Módulo "A-DOS-TORRESMOS"

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Responder
Avatar do Utilizador
Martan
Participante
Mensagens: 19
Registado: 04 out 2012, 22:50

Boas,...

Bela visita de material em A-Dos-Torresmos,.... a ver se qq dia avanço o "Martinzes", para juntar ai e aumentar a extensão,...

PS: Não sabia que eras detentor de uma 1320 !

Abrc
Martan
+++
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

Carambe, que belo material, em especial o TER.

Qunato ao "foguete" em dupla... bom ... sempre em "dupla".
ImagemImagemImagem
racia
Participante
Mensagens: 818
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Obrigado Rui,

o TER é realmente um comboio muito bonito e o modelo da Mabar faz-lhe justiça. É uma pena que a 1400 e o TER da foto representem um erro grosseiro já que nunca na vida real se puderam encontrar.

Quem sabe porquê?

Abraços
rp
racia
Participante
Mensagens: 818
Registado: 14 fev 2009, 19:40

ah e quanto ao Foguete...

em dupla, normalmente uma motora e o reboque, e muitas vezes em "single". Aquela cangalhada raramente conseguia chegar no mesmo formato em que partia... (um bocadinho de exagero sem mal)

Abraços
rp
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

racia Escreveu:Obrigado Rui,

o TER é realmente um comboio muito bonito e o modelo da Mabar faz-lhe justiça. É uma pena que a 1400 e o TER da foto representem um erro grosseiro já que nunca na vida real se puderam encontrar.

Quem sabe porquê?

Abraços
rp

Eu julgo que sim:
Pelo menos os TER que faziam a ligaçao diurna entre Madrid e Lisboa, atraves do Ramal de Caceres com certeza de que se terao cruzado, mais que nao fosse no Entroncamento, mas ate mesmo em Marvao-Beira, ou Torre das Vargens, Abrantes, onde na altura os regionais eram constituidos por uma 1400 + 2 Sorefame, ou em comboios de mercadorias, ou em Lisboa.
ImagemImagemImagem
racia
Participante
Mensagens: 818
Registado: 14 fev 2009, 19:40

isso é tudo verdade Rui, mas esses que aí estão na foto de certeza que não. E a razão está bem à vista...

Mas, pensando melhor, talvez não seja assim tão fácil até porque alguns dados decisivos não estão tão visíveis como isso. Portanto, aqui vai uma ajudinha, junto com o meu pedido de desculpas ;)

A 1407 está pintada de azul, o que coloca a cena nos anos 60 até, mais ou menos, metade dos 70. O TER Lisboa Expresso circulou entre 1 de Março de 1967 e 29 de Março de 1989. Até aqui tudo bem, as coisas só se complicam quando se olha com atenção para esse TER ... ;)

Até logo
rp
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

Mas Racia... eu acho que esta bom:

Repare nos mais antigos e por isso contemporaneos das 1400 em cor azul:

Fiat 597


e mais recente, de 1989:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
ImagemImagemImagem
racia
Participante
Mensagens: 818
Registado: 14 fev 2009, 19:40

nã tenhora :)

as 1400 azuis não passaram para lá de 76, muito provavelmente menos (exceptuando as 2 re-pintadas em 1998 pela ocasião dos 50 anos do diesel, e estas não incluiam a 1407).

Ora isto implica que estamos a falar de um período temporal que se inicia em 1967, ano em que as 1400 são introduzidas e o TER inicia o serviço, e irá até metade dos 70, altura em que todas as 1400 já estavam em laranja.

Acontece que este TER não encaixa nesse período. Porquê?

Abraços
rp
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3874
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

racia Escreveu: Acontece que este TER não encaixa nesse período. Porquê?
Esta versão do TER é sem a numeração UIC? Pelo menos na frente não tem, de lado é que não consegui perceber. ;)
racia
Participante
Mensagens: 818
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Olá João,

essa é uma boa aposta... mas há lá outra coisa muito mais notória.

quando isto estiver a chatear avisem, está bem?

Abraços
rp
Responder