RTrains

Um tópico por fabricante/marca
Responder
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

Boa tarde,

Eu tenho um vagão "cisterna" da Marklin semelhante ao que refere no link.
É muito engraçado vê-los circular com Johnnie Walker, mas o problema reside na altura dos mesmos.
A rolha que existe no topo impede-os de entrar nos túneis sem que aconteçam acidentes e se corra o risco de perder a sua preciosa carga!

Ou seja se os quiserem ver a circular, tenham em atenção os túneis, passagens superiores, obras de arte, etc.

Obrigado.
Cumprimentos,
Ayala Botto
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

A solução para dar peso a alguns dos meus vagões é o uso de chumbadas de pesca, que são fixas com cola quente.
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Isso de colocar peso é a olho ou tem alguma norma.

Vejam este link dos nossos Brasileiros:
http://vfco.brazilia.jor.br/modelos/ofi ... goes.shtml
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Rui, passa por uma oficina de pneus e pede pesos para jantes já tem cola e podes cortar conforme a necessidade ou local para fixar.
Avatar do Utilizador
simao28
Participante
Mensagens: 44
Registado: 13 set 2010, 18:51

rui ferreira Escreveu:Isso de colocar peso é a olho ou tem alguma norma.
0,4g por mm

NEM 302:
http://www.morop.eu/fr/normes/nem302_f.pdf
Abraço,
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Assim gosto de andar por aqui, é dar e receber, muito bom mesmo.

Obrigado a todos. :venia: :venia: :venia:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Eu ja tenho aumentado o pesa das minhas carruagens e vagões segundo as normas MOROP, mas não me agradou muito, principlmente nos vagões de 2 eixos e não so.

Por isso, para os vagões de 2 eixos, umas 70-75 gr è suficiente ( pra mim), um vagão com bogies leva umas 120 gr , as carruagens com bogies não ultrapassam as 130 gr etc...

A norma diz que, para cada 10 mm são 4 gr e não recomendavel ultrapassar o peso com mais de 30% do peso total.Quer dizer, que um vagão G, que tem uns 106 mm tera um peso de 42,4 gr e com o acrecimo de 30% chegara aos 55 gr.
Bem, recentamente comprei 2 vagões G10 da CFR, da Fleischmann, e a primeira coisa que me chamou a atenção foi o peso.Toca a pesar e as 75 gr apareceram logo no ecra a balança.Ate agora é o vagão G mais pesado que tenho, os restantes da Brawa, Roco, Fleischmann, Lilliput tem um peso entre os 48 gr e os 55 gr.Quer dizer, que se a fabrica não respeitou as normas, eu tambem posso fazer o mesmo.Mas não é isso que esta em questão.

Acontece que, todos os vagões que receberam peso extra, rolam muito melhor de que antes e com menos descarilamentos.

Utilizei chumbo para pesca, as vezes fiz uns moldes em função do tamanho e o espaço disponivel e derreti o chumbo nesses moldes.Tambem tenho utilizado bocados de bara de aço de 25x4 ou 25x5 , pintados de preto ou outra cor que seja a mão e colocadas dentro do material rolante, tudo fixo para que não haja barulhos.

Peço desculpas pelo off...
João Martins
Participante
Mensagens: 57
Registado: 15 out 2012, 18:26
Localização: Porto

Parece que está para vir uma novidade da Rtrains
Alguém tens palpites para o que possa ser pessoal ?
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 799
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Também fiz isso aos meus 5 Sgnns da RT e as anilhas nos bogies e um desgastezinho no leito do vagão ficou 5 estrelas.
Responder