Limpeza de rodas de locomotivas

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Responder
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 801
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Estou com uma duvida, apesar de já limpar rodas de locomotivas há algum tempo.
Reparei que quando se compra uma locomotiva estas costumam ter as rodas (estanhadas ou niqueladas) com o tempo e as limpezas (com borracha da roco, provavelmente não muito aconselhável) estas vão perdendo esta protecção e vão ficando amarelas (latão) o que derivado aos imensos risquinhos vão se sujando com um rapidez incrível. Já a algum de vós aconteceu isto?
Tenho reparado que quando compro uma locomotiva nova esta rola impecavelmente durante bastante tempo, Quando se começa a usar borrachas estrago tudo. O que devo fazer? Como limpar?
Uma ideia que tenho passa por estanhar as rodas mas pode não ficar muito regular. Niquelar pode ser outra ideia que ficaria melhor mas de execução mais difícil. O que dizem disto?
Avatar do Utilizador
Bernas91
Participante
Mensagens: 199
Registado: 11 mai 2012, 14:31
Localização: Leça da Palmeira
Contacto:

Talvez Alcool Isopropilico seja o melhor para limpar rodados pouco oxidados, já que não serve para decapar carroçarias (comprovado aqui por nós que para decapar será melhor Somasol Amóniacal). Ao menos para limpar pequenas oxidações metalicas para mim tem servido. Não se deve usar a borracha de limpeza dos carris pode riscar os rodados e assim contribuir para uma maior oxidação enfurruxando ainda mais e piorar a situação ou mesmo retirar a protecção cromada ou niquelada sendo assim quase que mais vale comprar rodados novos...
Responder