Módulos - Luís Carlos

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Responder
Avatar do Utilizador
Luis Carlos
Participante
Mensagens: 43
Registado: 05 fev 2010, 22:42
Contacto:

Olá

Estes são os meus 2 módulos a representar a antiga estação de Mouriscas.
A linha da Beira Baixa é de linha única mas como a estação tem duas linhas de passageiros deu para fazer 2 módulos típicos da Maquetren.
Projecto 3D
Imagem
Diagrama de gestão
Imagem
Foto da construção dos módulos (parte inferior)
Imagem
A fase de "carpintaria" está concluída
Foto dos módulos juntos em fase de teste dos sensores de corrente S88
Imagem
Fotos da Central OpenDCC Z1, com a linha de programação em cima (Ligação ao barramento RocoNet, 3 entradas S88-N, saída DMX, Main e Programing track, ligação RS232, External stop, etc)
ImagemImagem
Foto do raspberrypi a comandar os módulos. Devido à instabilidade do módulos interno de ethernet do raspberrypi quando haviam muitas ligações acabei por abandonar a utilização deste mini-computador, que tinha como principal vantagem o consumo de apenas 2,5W. Valeu a pena aprender a fazer mais umas coisa com o Debian (Linux).
Imagem
Foto da fonte de alimentação comutada DC, com duas saídas reguláveis entre 16 e 27 V e (3A + 3A)
Imagem
Foto de um dos boosters OpenDCC de 4A, protegidos contra curto-circuitos e prontos para inversões
Imagem
Foto do acesso inferior ao decoder do desvio
Imagem
Foto de dois módulos detectores de corrente S88
Imagem
Foto de um Opendecoder ligado a 2 semáforos, com 4 leds cada um
Imagem
Foto dos semáforos improvisados ... enquanto não encontro uns parecidos com os portugueses.
Imagem
Video do teste dos sensores de corrente S88
Video do teste com Blocos (Cantões) e circulação aleatória definida pelo computador
Os semáforos já estão estão instalados.
Videos do Software e Execução de um percurso predefinido para a limpeza de todas as linhas com uma carruagem RocoClean, com cantonamento automático e reserva de 2 cantões à frente para obter o efeito de sinais "Verde","Amarelo","Vermelho". (Coloquem a visualização dos 2 dois vídeos seguintes em simultâneo para observar o processamento do cantonamento pelo RocRail)
A parte eléctrica está concluída (excepto as futuras ligações para a iluminação pública).
O projecto e a decoração da paisagem da Beira Baixa vão ter de ficar em pausa porque vou trabalhar para fora do país e só dentro de alguns anos ou nas férias é que poderei voltar.
Detalhes
Central: OpenDCC Zentral Z1
Comandos: Lokmaus2
PC: RaspberryPi ou PC
Software: Rocrail
Sinal: NMRA DCC
Sensores: S88
Linhas: RocoLine 83 e Peco 100
Última edição por Luis Carlos em 24 jan 2013, 04:48, editado 22 vezes no total.
Luís Carlos - Lisboa/Abrantes/Mouriscas

http://sites.google.com/site/rocclient2600/
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

O caminho seguido é excelente, primeiro a planificação e só depois a concretização.
A sua central open DCC foi feita por si ou comprada?
Avatar do Utilizador
Luis Carlos
Participante
Mensagens: 43
Registado: 05 fev 2010, 22:42
Contacto:

Sim desenhar no PC é muito mais fácil do que realizar, principalmente a parte de "carpintaria". A parte eléctrica está pronta a instalar.
A Central OpenDCC foi feita por mim com algumas melhorias (depois meto umas fotos), mas acho que já há umas lojas alemãs a vender, esta aqui por exemplo DCC-Verstand, custa 67€.
Última edição por Luis Carlos em 09 jan 2013, 21:59, editado 1 vez no total.
Luís Carlos - Lisboa/Abrantes/Mouriscas

http://sites.google.com/site/rocclient2600/
mafonso
Participante
Mensagens: 233
Registado: 05 abr 2011, 18:09
Contacto:

Luis Carlos Escreveu:Sim desenhar no PC é muito mais fácil do que realizar, principalmente a parte de "carpintaria". A parte eléctrica está pronta a instalar.
A Central OpenDCC foi feita por mim com algumas melhorias (depois meto umas fotos), mas acho que já há umas lojas alemãs a vender.
E já é um começo, força no projeto.
Quanto à central fiquei curioso.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

So umas obesrvaçoes...a Roco nao tem linha codigo 75, so tem 83 e 100.Julgo que queria dizer 83...
O circuito, da maneira que esta concebido, nao permite a passagem d´uma linha p´a outra na estaçao, e (na minha opinhao) isso corta muito nas manobras que se podem realizar.
Força no projecto!! :afro:
Avatar do Utilizador
Luis Carlos
Participante
Mensagens: 43
Registado: 05 fev 2010, 22:42
Contacto:

Cosmin Escreveu:So umas obesrvaçoes...a Roco nao tem linha codigo 75, so tem 83 e 100.Julgo que queria dizer 83...
O circuito, da maneira que esta concebido, nao permite a passagem d´uma linha p´a outra na estaçao, e (na minha opinhao) isso corta muito nas manobras que se podem realizar.
Força no projecto!! :afro:
Obrigado, vou já corrigir o código da linha Rocoline, deve ser 83.

Bem bem, excelente observação a sua :) em relação às agulhas para manobras. Eu ainda não meti o diagrama eléctrico, mas depois de colocar, torna-se mais óbvio o meu raciocínio. Normalmente os módulos Maquetren têm as polaridades dos carris, (Linha Norte +,-), (Linha Sul +,-) e isto funciona bem com com agulhas entre as duas vias principais.
Mas, eu fiz dois módulos, um de cada lado, com uma via circular e para permitir a inversão do sentido em cada extremo. Isto tornou muito mais conveniente utilizar as polaridades (Linha Norte +,-), (Linha Sul -,+), e que torna mais complicado a interligação entre a Linha Norte e a Linha Sul (um curto circuito).

A minha solução para isso foi:
1º Os cabos que vêm das linhas Norte e Sul estão separados em réguas de terminais e permitem ligar de acordo com o modo que me apetecer , Circular ou Maquetren ...
2º Eu tenho aqui dois Boosters preparados para fazer a inversão de polaridade (também OpenDCC) .... e provavelmente vou utilizar um para alimentar a linha Norte e outro para a linha Sul, uma vez que ainda estou a pensar realizar a sua sugestão. Colocar 3 agulhas em cada um dos módulos extremos (O problema é o orçamento de automatizar isso ...)
Imagem
Luís Carlos - Lisboa/Abrantes/Mouriscas

http://sites.google.com/site/rocclient2600/
Avatar do Utilizador
Luis Carlos
Participante
Mensagens: 43
Registado: 05 fev 2010, 22:42
Contacto:

O carril já esta todo colocado. Coloquei mais uma foto e um video do teste dos sensores de corrente S88.
Luís Carlos - Lisboa/Abrantes/Mouriscas

http://sites.google.com/site/rocclient2600/
Responder