O Viaduto-Modulo Cosmin

Encontro dos ferromodelistas da zona do Porto e não só
Responder
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Trata-se de um modulo de via unica ,respeitando a norma Maquetren, que vai ter integrado um viaduto la da minha terra (cidade) natal.
O viaduto mede, a escala 1:1, 40 m de comprimento com uma altura de 14 m e 3 aberturas em arco. A construção é realizada em alvenaria de pedra.

O material utilizado para reproduzir o viaduto sera o XPS, o esferovite extrudido, de 20 mm espessura e tambem de 30 mm, o azul.
Antes de iniciar os trabalhos, fiz um esboço, um rascunho que vai me ajudar a orientar-me (caso que me sinta perdido). :roxcrack:

Imagem

Fiz um molde de cartolina, assim é mais facil de cortar 3 peças iguais, ou fazer outra, na eventualidade de algo correr mal.

Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
riri
Participante
Mensagens: 184
Registado: 02 jul 2012, 21:25
Localização: Beveren Waas - Bélgica

Muito bom esquema que darà um bom modulo.
A seguir...
Os Meus Comboios - https://sites.google.com/site/osmeuscomboios/

Cumprimentos
Henrique Marques
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Cosmin! onde arranjas esse XPS?
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

O tal XPS encontrei ha uns anos atras numa drogaria em Courtegaça, em frente a fabrica de tapetes e alcatifas, Lusotufo. A drogaria fica a face da EN 109, mas a entrada é(era) por tras, por lado da fabrica.
Mas, se precisar, posso desenrascar algum, ainda tenho aqui uma placa de 60 x 70 cm.

Corte das partes principais...

Imagem Imagem

As pedras dos arcos são mais salientes , por isso tive que as reproduzir em aparte. As pedras hexagonais foram feitas uma a uma com um lapis , depois de arredondar ligeiramente a ponta, para não romper a superficie.

Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Cosmin, e qual é a diferença do XPS para o Roofmate?
Avatar do Utilizador
Leonel
Participante
Mensagens: 109
Registado: 09 set 2012, 22:35
Localização: Condeixa-a-Nova

O Roofmate é XPS ou poliestireno extrudido ou styrofoam, depois no que diz respeito a roofmate, wallmate ou floormate, varia a densidade, os coeficiente de resistência térmica, resistência mecânica etc...
Eu cheguei a usar do azul mas é muito rígido, parte-se, não se consegue dobrar e para cortar é uma chatice... A serra utilizada parece ser boa solução nunca consegui cortar em redondo com as ferramentas que aqui tenho.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

É isso Leonel!

O nome do XPS varia, conform a utilização ...quando é utilizado como isolamento no pavimento, é floormate, para as paredes é o wallmate e para o tecto, é roofmate. As cores são para diferenciar as densidades.
Ja vi XPS branco (axo que foi num site checo), que em vez de ter as superficies lisa, tinha uma textura tipo chapa xadrez e parecia muito mole. Em casa dos meus pais, la na Romenia, vi XPS cor de rosa e uma cor verde tambem.

Nunca experimentei o material que se utiliza para isolar antes de aplicar o pavimento flutuante (a venda no Leroy ou no Aki), que é XPS na mesma, de uma cor verde-azul e tem uns 3-5 mm espessura.Pensei ser um bocado arriscado em comprar um pack inteiro, embora o preço não fosse muito alto, uns 15 euros.
Uns colegas meus utilizam isso, num grupo em Bucareste e ja me falaram bem daquilo.
Avatar do Utilizador
Leonel
Participante
Mensagens: 109
Registado: 09 set 2012, 22:35
Localização: Condeixa-a-Nova

Penso que a cor varia mais em função do fabricante mas não tenho a certeza absoluta, se for comprar Dow penso que o material será sempre azul...
Já li num site ou blog francês que utilizavam este isolamento do flutuante, pelos vistos resulta. Eu para a construção da minha ponte que tem curvatura, utilizei K-Line, retirei uma camada de papel de um dos lados. Achei muito difícil remover o papel comparado com aquilo que li nesses sites...
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Pois Leonel, existe K-Line só com uma face em papel.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

O que se pode fazer com XPS, com K-line, com muita paciencia... :shok:

http://forums.e-train.fr/viewtopic.php?f=14&t=34481

Jorge, qual linha é melhor para utilizar no modulo? Codigo 75 ou 100? So tenho dessas. :biggrin:
Responder