Bom dia a todos,
Estou a tentar fazer uma 1320 a partir duma MABAR. Já tenho os desenhos e fotos, por sinal retirados quase todos deste fórum (os meus sinceros agradecimentos a quem os colocou), mas necessito dos detalhes relativos às matrículas, dísticos e outras indicações que as fotos não permitem ver com nitidez. Alguém poderá PF indicar-me aonde os obter ou pelo menos quais são. Pelas fotos e com algumas medições dá para ver +/- a olho as dimensões, agora o que é que está lá escrito...
Obrigado desde já pela ajuda.
Abraço,
António Lopes
P.S. já pus este post (com este mesmo texto) noutro tópico (Documentação de Material Circulante), mas creio que aqui em "Criações/Transformações" é mais apropriado.
CP 1320
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Boa noite,
Finalmente após algum tempo e muitas pausas há algum progresso na transformação da 1320 para versão CP.
Algumas fotos a documentar os avanços:
O modelo original, com os componentes principais. Os bogies não aparecem, mas foram também demsontados, assim como os tanques de diesel, tubagens, etc. A ideia foi mesmo desmontar tudo. Deu mais trabalho (e vai dar ainda mais a montar tudo...), mass creio que é a única forma de tentar fazer um trabalho em condições. os mesmos componentes, mas depois de decapados com álcool isopropílico. Imersão completa durante pelo menos meia-hora e várias vezes. Nota: quem quiser usar este tipo de álcool tenha em atenção que isto deve ser feito num local bem ventilado e com protecção adequada, principalmente para os olhos e vias respiratórias: fiz também um suporte inspirado em modelos que tenho visto em vários livros e revistas do hobby. Veio-se a revelar bastante útil. uma foto com o primário já aplicado (absolutamente essencial, principalmente para as Model Air da Vallejo) e o detalhe das máscaras para as listas, feito com base em desenhos à escala postados neste fórum (curiosamente nos desenhos aparecem conjuntos de 5 listas e, nas fotos do protótipo, aparecem 6. Optei por ser fiel aos desenhos, pois são feitos à escala e dão para tirar medidas, as fotos, nem por isso) fotos com o resultado das pinturas: Há ali um toque a dar a uma das guarda. optei por usar liquid mask e já percebi que não funcionou bem. Raspar e pintar de novo.
Falta agora repor todos os passa-mãos, colocar novos decalques e fazer os acabamentos.
logo que haja mais progressos ponho mais umas fotos.
Saudações,
António Lopes
Finalmente após algum tempo e muitas pausas há algum progresso na transformação da 1320 para versão CP.
Algumas fotos a documentar os avanços:
O modelo original, com os componentes principais. Os bogies não aparecem, mas foram também demsontados, assim como os tanques de diesel, tubagens, etc. A ideia foi mesmo desmontar tudo. Deu mais trabalho (e vai dar ainda mais a montar tudo...), mass creio que é a única forma de tentar fazer um trabalho em condições. os mesmos componentes, mas depois de decapados com álcool isopropílico. Imersão completa durante pelo menos meia-hora e várias vezes. Nota: quem quiser usar este tipo de álcool tenha em atenção que isto deve ser feito num local bem ventilado e com protecção adequada, principalmente para os olhos e vias respiratórias: fiz também um suporte inspirado em modelos que tenho visto em vários livros e revistas do hobby. Veio-se a revelar bastante útil. uma foto com o primário já aplicado (absolutamente essencial, principalmente para as Model Air da Vallejo) e o detalhe das máscaras para as listas, feito com base em desenhos à escala postados neste fórum (curiosamente nos desenhos aparecem conjuntos de 5 listas e, nas fotos do protótipo, aparecem 6. Optei por ser fiel aos desenhos, pois são feitos à escala e dão para tirar medidas, as fotos, nem por isso) fotos com o resultado das pinturas: Há ali um toque a dar a uma das guarda. optei por usar liquid mask e já percebi que não funcionou bem. Raspar e pintar de novo.
Falta agora repor todos os passa-mãos, colocar novos decalques e fazer os acabamentos.
logo que haja mais progressos ponho mais umas fotos.
Saudações,
António Lopes
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
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Excelente trabalho de pintura António.
