sim usando este como interface entre a maqueta e o DCC, no meu caso tenho uma CS2 da Märklin.

Para já vou experimentar usar a placa base, Arduino UNO, como um módulo S88.

Há um blog muito bom sobre este tema e aonde se pode encontrar muita informação:

https://rudysmodelrailway.wordpress.com/software/

e claro, o site da Arduino:

https://www.arduino.cc/en/Guide/HomePage

Gostava de saber se alguém tem experiência com este tema, para podermos partilhar ideias.

Obrigado.

Saudações,

António Lopes
scorpitran
Participante
Mensagens: 21
Registado: 14 nov 2013, 14:50

Olá tambem gostava de ver aqui alguns projetos discutidos e explicados.
tenho um em mente e já testes feitos, mas nada montado por enquanto , será no proximo ano, assim espero.
fico a seguir o topico e aguardar os mais entendidos na materia.
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 799
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Tenho dois projectos baseados em arduino a funcionar na minha maquete. Um está na passagem de nível que controla os servos que levantam as cancelas (estilo antigo), e os semáforos rodoviários (pisca-pisca) O programa copiei da Internet. O arduino pode reproduzir o som da sirene mas não consegui um programa com isso que corre-se no arduino (dava erro) As entradas para baixar e levantar barreiras e por os semáforos intermitentes são dadas por um pequeno impulso a nível alto dado por as placas que tenho já montadas para o comando dos semáforos ferroviários
Fiz ainda três semáforos rodoviários num entroncamento aqui consegui fazer um programa simplificado que funciona, e tem um interruptor para passar a intermitente (não fiz os pequenos semáforos para peões (por causa do tamanho).
Posso por umas fotos assim como o esquema e desenho da(s) placas Desenhei uma placa em que encaixo o arduino nano (por ser mais pequeno que o uno, faz o mesmo já que o processador é igual) e assim é só soldar os fios.
Tenho de tirar fotos da placa e tenho de procurar o esquema.
ALopes
Participante
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2013, 13:22
Contacto:

Boas,
É bom saber que é um tema que interessa a mais modelistas.
Bem, do meu lado, já consegui pôr o Arduino a comunicar com a CS2 e a receber um sinal S88.
Entretanto instalei o cabo de rede e irei começar a colocar os contactos reed para comando das agulhas e sinais.
Logo que tenha umas fotos envio.
Gostei da passagem de nível, acho uma ideia muito interessante e talvez um pequeno vídeo fosse óptimo para ilustrar.Se não for pedir demais...
Boa continuação,
António
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Saudações,

Temos aqui outro curioso no tema. Venha lá mais alguma informação. :biggrin:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
Paulo Sousa
Participante
Mensagens: 839
Registado: 02 abr 2013, 17:23

Vem um artigo sobre Arduino na Model Railroad Hobbyist deste mês.
Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
Is just a freight train coming your way

ex-APAC 1270
ex-AMF 198
ALopes
Participante
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2013, 13:22
Contacto:

Do Geoff Bunza,

Um ex-aluno do MIT que escreveu já vários artigos de electrónica para a MRH, por isso sabe o que diz. Ainda não li este do Arduino, mas vou tratar disso asap, e recomendo que o leiam...

Saudações,

António
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

E o link do artigo por aqui, ficava bem. :uwi:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
miguelcarmor
Participante
Mensagens: 2
Registado: 11 dez 2016, 19:47

ALopes
Participante
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2013, 13:22
Contacto:

Boas,

Mais alguns progressos com o Arduino.

Consegui instalar três unidades, para um total de 48 sinais. Tive uma série de problemas ao início, pois optei por separar as unidades para que ficassem mais junto dos contactos reed. Liguei as unidades com cabos de 4 pares com ecrân (blindados), mas mesmo assim tive vários problemas de sinais que não estabilizavam. Julgo que o problema não era de interferência electromagnética mas talvez da queda de tensão entre as unidades, ou seja a CS2 da Märklin não tinha potência suficient para manter um nível de tnsão adequado.
Por isso optei por juntar as unidades o mais próximo possível das outras e ligar os sinais com os cabos blindados, como podem ver pelas duas fotos seguintes:
20170531_205821.jpg
20170531_205829.jpg
e agora um vídeo a exemplificar como é que o sistema funciona:

http://modelismoferroviarioantoniolopes ... ideos.html

A qualidade do vídeo não é a melhor, mas garanto que funciona... :biggrin:

A loco ao passar por cima do contacto reed activa a entrada na unidade Arduino e esta envia o sinal para a CS2 que, por sua vez, muda a agulha. A configuração do sinal é mudado pelo relé da ESU, que também altera a polaridade da cróssima.

Espero que gostem.

Saudações,
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Responder