O kit de central e comando já está "tratado": 100€.
O Comboio também, são as carruagens que indicou e a locomotiva.
Só falta a questão da pista. Eu até gosto mais sem aquela borracha, pois depois na maqueta iria usar pedrinhas como a malta faz.
Em relação às Peco, qual a diferença entre Código, 100, 93 e 75?
Obrigado.
Começar do Zero
- Jorge Seia
- Participante
- Mensagens: 557
- Registado: 01 set 2010, 15:41
A diferença entre os vários códigos reside essencialmente na altura do carril.
O código 75 é a altura exacta em escala 1:87 comparativamente à altura do carril real.
Já o código 100 é um carril mais alto que permite que ai faça circular material mais antigo cujos verdugos das rodas são muito grandes.
Se não faz intenção de comprar material usado (especialmente locomotivas, uma vez que nas carruagens e vagões é fácil mudar os rodados p.ex. para RP25) pode optar por código 75. O material hoje em dia está apto a circular em carris de baixo perfil.
Quer num código, quer no outro, tem igual possibilidade de escolha de material.
PS: as "pedrinhas" que se colocam nos carris, para reproduzir como é na realidade chama-se "balastro".
Antes de comprar o que quer que seja relativamente às linhas tente procurar na net ideias de layouts. Veja no youtube alguns videos para ter umas ideias.
veja aqui alguns exemplos de layouts http://www.thortrains.net/4holayx.html
Não se esqueça também de procurar aqui no forum os tópicos relativos aos módulos do norte e maquetren, para eventualmente construir uma maquete modular....
Não faça nada sem antes "chatear" a malta aqui no forum com perguntas.
Pergunte sempre, mesmo que lhe pareça que seja uma tolice, não se "estampe" na compra de material.
O código 75 é a altura exacta em escala 1:87 comparativamente à altura do carril real.
Já o código 100 é um carril mais alto que permite que ai faça circular material mais antigo cujos verdugos das rodas são muito grandes.
Se não faz intenção de comprar material usado (especialmente locomotivas, uma vez que nas carruagens e vagões é fácil mudar os rodados p.ex. para RP25) pode optar por código 75. O material hoje em dia está apto a circular em carris de baixo perfil.
Quer num código, quer no outro, tem igual possibilidade de escolha de material.
PS: as "pedrinhas" que se colocam nos carris, para reproduzir como é na realidade chama-se "balastro".
Antes de comprar o que quer que seja relativamente às linhas tente procurar na net ideias de layouts. Veja no youtube alguns videos para ter umas ideias.
veja aqui alguns exemplos de layouts http://www.thortrains.net/4holayx.html
Não se esqueça também de procurar aqui no forum os tópicos relativos aos módulos do norte e maquetren, para eventualmente construir uma maquete modular....
Não faça nada sem antes "chatear" a malta aqui no forum com perguntas.
Pergunte sempre, mesmo que lhe pareça que seja uma tolice, não se "estampe" na compra de material.
Última edição por Jorge Seia em 31 mar 2013, 19:19, editado 1 vez no total.
- Sergio Santos
- Moderador Global
- Mensagens: 2591
- Registado: 30 dez 2008, 20:53
- Localização: Benavente
A questão dos códigos de via, já foi amplamente debatida no tópico: http://www.portugalferroviario.net/foru ... =25&t=5367
Mas o Jorge resumiu bem a questão.
Mas o Jorge resumiu bem a questão.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Sérgio Santos
- Jorge Seia
- Participante
- Mensagens: 557
- Registado: 01 set 2010, 15:41
Não compre os kits de linhas sem antes definir que tipo de layout vai construir. Verá que no fim, só algumas linhas têm utilidade, outras não lhe vão servir para nada.
Tenha atenção que na marca Peco tem dois tipos de desvios, os mais realistas (e dentro destes os electrofrog e insulfrog) e os desvios próprios para "pistas de comboios". Não opte por estes ultimos. Os primeiros são mais realistas e igualmente fáceis de utilizar.
Antes de comprar vá a uma loja e peça para que lhe expliquem qual a diferença entre os vários tipos.
E convença-se NÃO VAI FAZER UMA PISTA DE COMBOIOS, VAI CONSTRUIR UMA MAQUETE.
Tenha atenção que na marca Peco tem dois tipos de desvios, os mais realistas (e dentro destes os electrofrog e insulfrog) e os desvios próprios para "pistas de comboios". Não opte por estes ultimos. Os primeiros são mais realistas e igualmente fáceis de utilizar.
Antes de comprar vá a uma loja e peça para que lhe expliquem qual a diferença entre os vários tipos.
