Ajuda com ligações

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Responder
ber1507
Participante
Mensagens: 10
Registado: 10 mai 2016, 18:20

Boas pessoal

Precisava de ajuda com as ligações de umas agulhas que eu comprei recentemente num leilão, apenas sei que são Fleischmann, em anexo junto algumas fotos.
Precisava também de ajuda para identificar uma peça, saber para que é que serve e como é que se fazem as ligações, veio ligada a um semáforo, apenas sei que o semáforo funciona e que é da marca marklin.

Obrigado pela ajuda
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
ALopes
Participante
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2013, 13:22
Contacto:

Boa tarde,

Sobre a agulha da Fleischmann não o posso ajudar, talvez se souber a referência se possa descobrir o esquema de ligações a usar. De qualquer das formas parece ser um modelo do tipo "insulfrog", i.e., com a cróssima isolada, pelo que se tiver locomotivas com bogies curtos, ou poucas rodas com captação de sinal eléctrico, poderá ter problemas de passagem pela agulha.

Em relação ao sinal da Märklin, parece ser um modelo antigo. Existe um livro da marca disponível gratuitamente que talve o possa ajudar:
www.marklin.com/tech/SignalManual.pdf

Se conseguir saber as referências dos dois equipamentos será já um bom ponto de partida, pois é necessário saber como é que as ligações entre os vários componentes são feitos, antes de os ligar.

Saudações,

António Lopes
ber1507
Participante
Mensagens: 10
Registado: 10 mai 2016, 18:20

Boa tarde

Obrigado pela ajuda!
Vou tentar fazer mais alguma pesquisa sobre as agulhas.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Paulo Sousa
Participante
Mensagens: 839
Registado: 02 abr 2013, 17:23

Uma busca rápida na net mostra que essa é uma agulha 1724 A da Fleischmann.
As ligações são feitas com os 3 fios que se vêm.
O preto para a massa e os 2 castanhos para os respectivos dois sentidos da agulha.

As quatro ligações rápidas são para a alimentação de sinais.
Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
Is just a freight train coming your way

ex-APAC 1270
ex-AMF 198
Responder