Altura de carruagens CIWL Heris/RTrains e CIWL Electrotren

Um tópico por fabricante/marca
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

A carruagem da Heris não é tão má como se apregoa. Não tem a qualidade da LS Models, mas as diferenças estão muito na parte inferior e no interior pelo que não são muito notórias. Após o rebaixamento e "mais uns toques" vai ficar um modelo e pêras. Já compraste os cilindros do vácuo?
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

Mas que excelente tutorial!!! :clap:
E que tal transformá-lo num artigo para a Trainspotter? :afro:
Avatar do Utilizador
blasco01
Participante
Mensagens: 48
Registado: 20 set 2012, 22:55
Localização: Lisboa

João Joaquim,
Claro que sim. No entanto como o Rui refere, ainda ando a pesquisar alguns detalhes da carruagem P, e já agora aguardava um pouco no sentido de enriquecer um possível artigo. O mesmo se passa com as Electrotren, ando a ver se encontro algumas peças para melhorar o detalhe, incluindo a aproximação da cor do tejadilho ao tom da Sudexpress.
Irei dado nota da evolução.
Até Breve!
-----------------------
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

blasco01 Escreveu:João Joaquim,
Claro que sim. No entanto como o Rui refere, ainda ando a pesquisar alguns detalhes da carruagem P, e já agora aguardava um pouco no sentido de enriquecer um possível artigo. O mesmo se passa com as Electrotren, ando a ver se encontro algumas peças para melhorar o detalhe, incluindo a aproximação da cor do tejadilho ao tom da Sudexpress.
Irei dado nota da evolução.
Agradeço a disponibilidade. :afro:
Quando sentir que é o momento certo, é só enviar o texto e as fotos que da formatação eu posso tratar (e faço um preview para análise e alterações que considerar importantes).

Gostei muito quer das explicações quer das soluções encontradas.
É algo pouco abordado em Portugal e que provavelmente muitos de nós gostavam e precisam de fazer aos seus modelos.
Avatar do Utilizador
blasco01
Participante
Mensagens: 48
Registado: 20 set 2012, 22:55
Localização: Lisboa

Volto ao fórum, para referir que não me esqueci da promessa que fiz, no entanto tenho tido dificuldades em obter os dados que me faltam para poder continuar com a transformação.

Entretanto, consegui localizar as peças necessárias para fazer o circuito de freio de vácuo. Vou utilizar as peças da referencia da ROCO nº 122605.

Faltam-me:
- Desenhos do circuito de vácuo para a carruagem cama tipo P: tenho feito buscas na www, o Rui Pina tem tentado obtê-lo em Espanha, e por cá tb já abordei varias pessoas, e nada. Se alguém tiver o desenho da instalação desses equipamentos, por favor podia-me fornecer uma cópia? O mesmo é válido para as carruagens da Electrotren, cama LX, furgão e restaurante.
- Os bugies MD ibéricos para a carruagem cama tipo P: já descobri quem os fabrica, encomendei-os em Setembro de 2015, mas ainda não vieram, apesar das insistências que tenho feito, que diretamente com o fabricante quer na loja onde os encomendei. É um problema da distribuição para Portugal, um mau serviço do SAP do fabricante.
Até Breve!
-----------------------
Avatar do Utilizador
blasco01
Participante
Mensagens: 48
Registado: 20 set 2012, 22:55
Localização: Lisboa

Ao final destes anos, avancei um pouco mais na correcção desta carruagem. Desta vez, foi a montagem do sistema de freio a vácuo, que foi instalado quando estas carruagens vieram para a Península Ibérica. A montagem proposta, tem por base o kit da ROCO que mencionei antes, e é baseado em fotografias e dados encontrados no Forotrenes. Foram instalados os dois cilindros de vácuo e o depósito de ar associado ao sistema, com alguns apêndices em plastic card, tendo depois pintado todo o sistema em preto e finalmente com verniz mate, para dar um acabamento melhor. Junto fotografias, para se entender a montagem. Ficam a faltar os bugies, uma verdadeira telenovela... :disgust:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Até Breve!
-----------------------
Avatar do Utilizador
blasco01
Participante
Mensagens: 48
Registado: 20 set 2012, 22:55
Localização: Lisboa

