RX da Euro 4000 Takargo da Sudexpress

Um tópico por fabricante/marca
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Caros companheiros modelistas:
Como já referi noutro tópico, não quero de maneira alguma mostrar qualquer tipo de pretensiosismo ao abrir este tópico. Faço-o porque de certeza absoluta nunca ninguém teve o "prazer" de "assassinar" este modelo, tal como eu tive. Bem mas isso fica um pouco para mais tarde, onde tecnicamente vamos ver como se desmonta e quais os cuidados a ter ao fazê-lo, este modelo.

Quero também que fique aqui BEM CLARO que, e tendo o relacionamento que tenho com o Engº Armando Lobato, apenas lhe dei conhecimento daquilo que ia fazer no fórum a respeito deste modelo. Como tal NÃO TENHO NENHUMA INCUMBÊNCIA para dizer bem ou mal do modelo (mas quem sou eu para tal)! Como tal, todas as opiniões que aqui dou, são da minha inteira responsabilidade. Mais uma vez o digo: PARA QUE FIQUE BEM CLARO!

Bem , mas comecemos pelo modelo em si: que me perdoem os que assim não pensam, mas estamos na presença mais uma vez de um excepcional modelo da Sudexpress. Não quero com isto menosprezar os anteriores, mas está muito mais de que 10***! Aliás não seria de esperar outra coisa!

Comecemos então pelo aspecto exterior da caixa. Óptima apresentação, caixa robusta e quase à prova de choque. No seu interior temos um suporte naquilo a que chamamos "frigotermo" de alta densidade, com uma tampa de plástico que protege bem o modelo.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Depois desta primeira surpresa, vamos desembalar a locomotiva. Aqui recomendo grande cuidado, pois temos antes de mais nada, retirar os dois "travões laterais" que seguram o modelo. Vejam nas fotos aquilo a que me refiro. Se não retirarem estas duas peças, correm o risco de partirem os corrimãos que a locomotiva tem nas duas frentes (ainda não tenho spare parts, mas virão em breve). Será o pior começo de todos deste belo modelo.
Para tirarmos o modelo, é só puxar com ambas as mãos o plástico.

Este modelo vem de origem com dois rodados com aros de aderência (um em cada bogie), que para os mais "puristas" (sem qualquer ofensa) podem ser mudados. Explicarei como isso se faz (se se quiserem habilitar a fazê-lo) numa das minhas próximas intervenções de RX. Estes rodados sobresselentes, bem como os limpa para-brisas, retrovisores etç, podem ser encontrados dentro da respectiva embalagem e em local próprio.

Retirado o modelo, é só deliciar os olhos com aquilo que temos entre mãos. É uma peça fabulosa, e depois de colocado o decoder de som, é de "babar"! Peço é que me perdoem os "amantes do latão" que ombreia e dignifica sem dúvida alguma o trabalho da Sudexpress Models.
EURO 4000 TAKARGO 006.jpg
EURO 4000 TAKARGO 005.jpg
EURO 4000 TAKARGO 004.jpg
EURO 4000 TAKARGO 007.jpg
EURO 4000 TAKARGO 008.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Uma última coisa para finalizar: como não há "bela sem senão" para que esta locomotiva rode em pleno, é necessário não só uma boa rodagem, mas também fazermos uma ligeira operação, a nivel dos tubos de descarga dos areeiros: vem cerca de 1 mm se tanto, compridos e quando a locomotiva curva, os mesmo tocam no bogie, e prendem-no ligeiramente. O que fazer? Muito simples: apenas com um bom alicate de corte miniatura, cortar um pouco (mas mesmo um pouco) aos tubos de descarga dos areeiros e... pronto é vê-la a andar sem qualquer problema.

Quanto ao "lettering" da locomotiva, é só apreciar as fotos ou vê-la ao vivo.
Em relação a um RX mais profundo, como já atrás referi, será feito muito em breve. Vamos "conhecê-la passo a passo, mas desde já aviso, não se metam em habiliades.
Um grande abraço para todos e espero que este modesto tópico tenha servido para tomarem conhecimento de um modelo de grande categoria com que a Sudexpress Models mais uma vez nos brindou.
Um abraço a todos. e estarei ao vosso dispôr para o que necessitarem.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Uma coisa falhou: o peso deste modelo: 588,8 gramas.
Um abraço,
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
fcosta
Participante
Mensagens: 7
Registado: 18 mar 2012, 16:29
Localização: ermesinde

que magnifica maquina .Estou esperando que chegue a minha.
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Alvaro Sousa Escreveu:Uma coias falhou: o peso deste modelo: 588,8 grama.
Um abraço,
Bem... a minha, segunda a balança pesa 622gr... não lhe falta nada? :biggrin:
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 801
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Os rodados destas locomotivas tem os verdugos iguais aos do restante material sudexpress? pergunto isto porque com locomotivas de bogies Co Co costumam descarrilar na minha maquete, Já agora esta locomotiva consegue circular em em curvas apertadas tal como a 333 da mehano? julgo terem dimensões identicas.
fcosta
Participante
Mensagens: 7
Registado: 18 mar 2012, 16:29
Localização: ermesinde

A minha ja ca canta.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

588 gramas e bastante peso :)
Por exemplo, o Br 120 DR da Roco, o Taigatrommel, tem umas um pouco mais de 500 gramas e uma força de traçao consideravel .
Tambem se tivesse 1 kg, nao fazia mal nehum. :P
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Para os mais cépticos :bla: aqui vai com provas :crazy2:
Um grande abraço
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Responder