Altura de carruagens CIWL Heris/RTrains e CIWL Electrotren

Um tópico por fabricante/marca
Avatar do Utilizador
blasco01
Participante
Mensagens: 48
Registado: 20 set 2012, 22:55
Localização: Lisboa

Comprei recentemente o conjunto as 3 carruagens tipo S da CIWL, da Sudexpress/LS Models. :afro:
Comecei então a verificar o tipo de composições que poderia formar, juntei estas com outras que já tinha, as da Heris/RTrains e as da Electrotren.
Foi assim que me apercebi da grande diferença de altura entre as várias marcas. :swear:
A diferença é tão grande que qualquer disfarce estava posto de lado. :facepalm:
Seguiu-se a investigação de saber qual estaria mais próximo da realidade. E não foi surpresa verificar que as correctas são as da Sudexpress. :clap:

Diferença Sudexpress/RTrains
www01AlturaHerisWLP_antes.jpg
Diferença Electrotren/Sudexpress
www01EletrotrenSud_antes1.jpg
Seguiu-se o estudo para decidir como resolver estas diferenças. :diablo:
Continuarei a dar-vos conta das várias etapas que segui.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Até Breve!
-----------------------
Avatar do Utilizador
blasco01
Participante
Mensagens: 48
Registado: 20 set 2012, 22:55
Localização: Lisboa

Mais uma foto da diferença Electrotren/Sudexpress
wwwIMG_20150531_193625.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Até Breve!
-----------------------
Avatar do Utilizador
blasco01
Participante
Mensagens: 48
Registado: 20 set 2012, 22:55
Localização: Lisboa

Para o caso das Electrotren, fui repescar uma mensagem que encontrei em tempos no Fórum LR, para carruagens Rivarossi, em que um modelista francês mencionava a mesma certeza do que a do Rui Pina, e na altura ainda não tinham começado a ser comercializadas as varias versões da LS Models.

Este modelista, entre várias coisas, propunha o desbaste de uma camada do bugie, e a redução do diâmetro dos rodados usados.
Junto foto do bugie sem alterações
wwwBogieElectrotren_antes1.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por blasco01 em 14 jun 2015, 00:16, editado 1 vez no total.
Até Breve!
-----------------------
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

excelente iniciativa João. Sei que vem daí um tutorial com todos os detalhes... Obrigado

Comentando as fotos; são incriveis as diferenças, provavelmente na ordem dos 2-3mm ou que representa uma brutalidade à escala mas, mais importante, afecta, e de que maneira, o aspecto dos modelos.
Avatar do Utilizador
blasco01
Participante
Mensagens: 48
Registado: 20 set 2012, 22:55
Localização: Lisboa

Obrigado Rui.

Olhando melhor para o chassis da Electrotren,
www0102ChassisElectrotren_antes2.jpg
em vez de desbastar/fresar o bugie, pensei em desbastar/fresar o cone de encaixe do bugie, apenas por um factor, ser mais fácil controlar a altura desbastada e garantir que a carruagem mantem o plano horizontal. Isto, porque o processo de desbastar é bastante manual. :hum2:
Após o desbaste, a aparência é
www0102ChassisElectrotren_depois.jpg
Mas, aparece um imprevisto, visto ser cónico, perde a espessura para agarrar o pivot do bugie, e este passa a cair de cada vez que se levanta a carruagem. Daí o reforço branco em plastic card que podem observar. :buck:
Pois, não há bela sem senão! :search:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Até Breve!
-----------------------
Avatar do Utilizador
blasco01
Participante
Mensagens: 48
Registado: 20 set 2012, 22:55
Localização: Lisboa

Bem, rendi-me à sugestão do modelista francês, mas sem mudança de rodados. :uwi:
Digo-vos já, que o alinhamento da carruagem, é feito por tentativas, e bastante mais demorado.
O bugie fica com o seguinte aspecto:
www0103BogieElectrotren_depois.jpg
O bugie que vos mostro, é o que vai ser aplicado no furgão. Para as restantes carruagens, camas e restaurantes, o desbaste será feito no outro anel.

Bem, como diz o ditado, não há uma sem duas. :bad: Com a montagem dos bugies, a carruagem deixou de deslizar. A razão é de facto óbvia, a altura a desbastar é tão grande, que os verdugos dos rodados passaram a tocar e raspar no chassis da carruagem. O que levou à troca dos rodados!!!!! :roxcrack:
Neste caso, mantive o diâmetro, mas com rodados RP25:
www0103BogieElectrotren_depois2.jpg
e... imaginem... resultou!!! :block:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Até Breve!
-----------------------
Avatar do Utilizador
blasco01
Participante
Mensagens: 48
Registado: 20 set 2012, 22:55
Localização: Lisboa

E agora, o aspecto final das carruagens Electrotren já com a altura certa:
www0105EletrotrenSud_depois1.jpg
De referir que o comportamento dinâmico não apresenta qualquer alteração, as carruagens rolam muito bem, mesmo em raios mais pequenos.
:cheers:
Segue-se o processo com as carruagens da RTrains/Heris
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Até Breve!
-----------------------
Avatar do Utilizador
blasco01
Participante
Mensagens: 48
Registado: 20 set 2012, 22:55
Localização: Lisboa

Mostro-vos agora fotos antes de qualquer operação:
- Chassis
www101Chassis_antes1.jpg
- Bugie
www110Bugie_antes1.jpg
Como é fácil perceber, neste caso não temos nenhuma margem do lado do bugie para desbastar, ao contrario, temos um baixo relevo. :search:
Se desbastar o cone do chassis que serve de guia para o pivot do bugie, à semelhança do que aconteceu na Electrotren, vamos ficar sem forma de encaixar o bugie no chassis. :diablo:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Até Breve!
-----------------------
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Caramba, o Pennsylvania com RP25 fica com um aspecto fantástico. Merecia que lhe tivesses aplicado alguma patina... e já agora experimentar as RP25 nas P :diablo:
Avatar do Utilizador
blasco01
Participante
Mensagens: 48
Registado: 20 set 2012, 22:55
Localização: Lisboa

Decidi arriscar no desbaste do cone no chassis, foi no total cerca de 2mm. Mostro-vos o aspecto final, do lado das escadas, onde além do cone, foi necessário também desbastar as pirâmides para manter a posição vertical. As pirâmides ficaram alinhadas com o cone.
www101Chassis_depois1.jpg
No bugie não fiz qualquer alteração, e neste caso, não existem problemas na fixação deste ao chassis. :)
Após montagem, junto fotos de ambos os extremos da carruagem comparado com a carruagem da Sudexpress. :clap2:
www04AlturaHerisWLP_depois3.jpg
www04AlturaHerisWLP_depois2.jpg
Uma ultima nota, as carruagens que deste tipo que circularam na Península Ibérica não tinha as argolas de amarração. Por isso aproveitei e cortei-as.
Aspecto final
www200CIWLHerissemargolas02.jpg
:drinks:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Até Breve!
-----------------------
Responder