IMG_E8398_www.jpg
A telenovela chegou ao fim, chegaram os bugies da Electrotren referencia ER18025/02!
A escolha destes bugies é feita por aproximação e semelhança a outros que a marca instalou noutros modelos da CIWL, que circularam na Península Ibérica.
Depois de analisar as várias opções para a instalação destes bugies, a solução é bastante simples.
A alteração ainda necessária é o alargamento do cone de encaixe do bugie no chassi, porque o modelo da Electrotren tem o pino de encaixe com um diâmetro superior ao original da Heris. Fazendo o alargamento interior do cone por tentativas, quando finalmente o pino consegue entrar, a carruagem fica estabilizada.
Como mostrei numa fotografia anterior, existem no chassi de um dos lados da carruagem, dois calços que se apoiam na plataforma do bugie para manter a carroçaria equilibrada relativamente ao solo. É necessário ir desbastando estes calços até ao alinhamento dos tampões de choque com uma carruagem de referencia, que no caso, também já referido anteriormente, é uma carruagem da SUDEXPRESS/LS MODELS. Do outro lado, não é necessário mexer no chassi.
IMG_E8393_www.jpg
O resultado é francamente bom, para o tipo de adaptações que são necessárias fazer, e estão ao alcance de qualquer modelista. Deixo fotografias do resultado final que podem comparar com o original, em múltiplas fotografias que se podem obter na internet.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Até Breve!
-----------------------
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Caramba, chegou ao fim e foi uma demanda de anos, bafejada por alguma sorte nesta fase final. Já tinha dado de barato que não iríamos conseguir os bugies correctos, a não ser comprando carruagens completas novas ou usadas, por exemplo as Renfe 8000 da ET. Quero deixar um agradecimento ao António Antunes, que foi quem via FB Messenger alertou para uma loja espanhola que, na altura e apenas durante um par de horas, indicou no site da web dispor de alguns exemplares. Precisamente o nr. correto que precisávamos para a quantidade de carruagens em transformação. Esgotámos o stock, tivemos sorte. Pelos fóruns espanhóis sabemos que anda muita gente à procura. Como é possível apreciar, a carruagem ficou com óptimo aspecto e não desmerece, de todo, ser integrada em composições junto com outras CIWL, nomeadamente com as muitíssimo mais sofisticadas e dispendiosas Sudexpress/LS Models. Inclusive, usando a licença de modelista (e porque não?), em formações do Lusitânia. Licença de modelista porque apesar de muito usadas pela Renfe em todo o tipo de nocturnos, até à data não obtivemos qualquer evidência de utilização nesse comboio internacional. A mim, resta-me a memória de ter visto uma, uma noite em Sta. Apolónia, fazendo parte de um comboio especial formado integralmente por carruagens da CIWL de diversas gerações. Não registei a composição, não recordo a data, apontaria para o final dos anos 70, início dos 80. Voltando ao modelo, todo o trabalho de ferrugem é do João, eu limitei-me a moer-lhe a cabeça com mais este e aquele pormenor e a ajudar na obtenção de informações e compra de alguns dos acessórios. E, claro, fornecendo um dos modelos agora completados :biggrin:

Resta-me reforçar que, à semelhança da sugestão feita pelo João Joaquim em 2015 (imaginem, há 6 anos atrás...), este trabalho merece um artigo publicado. Se o convite da Trainspotter se mantiver, @João, eu estou disponível para as revisões de texto, etc.
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 13327
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Como é óbvio, a Trainspotter acolhe entusiasticamente este tipo de artigos, venham eles. :afro:
Imagem
Responder