Pedro Silva - A minha maquete

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Responder
Avatar do Utilizador
Jose Antonio Godinho
Participante
Mensagens: 247
Registado: 22 out 2011, 13:30
Localização: Silves
Contacto:

Se faturarmos o tempo gasto na construção do layout, dá para perceber que foi um grande esforço. Mas o resultado compensou.Não falando nos outros gastos também importantes, merece destaque a harmonia da ferrovia no meio urbano.
Parabéns pela aventura nas águas furtadas.
Cumprimentos

José Godinho
AMFP 46
AMF 183
Mário Cardoso
Participante
Mensagens: 35
Registado: 09 mar 2015, 12:03
Localização: França

Muiiiiito bom, parabéns! Gosto especialmente da catenária, :afro:
Um abraço

Mário Cardoso
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 801
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Depois de muito tempo sem postar nada ponho umas fotos da catenária nova na 3ª estação e a conclusão da passagem de nível já funcional (baseada em servos controlados por um arduino assim como os semáforos desta.) falta fazer uma alteração ao programa para por a campainha a tocar. A programação não é o meu forte. Fiz um video mas ficou um nojo...
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 801
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Continuação... Falta ainda trocar um dos servos por um igual ao outro uma vez que são diferentes e os braços não tem o mesmo comprimento o que faz as cancelas abrirem em ângulos diferentes e com velocidades ligeiramente diferentes tenho também de ajustar o tempo de fecho para no caso de comboios mais rápidos a cancelas terem tempo de fechar antes do comboio chegar...
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por Pedro Silva em 31 mai 2016, 00:25, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

A electrónica desta maquete é qualquer coisa!! :shock2:

Já agora, como fazes para detectar o fim do comboio e levantar as cancelas?
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 801
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Isso está feito no programa, como disse não estou dentro da programação arranjei este programa na Internet, e permite ter dois detectores a infravermelhos em que quando um deles passa a nível lógico baixo vai por os semáforos a piscar e passado 4 segundos baixa as cancelas, quando o outro detector detectar o comboio só no fim de a detecção acabar é que levanta as cancelas e apaga os intermitentes dos semáforos. como os detectores que uso para os semáforos ferroviários tem um funcionamento idêntico e a saída tem o mesmo nível lógico foi só construir mais dois detectores e montar , tive de fazer uns encravamentos na agulha de entrada na via principal etc...
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

Pedro Silva Escreveu:Isso está feito no programa, como disse não estou dentro da programação arranjei este programa na Internet, e permite ter dois detectores a infravermelhos em que quando um deles passa a nível lógico baixo vai por os semáforos a piscar e passado 4 segundos baixa as cancelas, quando o outro detector detectar o comboio só no fim de a detecção acabar é que levanta as cancelas e apaga os intermitentes dos semáforos. como os detectores que uso para os semáforos ferroviários tem um funcionamento idêntico e a saída tem o mesmo nível lógico foi só construir mais dois detectores e montar , tive de fazer uns encravamentos na agulha de entrada na via principal etc...
Então o que detecta o comboio são díodos emissores/receptores colocados de cada lado da PN?
E basta estar um actuado para a PN fechar?
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Joao Joaquim Escreveu: Então o que detecta o comboio são díodos emissores/receptores colocados de cada lado da PN?
E basta estar um actuado para a PN fechar?

JJ, podes fazer com uns sensores dos portões automáticos!!!
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 801
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Posso usar esses detectores tanto os do Arduino como os dos portões
automáticos. Mas isso numa maquete fica fora de escala. Então us
detectores de ocupação de via.
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 13327
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Para mim que gosto tanto de gestão de tráfegos e outros elementos das redes ferroviárias, esta maquete é uma perdição... às vezes até evito entrar no tópico para não me deprimir. :biggrin:

Um abraço cheio de inveja, Pedro. :afro:
Imagem
Responder