Módulo - Anísio Nelson "A ponte de pedra"

Encontro dos ferromodelistas da zona do Porto e não só
Responder
farripas
Participante
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos

Pois cá vai a experiência com a imitação de granito.
A peça que vêm foi dividida a meio, a parte superior é a original e não foi mexida, a parte inferior foi também dividida em duas partes e foi onde executei as experiências.
Nesta parte podem ver duas zonas distintas com duas técnicas diferentes e penso que a zona inferior é mais parecida com a realidade, embora eu pense que ainda consigo melhorar um pouco.
Aceito críticas e sugestões para esta parte do meu módulo porque, como já afirmei várias vezes, sou muito pouco inventivo nestes processos.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
luis_lopes
Participante
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Contacto:

Muito melhor!

Força!"
farripas
Participante

Amigos

Após a experiência com a imitação de granito , resolvi pôr mãos á obra e iniciar os trabalhos pelo interior do túnel.
Em 1º lugar devo dizer aos meus amigos que para este método que utilizei é necessário além das tintas que vou mencionar de seguida, um recipiente com bastante água e uma esponja pequena (No meu caso cortei aí 1/3 de uma de lavar a louça).
Como podem reparar as diversas peças que compõem o interior são de cores diferentes. Então a 1ª coisa a fazer, e este foi o método que eu utilizei, foi pintar toda essa zona com um spray acrílico da Noch em cinzento (Ref: 61176). Após secagem dei com um pincel tinta preta, também acrílica da Noch (Ref: 61197) não tendo muito cuidado com a perfeição da pintura.
Logo a seguir, e portanto não deixando a tinta anterior secar, e com o mesmo pincel dei uma aguada com água limpa e á temperatura ambiente.
Em seguida e usando a esponja (Meio humedecida) passei pela tinta colocada anteriormente. Convém passar só uma vez, limpá-la na água e escorrer o mais que puder. Verificará as zonas baixas a começar a ficar claras.
Depois de tudo seco (Recomendo 12 Horas) passa-se com um pincel largo usando a técnica de pincel seco com uma tinta branca, no meu caso Ref: 61190.
Vejam o resultado.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
mafonso
Participante
Registado: 05 abr 2011, 18:09
Contacto:

:afro:
farripas
Participante

Amigos

Só mais uma achega. Se repararem a zona agora realizada é um pouco mais escura que a peça que serviu de experiência. Isso tem a haver com a quantidade de vezes que passamos com a esponja, quanto mais, mais claro fica.
Como no caso presente estamos a falar de um tunel onde normalmente passam máquinas a vapor e diesel, a sujidade é muito maior que se fosse no exterior, então resolvi deixar assim mais escuro.
Espero que gostem e aceito sugestões.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Jorge Seia
Participante
Registado: 01 set 2010, 15:41

Está perfeito.
Só uma pequena sugestão: podia dar "massa" nas uniões das placas pré-moldadas, eliminando assim os espaços nessas uniões.
Boas entradas e bom ano amigo Anisio
farripas
Participante

Amigo Jorge

Agradeço a sua intervenção que aprovo, mas na altura também me lembrei de colocar massa para disfarçar as uniões. Acontece que como o interior do túnel, depois de fechado, quase não se vai ver, resolvi não perder tempo com essa intervenção.
Mesmo assim agradeço a sua nota.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)

P.S. Um muito bom ano de 2013 com muitos amigos e comboiínhos.
farripas
Participante

Amigos

Novo ano, espero melhor que 2012, e nova etapa no módulo.
Terminada que foi a instalação do balastro na zona do túnel, iniciamos a preparação da estrutura do mesmo.
Como esta peça é bastante grande resolvi aplicar o processo que descrevi, por partes lineares, ou seja, em 1º lugar a parede de suporte antes do túnel, depois a entrada do túnel, as arcadas e assim sucessivamente. Primeiro passo - Spray cinzento da Noch.
Consoante for fazendo vou mostrando.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
isantos
Participante
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Está com um ar impecável. :afro:
Cumprimentos
luis_lopes
Participante
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Contacto:

Assim sim!

Força!
Responder