Dúvidas antes de começar. Qual escolher?

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Responder
MaMourão
Participante
Mensagens: 14
Registado: 23 set 2019, 00:59
Localização: Maia

Muito bom dia a todos.
Convencido que estou a iniciar-me no modelismo ferroviário, logo surgiram as primeiras dúvidas. Espero ouvir algumas opiniões para ficar ( ou não :| ) mais esclarecido.
Assim sendo :
1 - Qual escala escolher? N ou H0? Já reparei que a maior parte é adepto do H0, tem mais opções de material e com melhores pormenores, mas já li aqui alguém a defender o N. Mas independentemente do espaço disponível, com o N consegue-se fazer mais nesse mesmo espaço.
Sinceramente, estou mais inclinado para a escala N.
2- Que marca escolher? Se escolher H0 falaram-me num conjunto Roco. Se escolher N estava a pensar num conjunto Minitrix mais o kit de extensão de linhas.
3 - Quanto ao tipo de via acho que a opção será sem balastro.
4 - Entre digital e analógico a escolha é digita.
5 - Que tipo de manutenção é necessário fazer?
Para já são estas as minhas dúvidas.
6 - Sabem-me dizer se o Faller Car Sistem também dá para escala N

Entretanto já tenho andado em luta com o Scarm.

Abraço a todos
Marco Mourão
nalmeida
Participante
Mensagens: 504
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Bem vindo ao fórum e ao modelismo ferroviário,

Uma das questões que não colocou acima, e que eu considero importante é o ambiente que pretende recriar ou se pretende fazer algo "free-lance".

Se pretende representar o ambiente alemão, francês ou americano então o N é uma escolha excelente pois tem bastante escolha ao nível das estruturas e do material circulante. Se pretende o ambiente português em N então terá que se dedicar bastante ao "scratch-building".

Para representação do ambiente português a escala H0 é das mais difundidas e das que tem maior escolha comercial disponível.

Se vai pelo "free-lance" então qualquer escala serve sendo que a N lhe permitirá ter mais espaço de manobra em locais mais pequenos.

Acho o digital a melhor escolha sem dúvida e quanto à manutenção a principal é limpar o pó e manter os carris limpos.

Na construção recomendaria sempre o sistema modular e a utilização de materiais leves.
MaMourão
Participante
Mensagens: 14
Registado: 23 set 2019, 00:59
Localização: Maia

Obrigado pela resposta nalmeida .
O que eu quero mesmo é brincar aos comboios, sem ligar muito aos modelos das composições. Até penso comprar pelo menos mais uma locomotiva e algumas carruagens, o mais barato que houver, só para aumentar a distração.
Quanto aos materiais, para montanhas e afins estou a pensar usar rofmate.
Em relação ao espaço disponível, tenho uma parede com cerca de 4,5m por minha conta.
Marco Mourão
nalmeida
Participante
Mensagens: 504
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Nesse caso veja também os sites de leilões tipo olx, ebay etc... existem sempre por lá negócios interessantes desde que não se ande à procura de CP :)
MaMourão
Participante
Mensagens: 14
Registado: 23 set 2019, 00:59
Localização: Maia

nalmeida Escreveu: 29 set 2019, 17:12 Nesse caso veja também os sites de leilões tipo olx, ebay etc... existem sempre por lá negócios interessantes desde que não se ande à procura de CP :)
nalmeida, segui o seu conselho e fiz umas pesquisas, no Todocoleccion tem centenas de carruagens, vagões e linhas usados. A minha dúvida é se sendo material mais antigo se é compatível com o novo.
Marco Mourão
nalmeida
Participante
Mensagens: 504
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Em princípio nas linhas, nos vagões e nas carruagens não haverá problemas. Deverá ter atenção aos desvios de linha e às "máquinas" pois aí poderão existir incompatibilidades.
MaMourão
Participante
Mensagens: 14
Registado: 23 set 2019, 00:59
Localização: Maia

Dediquei-me às compras, vagões, linhas e carruagens, tudo material usado, antes de me aventurar num conjunto iniciação novo. Algumas destas compras foram erradas/precipitadas, pois acabei por comprar material menos bom.
A melhor compra foram mesmo dois conjuntos Minitrix, um analógico e outro digital. Ou seja, já tenho comboios a circular.
IMG_20191213_121208.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Marco Mourão
MaMourão
Participante
Mensagens: 14
Registado: 23 set 2019, 00:59
Localização: Maia

Linhas que comprei usadas.
IMG_20191122_081853.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Marco Mourão
Responder