Cabo lokmaus

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Carlos Micaelo
Participante
Mensagens: 87
Registado: 05 nov 2011, 22:49

Aqui há tempos, o cabo Lokmaus2/Multimaus da Roco estava a fazer um mau contacto junto à ficha, originando um ligar/desligar do comando.
Como percebo pouco deste tipo de assuntos e tendo em conta o valor algo exacerbado de um cabo Roco de origem, passei por uma loja de electrónica para ver se me ajudavam. Cravaram-me novas fichas e ficou resolvido por alguns cêntimos.

Em conversa, fiquei com a ideia que a ficha correcta é efectivamente a RJ12, que é igual em tamanho e forma à RJ11 (vulgar telefone fixo), com a diferença que esta tem apenas 2 a 4 condutores e a RJ12 tem 6 condutores, numero esse que corresponde ao cabo da Roco.
Outra diferença do cabo Roco em relação a outros cabos pré-feitos é que os condutores não são cruzados, ou seja, quando colocamos as fichas lado a lado, a ordem das cores dos condutores terá que ser a mesma.
Corrijam-me se estiver errado.
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

e isso mesmo, mas tens muito por onde pesquisar aqui na net é só uma questão de ganhar tempo nas pesquisas
Carlos Micaelo
Participante
Mensagens: 87
Registado: 05 nov 2011, 22:49

Pois, mas quem não está muito à vontade com este tipo de dúvidas (como eu), a confusão pode instalar-se.
Na página 1 deste tópico mistura-se rj11 com rj45, rj11 de 6 pinos, etc...
Gosto pouco de fazer experiências com este tipo de equipamentos, pois podem estoirar num abrir e fechar de olhos...
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

mas estas centrais são à prova de fogo!
Responder