Trainspotter - colaboração

Espaço dedicado à revista Trainspotter.
Avatar do Utilizador
Joãozito
Participante
Mensagens: 5857
Registado: 31 dez 2008, 10:49
Localização: Jardia city

Paulo Sousa Escreveu:Outro ponto de vista interesssante seria o dos maquinistas, activos e reformados.
Todos lemos e vemos comboios a passar, e fotografias deles. Mas o que estava a fazer o maquinista nessa altura?
Mas qual seria a dificuldade técnica que estava a passar? Que atraso recuperava? O que pensou do spotter? etc.
Infelizmente, grande parte deles chamam-nos nomes impróprios e fartam-se de gozar, como se o trainspotting fosse alguma coisa fora do normal.
Avatar do Utilizador
Paulo Sousa
Participante
Mensagens: 839
Registado: 02 abr 2013, 17:23

Joãozito Escreveu: Infelizmente, grande parte deles chamam-nos nomes impróprios e fartam-se de gozar, como se o trainspotting fosse alguma coisa fora do normal.
Lido assim, a palavra que me ocorre é estupidez, e descreve bem o que pensam de quase qualquer hobby que alguém adulto tenha, em especial se envolve comboios e modelismo na mesma frase.
Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
Is just a freight train coming your way

ex-APAC 1270
ex-AMF 198
Avatar do Utilizador
Joãozito
Participante
Mensagens: 5857
Registado: 31 dez 2008, 10:49
Localização: Jardia city

Acredite Paulo, que é o que se passa. A título de exemplo, posso dizer-lhe que em 2009, no Poceirão, um maquinista viu-me de máquina na mão e utilizou quase tudo o que era blusões e casacos para tapar tudo o que era janelas de uma 2600 para não ser visto, quando simplesmente podia ter virado a cara ou baixar-se... :( Quando situações destas ocorrem comigo, também dou por mim a pensar se não estarei a fazer figura de ridículo... :phear:
Avatar do Utilizador
Paulo Sousa
Participante
Mensagens: 839
Registado: 02 abr 2013, 17:23

Aí está um bom tema para um próximo artigo sobre trainspotting.
Quem sabe se não mudaria algumas mentalidades.
Apesar de não ser trainspotter, por algumas razões, vejo o trainspotting como uma função importante de preservação histórica e divulgação ferroviária. E agradeço pelo enorme prazer que é ver fotos de locais e máquinas que não posso ver pessoalmente.
As gerações vindouras irão agradecer.

Quem não desejaria que houvesse trainspotters em 1856 e pelo menos nos 70 anos seguintes?
Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
Is just a freight train coming your way

ex-APAC 1270
ex-AMF 198
Avatar do Utilizador
vicente
Participante
Mensagens: 2732
Registado: 19 mai 2009, 14:04
Localização: Agualva Cacém

Há que ter em atenção que existe o outro lado da moeda:

Normalmente o pessoal mais novo, que faz umas quantas idiotices à frente de um comboio para se armar em estrela do youtube ou tirar a fotografia mais "cool" do momento. Ou, pessoal que se torne incómodo, para quem está ao serviço, a fazer perguntas e basicamente a ser uns chatos do caneco.

Tenho a ideia também que muito bom maquinista ache que nós somos todos uns frustrados que não conseguimos entrar para a "elite" e, por isso, passamos a vida a tirar fotografias a comboios.

Tal como pessoas, opiniões há muitas...tanto de um "lado" como do "outro"! :biggrin:
A 60 ton angel falls to the earth
A pile of old metal, a radiant blur
Scars in the country, the summer and her
Always the summers are slipping away
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 13327
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Acima de tudo, falando com profissionais será sempre má ideia acharmo-nos mais sapientes do que eles, mesmo que em muitos assuntos o sejamos e isso não tem mal nenhum.
De todas as situações desagradáveis que já vi, 95% eram causadas por este tipo de questões. Há que ter bom senso e construir uma relação antes de provar que num ou noutro assunto podemos saber mais.
Imagem
Avatar do Utilizador
Joãozito
Participante
Mensagens: 5857
Registado: 31 dez 2008, 10:49
Localização: Jardia city

Quando tive uma conversa a este respeito, com um maquinista já reformado, o mesmo afirmou que alguns acham ridículo perder tempo a fotar comboios.
jpag1800
Participante
Mensagens: 49
Registado: 07 abr 2012, 20:43

E a beber cerveja e a falar de futebol toda a semana não sera também ridículo ?
Avatar do Utilizador
Joãozito
Participante
Mensagens: 5857
Registado: 31 dez 2008, 10:49
Localização: Jardia city

Tudo é normal, excepto fotar comboios... :(
Avatar do Utilizador
Paulo Sousa
Participante
Mensagens: 839
Registado: 02 abr 2013, 17:23

Tal como disse acima, rídiculo rídiculo é gastar dinheiro em comboiozinhos de brincar :cadeira: :cadeira: :cadeira:

É esta forma de encarar os hobbies alheios que mostra o real atraso deste país.
Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
Is just a freight train coming your way

ex-APAC 1270
ex-AMF 198
Responder