ENERGIZANDO CIRCUITOS

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Responder
Giancarlo VAlente
Participante
Mensagens: 67
Registado: 05 ago 2012, 00:30
Localização: Brasil - RJaneiro

Em principio em uma maquette poderemos ter dois circuitos energizados:
a) o da linha férrea com seus acessórios diretos, e
b) o das "obras civis", o da iluminação pública.

Visto que se pode escolher ou iluminação por "led" ou a por "lampada incandescente", quanto mais vida útil das lampadas se pode obter, melhor.

Estou procurando estudar o tema b) acima e tinha chegado a ideia de energizar o circuito em 5 volts usando as fontes dos telefones celulares ou como foi dito a fonte de saída USB de um computador.

Mas 5 volts me parece no limite do tolerável, visto que o máximo de voltagem, sem risco de queima dos ledas e lampadas, seria 12 Volts.

Encontrei fontes de 9 volts, voltagem que me pareceu bem mediana ( 12 + 5 = 17 : 2 = 8,5V )

Trata-se das fontes dos aparelhos de telefone sem fio . Como em casa tenho um telefone sem fio central e um ramal, notei que:
a) a fonte central entrega 9 volts a 600mA ( absorve 12 W )
b) a fonte do ramal entrega os mesmo 9 volts porem a 200mA ( absorve 6,5 W )

Quanto acima dito é um inicio de conversa, pois os/as leiores/as são mais velhos do que eu no tema e meu dever é o de ouvi-los/as.

Grato pelos comentários
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Só uma coisinha, quer-me parecer que os leds, sem resistências, não toleram mais de 3 Volts, mais que isso a vida útil reduz drasticamente, bem como a possibilidade de queimar também aumenta exponencialmente!

Eu, no meu caso, para dar vida à maqueta, pondero utilizar carregadores de computadores portáteis. Normalmente rondam os 15/19 Volts, mas a utilização de leds com resistências, penso que não vai haver problemas.
Avatar do Utilizador
luis
Participante
Mensagens: 61
Registado: 15 jul 2011, 17:52

Boas eu tenho usado led´s com resistencias para 9V depois para alimentar isto uso transformadores de algumas coisas que deixaram de funcionar cá por casa mas do chinês tambem dá agora o que me tem acontecido é a amperagem começa a ser insuficiente e já vou em 2 transformadores que alimentam 10 led´s e mais 10 lampedas, optei por usar 9v pois com mais que isso a luz do led ficava muito intensa e não gostava do efeito

mas pronto eu sou um basico e tem sido tudo às experiencia :)


já agora led´s e resistencias comprei na Dimofel em Lisboa ainda não avariou nenhum :afro:
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

boas,

eu como já tinha referido no meu Topico, utilizo um transformador de 12V Marklin, retirado dum set de iniciação.

Tenho todo o circuito de iluminação lá ligado, Leds e lampadas normais...Vamos ver se kker dia não rebenta tudo :estrelas:

tem sido um tema, que por perguisa não tenho aprofundado muito...

tenho me baseado mais, nas opiniões de boca.

carlos
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
Giancarlo VAlente
Participante
Mensagens: 67
Registado: 05 ago 2012, 00:30
Localização: Brasil - RJaneiro

Concordo que a cada led lhe deve ser soldado um resistor para evitar-lhe a queima. A resistência a ser aplicada ao led tem seu valor calculado levando em base a voltagem que se fornecerá.

Esse "how do" é doveroso apresentar, mas estou procurando com os senhores é uma base sobre a voltagem que se poderá dispor.

Bem lembra quem propõe um transformador dedicado somente a iluminação. Portanto, se usar 9 volts procurando ( com tal voltagem ) retardar a queima dos leds ou a exaustão da lampada, o valor resistência ser aplicada ao led será diversa do valor daa resistencia que lhe se aplicaria se a voltagem for de 12 volts.

Vamos somente conversar sobre a Amperagem que o transformador seja de 9V, seja de 12V deverá entregar.A amperagem total do circuito me parece sera soma dos ampers necessários a cada ponto de luz.

Então, igualmente a uma cidade real , a cada circuito, um transformador que lhe suporta a amperagem requerida ou um enoooorme transformador anti pratico a ser transportado.

Transformadores enormes, alem de entregar a voltagem pedida, "entregam" um " barulho elétrico" que não sei se atrapalha os circuitos DCC.

Grato pela condução do diálogo que os Srs estão dando e ja tenho ideia do que postar em seguida.
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Caro Giancarlo:
Vamos lá ver se posso colocar um ponto de ordem no seu tópico, isto se o meu amigo assim o permitir, claro!
Duas perguntas importantes:
1 - É novo no ferromodelismo (quero dizer se começou à pouco tempo)?
2 - Qual o tamanho do seu layout ou maqueta como queira?

Tirando a primeira pergunta a qual para mim me parece ser óbvia a resposta, (é novo no assunto), antes de mais nada terá que saber o que vai iluminar, ou o que vai querer colocar a funcionar com o transformador. Claro que a transformador que alimenta o seu sistema, se este for digital, não deverá nunca, alimentar MAIS NADA! Alimentação das vias a um lado, alimentação de agulhas, sinais, casas, passagens de nivel, a outro transformador completamente diferente. Claro que neste caso, tem que saber o que vai querer colocar a funcionar, como já atrás referi senão, independentemente de utilizar leds ou lampadas de incandescencia, um só transformador para isto tudo não dá.

Portanto defina o que vai "iluminar" e utilizar, e depois então falaremos do transformador que vai comprar ou mandar construir, está bem?

Aguardo as suas respostas para continuar a responder-lhe.
Um abraço,
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Giancarlo VAlente
Participante
Mensagens: 67
Registado: 05 ago 2012, 00:30
Localização: Brasil - RJaneiro

Senhor Souza.
Lhe agradeço seu tempo pensando na minha proposta e estou satisfeito em servir-lhe de "spalla".
Pela ordem:
a) maquette nunca a montei realmente. A tenho em placas de 30 X 40 originadas de telas de quadros para pintura.
Ha ocasiões que modulo a cena para telas de 40 X 50.
b) a cena composta na escala HO ( 1:87 ), em muitas ocasiões, tem trilhos e eu, empiricamente penso na continuidade do circuito. Disse "impiricamente" porque depois de conviver com os senhores passei a me ilustrar nas normas de Maquetrem
c) nas cenas com trilho tento usar locomotivas manobreiras e portanto, o transformador que veio ha anos com a caixa ( ROCCO ) da conta do movimento, e da manobra. Ou seja: um transformador somente para a maquina.
d) acontece que observando os presépios europeus vejo com prazer diversos mecanismos interessantíssimos para as cenas.Tanto que quando vou a Roma, na piazza Navona ( época de Natal ) tenho que se dela retirado sob mandato judicial apresentado pela digníssima esposa ( apedido dos vendedores, é claro ).
e) Como nas cenas podem entrar os aviões na escala 1:72 e visto que LEDs são matéria de meu interesse , muitas das vezes eu me perco em sonhos colocando leds punctiformes em alguns locais ou até nos faróis das asas. A alimentação, obviamente dar-se-ia pelo "bomb bay".
f) Isto me leva a pensar em uma fonte adicional e preferi ir testando a de 9 volts usada localmente ( BR ) para os telefones sem fio. Como a fonte "entrega" determinada Amperagem... o circuito que cada fonte alimenta é finito.
g) A minha "piece de resistence" é uma locomotiva A + B alemã, diesel, para a um comboio de um canhão LEOPARD.
h) Sendo ela diesel.... pensei em aplicar-lhe um circuito DCC e colocar-lhe os leds de frente e de ré, inclusive na parte "B"
h1) Sendo ela diesel, a iluminação cênica somente poderia vir de um "vagão gerador" para que ele de a impressão de estar fornecendo a energia ao acampamento. Aqui mais um delírio. Mesmo sendo um vagão, mais uma placa de circuito para transmitir o barulho dos geradores e um gerador de fumaça ...
h2) não tenho a pratica para a colocação das placas quer na locomotiva quer no vagão, mas é por isso que vos leio atentamente.
i) portanto: eu ja "adquiri" o conceito que para a maquina 1 ( a A+ B ) a maquina 2 manobreira e o vagão gerador 3 , um transformador só e um controle só dando-lhe 03 endereços
j) O "excesso" de luminosidade que vejo nas fotos, ha quem diga que se possa colocar um dimmer, e nisso vou ver se o mercado local me fornece o equipamento.
k) estou a procura dos componentes no mercado local e como vagão gerador vou me adestrar usando HO 50' PLUG DOOR BOXCAR , garx style, da Branchline trains ( www.branchline-trains.com )
l) Resumindo... concordo em separar a linha férrea dos dela acessórios ( agulhas ). Concordo em separar a eletrificação das luzes. Neste ponto, não só mas tambem, os aprecio ve-los conversando.
Grato!
GValente
Responder