Mabar

Um tópico por fabricante/marca
Avatar do Utilizador
toze45
Participante
Mensagens: 118
Registado: 23 fev 2009, 15:47
Localização: Palmela

mertola1977 Escreveu:boas,

É bem possivel que o amigo sergio tenha toda a razão,
os aros de aderencia não fazem lá falta nenhuma, só estorvam!.

cumps
carlos
Boas,

Por norma em todas as locomotivas de rodados C, quando isso é possivel, coloco o rodado que tem os malfadados aros no centro, sem os aros claro.
Nas minhas 1320, ainda não o fiz por falta de tempo e porque não têm rodado.
Até ao momento não me tenho dado mal com esta troca. Consigo mais uns pontos de contacto e deixo de ter aquelas "cacas" a espalhar caca pelas vias.
Quando será que os fabricantes europeus aprendem com os americanos e acabam com as rodas de cortar fiambre e os malfadados aros?

Cumprimentos,
A.Cavaco
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 801
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Por acaso foi o que fiz logo quando a vi começar a cambalear (tinha um aro já praticamente partido) mas mesmo depois em apenas uma via continuava a cambalear mas já menos. Entretanto apareceu um novo problema, a minha 1412 descarrila sempre que passa numa união de carril no inicio de uma curva, ainda não percebi porquê. Na dita união os dois carris são de código 100 e não encontro nenhum defeito assinalável, tenho curvas muito mais mal assentes e outras(provisórias até lá assentar a via em definitivo) com folgas altamente exageradas e outros defeitos incríveis e a 1412 nunca lá descarrilou. Será que é mais uma locomotiva que vou ter de mandar tornear os eixos? Provavelmente se substituir o troço em questão por via flexível deverei de resolver o problema.
Bruno Sousa
Participante
Mensagens: 1646
Registado: 31 dez 2008, 13:47

Não será uma curva demasiado fechada e com inclinação que provoque isso? Eu não tenho maquete, quando espalho as linhas aqui pelo quarto e tenho Linhas de codigo 75, 83 e 100 misturadas algumas com balastro e ps problemas que tenho são más uniões que por vezes ficam com alguma folga que o material RP25 não tolera muito, mas resolvo sempre pondo a curva mais suave. Tornear rodados é uma operação que cura muitos males mais alguns ficam lá que é na infrastrutura.
Ás vezes basta inverter o sentido normal do material que ele tem logo outro comportamento.



cmpts
Bruno Sousa
Bruno Valente
Participante
Mensagens: 56
Registado: 02 dez 2009, 21:51

A minha 1412 também fazia exactamente o mesmo numa agulha em curva, não e preciso linhas faléxiveis, o que eu fiz e aconselho a fazer é observar atentamente onde descarrila e dar umas limadelas, afinar melhor, soldar as juntas se necessário... etc. Coisa fácil de se resolver :)
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 801
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Vou tentar essa solução. obrigado.
Avatar do Utilizador
Joãozito
Participante
Mensagens: 5857
Registado: 31 dez 2008, 10:49
Localização: Jardia city

E que tal falarem com a EMEF? Eles devem saber resolver o problema? :pardon:
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 801
Registado: 30 dez 2008, 23:49

A ideia de dar umas limadelas na zona de descarrilamentos foi a solução para o problema. Muito obrigado.
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

Já agora, a minha opinião sobre os balastreiros da Mabar:

Tenho duas versões Renfe e as versões Somafel e Ferrovias e estou bastante satisfeito com a qualidade/preço.

Não são uma peça de topo como os da Sudexpress, mas o preço é bastante acessível.
O que mais se nota de mais diferente para os vagões da Sudexpress (é impossível não os comparar) é o grau de detalhe. Além de não ter tantos detalhes, os detalhes que têm são na sua maioria um tanto grosseiros (e por grosseiros refiro-me à espessura de alguns, não há falta de qualidade).

Tal como disse, para mim a relação qualidade/preço é muito positiva. Vou adorar vê-los a circular na minha maquete!!
Mas se me perguntarem se são boas peças para vitrine... aí já não recomendo, pois para vitrines tende-se a ser mais exigente.

Ah, a versão Ferrovias está linda!!!! Aquele esquema é de outro mundo! :love:
E felizmente a tampografia da Mabar está óptima.
Avatar do Utilizador
toze45
Participante
Mensagens: 118
Registado: 23 fev 2009, 15:47
Localização: Palmela

João,

Queria pedir-te um favor.
Quando tiveres tempo e, antes de mos mandares para baixo, mostra os meus vagões ao tosco que conhecemos.
Só para que não subsistam dúvidas no energúmeno.

Abraço,
A.Cavaco
Avatar do Utilizador
Alcino Gonçalves
Participante
Mensagens: 18
Registado: 29 mar 2011, 12:36
Localização: Fãnzeres
Contacto:

Olá pessoal ,


Por acaso aqui alguem tem o ficheiro de som ESU para as 1300 ?

Instalei um loksound na minha 1320 e agora precisava desse ficheiro .

Agradeço qualquer ajuda desde já .
Alcino Gonçalves
Responder