E convença-se NÃO VAI FAZER UMA PISTA DE COMBOIOS, VAI CONSTRUIR UMA MAQUETE.
- Jorge Seia
- Participante
- Mensagens: 557
- Registado: 01 set 2010, 15:41
Sim, isso é o ideal...jjmaia Escreveu:Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Então o ideal será primeiro definir o layout, e depois comprar peças de pista separadas?
E para fazer as curvas compre rectas flexiveis, são fáceis de utilizar e mto mais baratas.
Aliás, se ler o que anda aqui pelo forum a esse respeito verá que toda a gente usa quase em exclusivo as rectas flexiveis, quer para rectas, quer para curvas.
Primeiro defina que layout quer construir e depois pergunte aqui no forum que material é que deve comprar que nós ajudamos.
Vai ver que gasta metade do que gastará se comprar primeiro e definir o layout depois.
-
danyyelmendes
- Participante
- Mensagens: 4
- Registado: 26 mar 2013, 17:53
- Localização: Almargem do Bispo
Viva companheiros, tenho seguido o tópico, pois é de meu interesse, visto que também me estou a iniciar na modelidade.
Tenho como marca a usar já definida, marklin como se poderia esperar. A escala que também já se encontra definida será a H0. A nivel de linhas, vou começar com a C e talves mais tarde mude para a K a fim de aumentar a realidade.
A nível de material apenas tenho uma carruagem, que ainda não a consegui identificar, e algumas curvas.
Eu pretendo adquirir um kit started, ando a namorar o seguinte kit:
Conjunto de iniciação "Branch line" composto por:
Locomotiva a vapor da DB classe BR 24, três carruagens de passageiros e um vagão de mercadorias
Circuito oval em via C com 210 x 76cm
Comando Mobile Station 2 e transformador de 36VA
Época III.
Gostaria de saber se estou a pensar bem, e a apostar bem.
Aguardo pela vossa apreciação.
Desde ja o meu obrigado.
Tenho como marca a usar já definida, marklin como se poderia esperar. A escala que também já se encontra definida será a H0. A nivel de linhas, vou começar com a C e talves mais tarde mude para a K a fim de aumentar a realidade.
A nível de material apenas tenho uma carruagem, que ainda não a consegui identificar, e algumas curvas.
Eu pretendo adquirir um kit started, ando a namorar o seguinte kit:
Conjunto de iniciação "Branch line" composto por:
Locomotiva a vapor da DB classe BR 24, três carruagens de passageiros e um vagão de mercadorias
Circuito oval em via C com 210 x 76cm
Comando Mobile Station 2 e transformador de 36VA
Época III.
Gostaria de saber se estou a pensar bem, e a apostar bem.
Aguardo pela vossa apreciação.
Desde ja o meu obrigado.
Com os meus melhores cumprimentos,
Daniel Mendes
Daniel Mendes
-
jjmaia
- Participante
- Mensagens: 51
- Registado: 24 mar 2013, 01:16
Penso que o ideal seria criar um tópico seu para não criar confusão
Tenho mais umas questões:
Linhas vou comprar da Pico, Comboio vou comprar uma Locomotiva CP , ainda não sei, mas sendo digitais já têm som e Luzes?
Quero 3, mas 1 de cada vez:
- CP 1400 (sudexpress);
- CP 5600 (Electrotren);
E queria também uma que não sei o nome, que é laranja e usada nos IC's... Penso ser a 2600...
Isto para já, depois se existir também quero Alfa Pendular, os comboios Cinza usados no ramal da figueira (eram usados, agora já não) e a antiga automotora da Lousã?
Se existir, também queria um eléctrico.
E as carruagens que estão na Comboios Eléctricos?
Quanto ao controlador, vou comprar o Roco, mas é o ideal para comprar?
EDIT: Está comprado, ficou-me em leilão e novo (retirado de um starter set) 76€
Tenho mais umas questões:
Linhas vou comprar da Pico, Comboio vou comprar uma Locomotiva CP , ainda não sei, mas sendo digitais já têm som e Luzes?
Quero 3, mas 1 de cada vez:
- CP 1400 (sudexpress);
- CP 5600 (Electrotren);
E queria também uma que não sei o nome, que é laranja e usada nos IC's... Penso ser a 2600...
Isto para já, depois se existir também quero Alfa Pendular, os comboios Cinza usados no ramal da figueira (eram usados, agora já não) e a antiga automotora da Lousã?
Se existir, também queria um eléctrico.
E as carruagens que estão na Comboios Eléctricos?
Quanto ao controlador, vou comprar o Roco, mas é o ideal para comprar?
EDIT: Está comprado, ficou-me em leilão e novo (retirado de um starter set) 76€