Dúvidas e questões:

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Hugo Miguel Baptista
Participante
Mensagens: 8
Registado: 11 abr 2014, 00:14
Localização: Lagos, Algarve

Olá boas tardes:

Venho deste modo pedir a colaboração dos mais simpáticos e experientes Modelistas Ferroviários para me esclarecerem numas dúvidas sobre a nossa paixão comum: Em primeiro sou re-iniciante nesta arte, há uns 20 anos deixei de fazer Modelismo. Mas a paixão manteve-se e "tá" na altura de voltar a fazer:

Após umas pesquisas decidi começar a trabalhar com a Roco Line abastecida pelo o sistema digital DCC em escala H0, após descobrir o programa SCARM comecei a detectar inúmeras duvidas, algumas já esclarecidas:

Nota: Se algum dos leitores tentar decidir persuadir a minha intenção de trabalhar com as Linhas Roco argumente bem que sou teimoso:

Dúvida 1: Qual é a altura mínima em escala H0 para uma ponte ou túnel?
Dúvida 2: Existe algum valor mínimo para o comprimento de uma estação principal e para um apiadeiro?

Dúvida 3: Qual o comprimento mínimo que se deve abastecer as linhas de corrente eléctrica, ou se deve colocar nos terminais?

Estas de momento são mesmo as questões mais técnicas que tenho:

Vou começar uma Maqueta pequena com a possibilidade de expansão: Uma oval como todo e qualquer um (Acho eu) com saídas em ponte ou túnel para expansão posterior: Qual a viabilidade dessa técnica:

Existe mais programas de design de Linhas para além do SCARM: Quais S.F.F:?

Já pesquisei e nada encontrei à excepção de um em Alemão, inclusive no site oficial da Roco: Procurava esquemas das Roco line e suas funções especificas, para que cada uma serve e como trabalha, ver esquemas de suas dimensões e especificações: Algo semelhante em Português ou Inglês do que coloco ai em baixo:

http://www.hpw-modellbahn.de/modellbaut ... ine-h0.pdf

Agradecido:

Hugo Miguel Baptista
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

A Roco Line , a antiga linha com balastro de borracha? Mesmo essa, não consegue ter o realismo de uma linha aonde o balastro foi aplicado aparte. Então se for a Geo Line, as linhas com balastro em plastico, o realismo esta é longe...

Vamos comparar:

Roco Line

Imagem

Linha com balastro aparte:

Imagem

Imagem

Ha uns tempos atras, para melhorar o visual das linhas Roco Line , decidi "transformar" as minhas.

viewtopic.php?f=58&t=4875

Existem normas que recomendam certas medidas , uma vez reduzidas a escala as obras de arte como pontes, tuneis, viadutos, etc. Para tuneis ou pontes, aqui tem uma das normas MOROP:

http://www.morop.eu/fr/normes/nem105_f.pdf

http://www.morop.eu/fr/normes/index.html

A altura minima de um tunel/ponte não deveria ser abaixo dos 80-85 mm.

Existem outros programas de design para dioramas (WinRail, por exemplo), mas não são programas "free". E o preço não o melhor...
ALopes
Participante
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2013, 13:22
Contacto:

Boa noite caro Hugo,
Estou de acordo com o participante Cosmin, nada como o realismo da via balastrada. Por isso é que eu estou a passar do sistema Märklin, via C para Peco código 75 em DCC. Aconselho-o a fazer uma busca na net e vai ver a diferença. Mesmo a via K, que apesar de não ser a ideal para mim, por ser balastrada, já é muito melhor que a via C, idêntica à Geoline. Veja por si, infelizmente não tenho fotos para lhe mostrar, mas se fizer uma busca na net, vai de certeza encontrar vários exemplos.
O meu conselho é, pense bem, porque depois de escolhe um tipo de via é, no mínimo difícil voltar atrás, e também dispendioso...
Espero ter ajudado.
Abraço,
António
Hugo Miguel Baptista
Participante
Mensagens: 8
Registado: 11 abr 2014, 00:14
Localização: Lagos, Algarve

Opá boas noites:

Acho que me expressei mal ou me entenderam mal, vou usar a Roco Line e não a Roco Geoline:

Roco Line permite colocar balastro, certo?:

Aquele Abraço
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Se esta a referir-se a Roco Line simples, sim, da para colocar balastro.

http://abload.de/img/dscn33380lurk.jpg
Hugo Miguel Baptista
Participante
Mensagens: 8
Registado: 11 abr 2014, 00:14
Localização: Lagos, Algarve

Sim essa mesmo caro Cosmin, essa mesmo que planeio usar:

E já agora é possível usar várias marcas de Linhas, por exemplo fazer uma Maqueta com Linhas Roco, FLEISCHMANN, Peco e inter-ligar todas elas: Inclusive usar cruzamentos Peço com saída de linhas Roco & vice-versa

Quanto ao site que me apresentou Cosmin está em françês até ai tudo bem, mas os documentos PDF também estão e ai o sistema de tradução do Browse do Chrome não traduz aquilo.. Que pena.

Hugo Miguel Baptista
ALopes
Participante
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2013, 13:22
Contacto:

Hugo Miguel Baptista Escreveu:Opá boas noites:

Acho que me expressei mal ou me entenderam mal, vou usar a Roco Line e não a Roco Geoline:

Roco Line permite colocar balastro, certo?:

Aquele Abraço
Olá Hugo,
Tem razão, eu é que percebi mal. De facto a Roco Line não tem balastro e conseguirá dar-lhe um aspecto muito melhor depois de aplicar o balastro, ao contrário das linhas que já têm imitação balastro em plástico, como a Geo Line ou a Märklin/Trix via C.
Mas, por favor não deixe de olhar para a Peco código 75 e com agulhas electrofrog. No entanto tome atenção, pois o material circulante mais antigo pode não se dar bem por causa da altura do verdugo das rodas, como por exemplo as Lima ou Jouef.

Cumprimentos,

António
Hugo Miguel Baptista
Participante
Mensagens: 8
Registado: 11 abr 2014, 00:14
Localização: Lagos, Algarve

Boas Noites ALopes:

Eu ainda estou a 3 / 4 meses de começar a construção, sendo que tenho tempo de sobra para explorar, pesquisar e investigar a melhor e mais completa solução final que pretendo para a Maqueta: A escolha recai na Roco Line por 1 motivo, tive um convite irrecusável para participar num projecto com vários Modelistas: Em que estão a trabalhar com a Roco:

Então planeio trabalhar numa minha pessoal e nesse projecto colectivo: Mas apenas poderei fazê-lo daqui por uns meses:

E ao explorar o SCARM detectei algumas dúvidas: Em que muitas já foram respondidas e agradecido por isso:

Pra ser concreto quero trabalhar com Locomotivas & Vagões CP: Sonho, reproduzir desde criança a Estação de Santa Apolónia: Serei ambicioso? Não sei, talvez sim, e gostava de reproduzir a Estação de Abrantes: Ambas dão-me memorias de uma adolescência viajada:

Mas deparo-me com outra questão: Questão essa que após várias pesquisas ainda não encontrei uma resposta: Será possível usar várias marcas de Linhas no mesmo projecto? (Exemplo um cruzamento Peco, com saída de uma Linha Roco)Ou temos que usar uma e apenas uma marca de Linhas?

Hugo Miguel Baptista
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Pode utilizar linhas de varias marcas, mas sempre ter atençao a altura do carril. A Roco Line é codigo 83 com uma altura do carril de 2,1 mm. As linhas da Lima, Jouef, Mehano, Fleischmann (com balastro) são codigo 100, com altura de 2,5 mm.
As linhas da Peco tem alturas de 1,9 mm (codigo 75) e 2,5 mm (codigo 100). Existem umas eclises de transição que da para ligar as linhas de codigos (alturas) diferentes. No entanto, o mesmo se pode fazer , adaptando as eclises normais.
Hugo Miguel Baptista
Participante
Mensagens: 8
Registado: 11 abr 2014, 00:14
Localização: Lagos, Algarve

Boa Páscoa a todos:

Cosmim esta sua resposta ainda acrescentou mais incertezas, não chamo dúvidas pois é esclarecedora e entendi o que me responde:

Portanto se percebi bem a Peco H0 código 83 tem a altura de carris de 2.1 mm e a ROCO também, sendo assim posso usar as 2 marcas:

Agora eclipses? Onde se encontra isso? Fiz uma pesquisa e nada encontrei a esse respeito:

Agradecido
Responder