- Paulo Sousa
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Muito bom
Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
Is just a freight train coming your way
ex-APAC 1270
ex-AMF 198
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- Eduardo Cabrita
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Está um bom trabalho.
Tenho uma cp 1320 da mabar e a numeração que tem é só aquela do peso por baixo da cabine na base
Tara 81 tm
Peso em servico 84 tm
Freio em servico 41 tm
Freio de mao 18 tm
Não sei se é isto que procurava não posso ajudar mais
Um abraço
Tenho uma cp 1320 da mabar e a numeração que tem é só aquela do peso por baixo da cabine na base
Tara 81 tm
Peso em servico 84 tm
Freio em servico 41 tm
Freio de mao 18 tm
Não sei se é isto que procurava não posso ajudar mais
Um abraço
Última edição por Eduardo Cabrita em 11 dez 2015, 00:27, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
Eduardo Cabrita
Eduardo Cabrita
- rui ferreira
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Bom Trabalho.
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
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Obrigado a todos pelas opiniões positivas. São sempre um incentivo para continuar
Obrigado também ao Eduardo pela informação relativa aos textos que me faltavam, assim já devo conseguir preparar o decalque.
Saudações,
António
Obrigado também ao Eduardo pela informação relativa aos textos que me faltavam, assim já devo conseguir preparar o decalque.
Saudações,
António
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Olá a todos,
Bom parece que finalmente lá consegui arranjar tempo para terminar alguns detalhes e montar a 1320, agora na sua nova versão, a CP 1321.
Faltam alguns detalhes como uns retoques de pintura nos varandins e acho que aquela grelha do ventilador ficou em negro por esquecimento. Um dia destes, quando avançar com a 1200, trato disso.
Os decalques são homemade com base numa folha para decalques em jacto de tinta. A vantagem é que com uma folha faço montes de decalques, as desvantagens é que impressão em cores claras não ficam bem, pois as jacto de tinta, pelo menos a que eu tenho, não conseguem um pigmento suficientemente forte que se destaque em fundos escuros e, claro, impressão a branco, é impossível.
Claro está que, por essa razão, o aviso de catenária vai ficar para outra vez. Vou pintar um fundo branco e depois aplicar o decalque. enfim mais um detalhe para depois.
Além disso o decalque fica demasiado espesso e nos decalques mais pequenos, isso é um problema e não, não há Microsol que resolva...
Bom, de qualquer das formas, para já, a 1321 já rola e estou à espera de "inspiração" para avançar para um descodificador com som, pois esta merece. Foram ainda alguma horas de trabalho.
Espero que gostem.
Como sempre, quaisquer críticas/conselhos são sempre bem vindos.
Seguem as fotos.
Saudações,
António
Bom parece que finalmente lá consegui arranjar tempo para terminar alguns detalhes e montar a 1320, agora na sua nova versão, a CP 1321.
Faltam alguns detalhes como uns retoques de pintura nos varandins e acho que aquela grelha do ventilador ficou em negro por esquecimento. Um dia destes, quando avançar com a 1200, trato disso.
Os decalques são homemade com base numa folha para decalques em jacto de tinta. A vantagem é que com uma folha faço montes de decalques, as desvantagens é que impressão em cores claras não ficam bem, pois as jacto de tinta, pelo menos a que eu tenho, não conseguem um pigmento suficientemente forte que se destaque em fundos escuros e, claro, impressão a branco, é impossível.
Claro está que, por essa razão, o aviso de catenária vai ficar para outra vez. Vou pintar um fundo branco e depois aplicar o decalque. enfim mais um detalhe para depois.
Além disso o decalque fica demasiado espesso e nos decalques mais pequenos, isso é um problema e não, não há Microsol que resolva...
Bom, de qualquer das formas, para já, a 1321 já rola e estou à espera de "inspiração" para avançar para um descodificador com som, pois esta merece. Foram ainda alguma horas de trabalho.
Espero que gostem.
Como sempre, quaisquer críticas/conselhos são sempre bem vindos.
Seguem as fotos.
Saudações,
António
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- rui ferreira
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- Registado: 11 out 2010, 11:30
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Ficou muito bem sim senhor. Parabens.
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Linha do Oeste
PK 105.014