Migração de Servidor

Regras, sugestões, críticas, pedidos de ajuda dos utilizadores e informação sobre o Portugal Ferroviário. Espaço para produções dos utilizadores do fórum, ligações, livros, etc.
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 13327
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Boa tarde a todos,

Serve esta mensagem para comunicar à comunidade que vamos enfrentar uma migração de servidor esta semana. É possível que venha a ser fechado o fórum ou interdito qualquer post durante o processo, de modo a que ninguém esteja a partilhar aqui conteúdos que não venham a tomar parte do processo de migração iniciado.

Em princípio, a 26 de Janeiro a migração estará terminada e estaremos já a "emitir" a partir do novo servidor.

Agradeço a vossa melhor compreensão para um processo que se destina a melhorar a sustentabilidade e perenização da plataforma, que tem hoje em dia uma dimensão cujos custos são um desafio permanente.

Para os utilizadores finais, tirando a fase de transição que pode implicar encerramento temporário por não mais do que 3-4 dias, nenhuma mudança haverá a registar, seja relacionada com links, domínio ou conteúdos postados.

Obrigado a todos.
Imagem
Avatar do Utilizador
vicente
Participante
Mensagens: 2732
Registado: 19 mai 2009, 14:04
Localização: Agualva Cacém

Vindo eu de uma migração que me ocupou o fim de semana praticamente todo, resta-me desejar boa sorte e que o murphy não vos acompanhe!
A 60 ton angel falls to the earth
A pile of old metal, a radiant blur
Scars in the country, the summer and her
Always the summers are slipping away
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 13327
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

vicente Escreveu:Vindo eu de uma migração que me ocupou o fim de semana praticamente todo, resta-me desejar boa sorte e que o murphy não vos acompanhe!
Tenho a certeza que a nossa é muito mais simples do que aquela por que passaste :biggrin:
Imagem
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 13327
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Boa tarde,

Entre amanhã e 5ª feira, vamos desactivar temporariamente o fórum, para prevenir qualquer actividade submetida nestes dias que depois não seja transferida para o novo servidor. Prevê-se regresso à normalidade plena para dia 25.

Obrigado a todos.
Imagem
Avatar do Utilizador
vicente
Participante
Mensagens: 2732
Registado: 19 mai 2009, 14:04
Localização: Agualva Cacém

trainmaniac Escreveu:
Tenho a certeza que a nossa é muito mais simples do que aquela por que passaste :biggrin:
O primeiro passo para tornar a rede de um cliente capaz de suportar 10Gbps entre Lisboa e o Porto. :)
Foi trocar o core da rede...implicou cortar o acesso ao datacenter, trocar os equipamentos de redes principais e garantir que tudo fica a funcionar depois de os ligar...
A 60 ton angel falls to the earth
A pile of old metal, a radiant blur
Scars in the country, the summer and her
Always the summers are slipping away
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 13327
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Pois, isso é ligeiramente mais complicado. :P
Imagem
Avatar do Utilizador
vicente
Participante
Mensagens: 2732
Registado: 19 mai 2009, 14:04
Localização: Agualva Cacém

Mas o networking tem uma vantagem....faças o que fizeres, ou consegues comunicar...ou não.

No vosso caso, que envolvem dados, muitas coisas podem acontecer...corrupção das bases de dados e trinta por uma linha.
Daí já o ter dito aos meus colegas, tenho todo o respeito pelos administradores de bases de dados e principalmente quem mexe na componente de storage de uma empresa. Conheço um caso, de um antigo colega que cometeu um erro e eliminou os dados de produção de uma conhecida fábrica de automóveis da margem sul...ainda hoje, a empresa para a qual trabalhava está proibida de lá entrar!
A 60 ton angel falls to the earth
A pile of old metal, a radiant blur
Scars in the country, the summer and her
Always the summers are slipping away
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 13327
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Update:

- Encerramento temporário em princípio às 07:00 de Sábado, e não deve demorar mais do que um dia.

Obrigado.
Imagem
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 13327
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Bom dia,

O fórum será suspenso amanhã de manhã, o que durará até Domingo (provavelmente lá para o final do dia...).
Como isto não dá para ser automático e é mais ou menos provável que não haja ninguém disponível para o suspender às 06:00 da manhã, em princípio a suspensão começará lá para as 00:00 de hoje.

Obrigado.
Imagem
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 13327
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Bom dia,

Prevê-se nova disponibilidade a partir de amanhã à tarde, esta em princípio mais curta.
Como vamos mudar de servidor e o domínio passará a apontar para um servidor diferente, é possível que nem todos tenham a mesma experiência nos primeiros dias. Cada ISP actualiza a lista de domínios com periodicidades não necessariamente iguais, portanto é possível que ao mesmo tempo que uns já naveguem sem restrições, a partir do novo domínio, outros ainda vejam durante algum tempo o fórum encerrado, pois estarão a aceder ainda ao domínio antigo.

Normalmente os ISPs fazem a actualização desse routing no máximo em 48 horas.

Obrigado a todos, bons posts.
Imagem
Responder