Melhorar o balastro da Roco Line

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Responder
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Como tive um bocado de tempo livre extra, vou presentar aqui tambem um artigo que postei num outro forum ha uns anos atras, em esperança que todos os que tem vias com balastro, possam melhorar o visual das mesmas, sem ser preciso investir n´outras ou vender para comprar de novo.



O balastro é algo que capta a vista dentro do diorame e, melhor esteja realizado,mais amplificado é o realismo do conjunto todo,aonde os pequenos detalhes e pormenores marcam as grandes diferenças.
Diversas marcas existentes no mercado tem fabricado balastro,mas nao ha nada que chegue ao pormenor de uma linha que tem o balastro aplicado por nos.
Por isso,decidi a modificar/melhorar o balastro de borracha da Roco por adiçao de uma camada de balastro.
Passeando por El Corte Ingles,chamou me a atençao uns pacotes de areia para aquarios,que tinha uma granulaçao que nao podia passar despercebida a alguem(eu :biggrin: ) que tenta descobrir materiais para modelismo em todos os cantos.
E começei a trabalhar...
Primeiro...modificar um pouco a cor,as pedrinhas tinham uma cor muito escura em comparaçao com o cinzento habitual do balastro.Com tinta branca diluida,dei um banho a uma certa quantidade de balastro (a esquerda ja pintada)

Imagem

os seguintes passos nao precisam de muitas palavras...

Imagem

cola de madeira rapida,sem diluir...

Imagem Imagem
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

balastro com fartura em cima da cola...

Imagem

sacode-se a gravilha em excesso e o resultado...

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

e esta pronto! :)
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

Muito bom, Cosmim! :clap: :clap:
Como já é teu hábito!!

Processo simples mas de grande melhoria visual. :afro:
Avatar do Utilizador
CarlosAlberto
Participante
Mensagens: 21
Registado: 02 mai 2012, 17:01

Cosmin,

Este vídeo é demostrativo de como melhorar as vias com balastro... Foi feito para via C da Marklin, mas também se pode aplicar neste caso; é apenas uma questão de cor.

Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Obrigado João!

Carlos Alberto,

Sim, o principio é o mesmo, mas eu utilizei a cola sem diluir para aderir melhor, e fiz em peça porque tenho troços de linha simpla tambem.de resto esta tudo igual :)
Responder