Remoção de tinta a vagão Electrotren

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Responder
Bruno Belém
Participante
Mensagens: 58
Registado: 11 mar 2020, 00:32

Boas tardes. Comprei recentemente alguns vagões das marcas, Roco e Electrotren, para transformar nos nossos Tdgs da CP. Acontece que, para remover a tinta original destes, já usei álcool isopropílico, já usei mistolini e a tinta não sai nem por nada, (isto num vagão electrotren). Já me falaram em soda cáustica mas tenho receio de derreter o plástico. Se alguém tiver boas dicas, serão obviamente bem vindas. Obrigado! ;)
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Dependendo das zonas onde o vagão está pintado serem de fácil acesso ou não, é possível remover a tinta com lixa de água de grão o mais fino possível. Lógico que sendo lixa de água o uso da lixa deve ser feito com água em simultâneo.
Cumprimentos
kawouito
Participante
Mensagens: 7
Registado: 06 mai 2015, 06:41
Localização: França
Contacto:

Líquido para travões, cuidado tentar primeiro em uma parte peuco o não visível.

Faço sempre assim com bom resultados
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

E não será já a cor do plástico quando é inserido no molde que faz a cor do modelo? :hum2: :hum2:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
Giugiaro
Participante
Mensagens: 894
Registado: 16 jan 2018, 01:37

Em certas ocasiões a injecção é feita com o plástico da cor predominante da peça.
VALENÇA Imagem PORTO
ALopes
Participante
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2013, 13:22
Contacto:

Nos meus projectos de transformação, usei sempre álcool isopropílico (IPA). É deixar o modelo que queremos tratar, completamente mergulhado umas horas boas num recipiente, com o IPA, e depois com uma escova de dentes retirar os resíduos que não se dissolveram. Se a coisa estiver difícil, pode-se usar o diluente da Tamyia (refª 87077). Este diluente é formulado para plásticos (poliestireno) e não os ataca.
Atenção que, como para todos estes tipos de produtos, convém usar uma máscara apropriada para gases. Aquelas mais baratas só para partículas que normalmente se vendem nas lojas de bricolage, não servem. Principalmente para o produto da Tamyia. Convém informar-se dos cuidados a ter.
Se mesmo assim a tinta não sair, então é porque não é para sair mesmo. Primário para cima, e em frente.
Comigo, nas três transformações que fiz até ao momento (em três fabricantes distintos: Mabar, Roco e Kato), funcionou bem.
Cumprimentos,
António
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros forenses.

Por um acaso alguém de vocês conhece este produto ? STRIP MAGIC AC22.



Já tratei certas situações com alcool isopropílico, outras com o diluente da Tamiya e outros ainda usando óleo de travões. Vim a conhecer este produto há pouco tempo e não sei as suas possibilidades.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Responder