Raios de Curvatura

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

CONTINUAÇÃO.

E pronto espero que gostem, e que se habituem a ter uma peça destas sejam ou não "construtores" de maquetas.
Um grande abraço, e espero sinceramente ter sido útil.

Um grande abraço,
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

Bom, e agora que ainda se fala ainda em desvios e descrrilamento, eu verifiquei bem o que tenho e rparei num padrao:

Nas agulhas da Fleichman as Mabar mais leves descarrilam ao entrar na via desviada, mas em outras agulhas, como as Peko, nada.
Rectifiquei tanto quanto possivel o leito da via, e assim a olho, a via passou a ser menos problematica, mas as Fleichman continuam a dar problema, mas apenas, como disse, nas locomotivas mais leves, como a 1320 CP da MABAR ou a sua equivalente da RENFE.

Sera por serem loc. muito leves?
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Rui:
Continuo a dizer que o problema não estará nas locomotivas, mas sim nos desvios! Desculpe de estar sempre a "bater no ceguinho", mas os pontos de coração da Fleischmann, nunca me convenceram... e então com algum material...!
Um abraço,
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

nao sera o raio muito apertado dos desvios?eu tive uns Fleischmann e tinha carruagens com 303 mm a descarrilar sempre...despachei os ditos desvios :thumb:
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

Poderá ser... é que em raios de curvatura semelhantes, outros desvios PEKO e até mesmo outros bem velhinhos da Jouef, não dão problemas.

Só mesmo os Fleichman, mas como aconselhou o Álvaro, ainda vou ver com maior atenção o leito da via.
ImagemImagemImagem
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 799
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Finalmente descobri o porquê dos descarrilamentos da locomotiva mabar. Alem de agulhas mal acentes ou de curvas com raio demasiado apertados o problema maior é a folga dos verdugos das rodas que é pouca comparada com outro material circulante o que leva a locomotiva a dançar e a saltar dos carris em linhas que foram modificadas pra travessa bibloco em que a bitola pode ficar ligeiramente mais apertada.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

a bitola tem que ser 16,5 mm.nem mais nem menos.

verifica se a distancia no interior das rodas é igual as normas NEM (NEM 310)... 14,4-14,6 mm.

http://www.morop.org/fr/normes/nem310_f.pdf

http://www.morop.org/fr/normes/index.html

e uma peça para calibrar todo que tem a ver com o bom andamento do material rolante, algo indentico ao que Sr.Alvaro tem :

http://www.morop.org/fr/normes/nem310_ann4_f.pdf
Avatar do Utilizador
alco1520
Participante
Mensagens: 111
Registado: 04 jul 2009, 17:01

Bom dia, a todos.
Permitam-me dar uma opiniäo no que respeita ás tolerâncias da bitola em curva.
A bitola de 16,5mm no caso das vias comerciais é uniforme quer se tratem de curvas , rectas ou AMV's, mas quem tiver possibilidade de construir o seu layout e fazer as suas vias e Amv's deveria ter em conta que em curva a bitola usada deveria ser de 16,6mm podendo no caso de raios mais apertados ( inferiores a 900mm ) ser utilizado 16,7mm de bitola
O mesmo se aplica aos Amv's, onde a bitola da via desviada / entre a lança e a crossima ) deve ser de 16,6mm.
Estes valores se respeitados, e um leito da via devidamente nivelado ( principalmente em curva ) , deveriam eliminar qualquer problema de operaçäo do material circulante. Outro extra que aumenta as pretaçöes em curva do material, seria a sobre elevaçäo do carril exterior, em H0 entre 1,5 e 2mm dependendo do raio de curva. Quem tiver a possibilidade de usar raios superiores a 1500mm, 1mm de sobreelevaçäo é suficiente.

Cumps.

Mário
nelsonajm
Participante
Mensagens: 245
Registado: 18 nov 2011, 07:44

:shok: décimas de milimetro... :shok: raios superiores a 1500mm :shok: ou diametros de 3 metros :shok: então e como conseguem reproduzir a espessura do cabo das catenárias? :biggrin:
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

Eu, por mim, não tenho catenária, mas se um dia quiser simular uma, para além dos postes, terei que utilizar linha de costura, ou castanho escura ou preta.
Julgo que ficrá com uma espessura mais correcta que a que se vê aí no mercado.

Relativamente aos desvios Fleischman que me têm dado problemas, julgo que se se tratam só das Mabar Alsco Euskalduna, de facto parece-me que o verdugo não dá grande folga.
Posso tentar essa inclinação mínima que o Mário aconselhou, para ver se dou a volta o problema, ou então dar as vias a que esses desvios acedem, como interditas à circulação :biggrin:
ImagemImagemImagem
Responder