Dúvidas e questões:

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Hugo Miguel Baptista
Participante
Mensagens: 8
Registado: 11 abr 2014, 00:14
Localização: Lagos, Algarve

Olá boas tardes:

Venho deste modo pedir a colaboração dos mais simpáticos e experientes Modelistas Ferroviários para me esclarecerem numas dúvidas sobre a nossa paixão comum: Em primeiro sou re-iniciante nesta arte, há uns 20 anos deixei de fazer Modelismo. Mas a paixão manteve-se e "tá" na altura de voltar a fazer:

Após umas pesquisas decidi começar a trabalhar com a Roco Line abastecida pelo o sistema digital DCC em escala H0, após descobrir o programa SCARM comecei a detectar inúmeras duvidas, algumas já esclarecidas:

Nota: Se algum dos leitores tentar decidir persuadir a minha intenção de trabalhar com as Linhas Roco argumente bem que sou teimoso:

Dúvida 1: Qual é a altura mínima em escala H0 para uma ponte ou túnel?
Dúvida 2: Existe algum valor mínimo para o comprimento de uma estação principal e para um apiadeiro?

Dúvida 3: Qual o comprimento mínimo que se deve abastecer as linhas de corrente eléctrica, ou se deve colocar nos terminais?

Estas de momento são mesmo as questões mais técnicas que tenho:

Vou começar uma Maqueta pequena com a possibilidade de expansão: Uma oval como todo e qualquer um (Acho eu) com saídas em ponte ou túnel para expansão posterior: Qual a viabilidade dessa técnica:

Existe mais programas de design de Linhas para além do SCARM: Quais S.F.F:?

Já pesquisei e nada encontrei à excepção de um em Alemão, inclusive no site oficial da Roco: Procurava esquemas das Roco line e suas funções especificas, para que cada uma serve e como trabalha, ver esquemas de suas dimensões e especificações: Algo semelhante em Português ou Inglês do que coloco ai em baixo:

http://www.hpw-modellbahn.de/modellbaut ... ine-h0.pdf

Agradecido:

Hugo Miguel Baptista
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia