Módulos da Malta do Algarve

Encontro dos ferromodelistas da zona do Algarve e não só
nelsonajm
Participante
Mensagens: 245
Registado: 18 nov 2011, 07:44

se estiverem perto de Samora Correia, podem comprar numa carpintaria onde comprei o meu material, e onde normalmente vou, quando se trata de "madeira" e derivados... no meu caso foram duas placas que juntas davam 2mx1m (1mx0.75m e 1mx1.25m) e custou-me 10€, em contraplaco marítimo de 16mm...

se alguém estiver interessado posso fazer um croqui de como lá chegar... e tentar arranjar o numero de telefone.
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

No meu caso, recorri à MAXMAT.
Eles têm lá madeiras de vários tipos, cortam à medida do que o cliente tem, vendem os rolos de corticite, e até as tachinhas para fixação do carris.
Isto das tábus cortadas para alguns terminais.

Para a grande superfície, e para poupar em contraplacado, comprei logo um estrado de cama, que custou para aí uns 25€, médio-grande, e instalei em cima o layout principal.
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

"e até as tachinhas para fixação do carris"

Boas!

Gostaria de alertar para a fixação das vias, eu pessoalmente recomendo o uso da cola branca pois além de no final não se ver as ditas tachinhas pode-se levantar as vias sem as danificar mesmo com o balastro, aplicado álcool corrige tudo.

No momento que escrevo estas linhas, acabo de chegar da minha oficina de módulos e com a fixação de vias em 2 módulos em curva e em via dupla, utilizando só cola branca.
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

Obrigado, Jorge.
Realmente acho a sua solução melhor que a que eu adoptei. Eu devia-me ter aconselhado melhor.

Mas por agora, já está, e o que não tem remédio, remediado está. :angry2:

Aquando da expansão da maquete, e tenho um outro projecto para essa expansão (mais um estrado de cama), e uma extenção para um pequeno "depósito de locomotivas", passarei a utilizar a cola que me aconselhou.

muito obrigado :)
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

jorge osorio Escreveu:No momento que escrevo estas linhas, acabo de chegar da minha oficina de módulos e com a fixação de vias em 2 módulos em curva e em via dupla, utilizando só cola branca.
Trabalha.....malandro, e isso que fique bem feito que depois os inspectores vão ver tudo à lupa :whip:
nelsonajm
Participante
Mensagens: 245
Registado: 18 nov 2011, 07:44

pois... eu aparafusei as minhas linhas ao contraplacado, e mesmo com cortiça entre as linhas e o contraplacado quer parecer-me que o "raio" das máquinas dão em fazer ressoar o barulho dos rodados nos carris...
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

E que cola usou para fixar a cortiça?
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Ola malta!

Tenho experimentado num troço no meu diorama a seguinte "receita" :

cortiça colada a base com cola de contacto.linhas e gravilha coladas a cortiça com cola branca, nada de parafusos e pregos.
o rezultado é uma reduçao significativa do barulho, pois tenho a maior parte do traçado colado com cola de madeira e de barulho tou farto eu :(
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Cosmin Escreveu: cola branca, nada de parafusos e pregos.
o rezultado é uma reduçao significativa do barulho, pois tenho a maior parte do traçado colado com cola de madeira e de barulho tou farto eu :(

Ola,

Desculpa mas não percebi esta parte da "cola branca / cola de madeira" :hum2:

Para mim é o mesmo tipo de cola. Podes explicar melhor??
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Sim, é mesma coisa. :)
Responder