Transformação em CP 2600

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Responder
ber1507
Participante
Mensagens: 10
Registado: 10 mai 2016, 18:20

Boas pessoal
Eu à uns tempos adquiri uma Jouef BB 15034 sncf e agora quero transformá-la numa CP 2600, nunca fiz nenhuma transformação deste género, queria saber assim no geral quais os passos para o fazer, onde é que eu arranjo os decalques, que tipo de tinta é que uso e a cor exata do laranja, do castanho e do cinzento.
Obrigado :afro:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Saudações,

Se tiver Face, tente localizar o Paulo de Castro.
Aqui vai o link:

https://www.facebook.com/finalde.linha.5?fref=ts
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

É um bom modelo pra servir de base, no entanto uma 7200 seria ainda melhor pois tem 2 pantógrafos.
Para a coisa ficar bem feita ainda dá algum trabalho de corte e costura (já passei pela mesma situação e posso dar uma dicas). Como primeira transformação não será bem o ideal (devido ao nivel de dificuldade) mas em todo o caso força com isso! :afro:
DSC_6508_01.JPG
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
ber1507
Participante
Mensagens: 10
Registado: 10 mai 2016, 18:20

Pois, realmente com uma 7200 ficava melhor, mas este é o modelo que tenho, vou ter de o usar.
Que tipo de tinta é que usou?
Como é que se aplicam os decalques? São simplesmente autocolantes ou precisam de levar algum tipo de cola?
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Tintas e decalques são para o final da transformação. As tintas podem ser acrilicas (existem várias marcas para modelismo, Valejo, Tamiha, etc) e quanto aos decalques estes não são "autocolantes", apesar de aderirem à superficie de forma parecida. No entanto para ficarem fixos, precisam de levar verniz em cima (aplica-se o verniz ao modelo todo).
Mas antes disso, muito há a fazer. Desmontar tudo peça por peça, limpar as grelhas laterais, abrir novas janelas, colocar novas grelhas laterais e inclusive fazer os faróis superiores (de longo alcance), etc. Desta forma já fica bastante parecida a uma 2600. Depois ainda há que fazer novas laterais para as bogies se quisermos deixar o modelo mais perfeito (no meu caso, não me dei ao trabalho e deixei ficar as que vinham no modelo).
Não sei se a ideia é ir tão longe na transformação, mas deixei aqui a ideia geral.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
ber1507
Participante
Mensagens: 10
Registado: 10 mai 2016, 18:20

A minha ideai original era apenas pintar e colocar decalques, mas já que referiu, qual é o o processo e a ferramenta utilizada para abrir as janelas laterais? E as grelhas laterais teriam de ser rebaixadas, como é que isso seria feito?
Desde ja peço desculpa pelas minhas perguntas extremamente básicas, mas eu ainda estou a ponderar se me aventuro com esta transformação ou não e se fizesse queria fazer bem feito.
Obrigado
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Algures neste tópico encontras várias transformações que fiz há uns anos. Por exemplo, está uma 2500 onde apliquei tecnicas semelhantes.
Vou entretanto procurar fotos da transformação da 2600 (tendo como modelo base uma Roco 7200) para colocar nesse topico (só não o fiz antes porque ainda não está terminada).

Como curiosodade aqui fica uma foto da 2601 da LIMA (com as cores CP já de origem) onde apenas melhorei alguns aspectos a nivel de pintura (riscas frontais e linha de tecto) e coloquei alguns decalques extra.
DSCF1797.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
ber1507
Participante
Mensagens: 10
Registado: 10 mai 2016, 18:20

Ok obrigado, ja agora sabe onde arranjar microsol e microset?
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Em lojas de modelismo. Como exemplo, penso que esta tem (apesar de não encontrar no site): http://www.comboioselectricos.com/
É questão de contacta-los.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Antunes
Participante
Mensagens: 468
Registado: 09 dez 2011, 16:29
Localização: Alverca Ribatejo

Em Lisboa Centro Comercial Martim Moniz casa Antunes

PS Não tenho nenhum parentesco
Luis Antunes
APAC 1142 AMF 144
Grupo Modelismo Ferroviário Alverca
Responder