Raios de Curvatura

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Caro Mário Alão:

Mais uma vez aqui saliento o quão "importante" me sinto por ter um qualificado "expert" na matéria neste modesto tópico que abri. Não,não é, e desculpem o termo "dar graxa ao cágado", mas sim salientar alguém que como tu, DIGNIFICA o quanto de bom se faz a nível de modelismo, seja ele utilizando a bitola Europeia, a norma xpto, ou o carril de altura xyz!
São pessoas como tu, sem querer menosprezar TODOS os intervenientes neste tópico, que precisamos, para nos ajudar a compreender algumas das "regras" do modelismo. Sim sim, porque o modelismo tem regras, senão meus caros amigos, assistiríamos a coisas de "bradar" aos céus :cadeira: !

Como tal, mais uma vez agradeço a todos os intervenientes neste tópico, destacando aqui a tua preciosa colaboração.
Já agora Mário, faz-me um favor, e sacia a curiosidade a todos: diz-nos quanto fica, não contabilizando o teu tempo claro, construir um desvio assim...! Tenho a certeza que todos vamos "gostar" de ouvir esses €€€.

Um grande abraço para ti, e a quantos contribuem não só neste tópico, mas neste óptimo fórum do Portugal Ferroviário!

P.S. Já agora um muito obrigado há moderação. Vejo que já existe um corrector de erros, o que me ajuda imenso na minha rápida escrita. São só palavras sublinhadas a vermelho :wacko: :wacko: :wacko: .
Muito obrigado.
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

E obrigado eu também, porque apesar das minhas "invenções" um pouco heterodoxas, tenho vindo a aprender muito por aqui.

Ainda quanto aos desvios Fleischman que me davam dores de cabeça com as Mabar... bom já ajustei um pouco a coisa, e se forem em marcha muito lenta, elas já não descarrilam se entrarem na linha desviada.
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
alco1520
Participante
Mensagens: 111
Registado: 04 jul 2009, 17:01

Mais uma vez o meu obrigado a todos.

Amigo Álvaro, de verdade agradeço as tuas palavras, deixas-me encavacado ... sem falsas modéstias acho que o que faço está ao alcançe de mais gente, com mais ou menos " Kit de unhas " chega-se lá, infelismente ás vezes existem motivos que limitam a execuçäo deste tipo de trabalhos, ou bem a falta de paciência, ou o que é pior... a falta de meios e de tempo ( €€€€ )
Aqui o que custa é o investimento inicial que é significativo, um bom ferro de soldar ( de preferência uma estaçäo de soldar ), consumiveis acessórios ao processo de soldadura e algumas ferramentas ( para dizer a verdade säo mais do que " algumas " eu diria antes muitas ferramentas dependendo do nivel de execuçäo que se pretende) e isso é que impede muita gente de se aventurar nisto.

Bem vou-me armar em historiador e contar que foi aqui, exactamente aqui que tudo começou... ( sempre ademirei o José Hermano Saraiva, daqui a minha homenagem para este grande homem que infelismente já nos deixou )

... bem eu começei por comprar alguns kits da Fast Tracks em 2006 ( tenho 7 kits para ser mais exacto, de TJD's, desvios de 6, 8 e 10 e para tramos rectos e curvos ), depressa cheguei á conclusäo que a disposiçäo das travessas näo era a Europeia, ainda entrei em contacto com o Tim Warris ( um gajo á maneira ) para fazer kits com a disposiçäo das travessas Portuguesa e em bitola Ibérica, mas só para mim näo merecia a pena já que construo pelo modo tradicional ( tento construir pelo mesmo processo que nos caminhos de ferro reais ), e como tive poucos interessados na ideia näo compensava o investimento.
Basicamente a ideia foi abandonada näo pela construçÄo das vias em si mas porque rebitolar o material circulante é uma tarefa bastante complicada... mas näo impossivel.
Por isso o Proto 87 Ibérico continuará aqui em casa mas vejo dificil que seja acolhido por mais entusiastas. Para falar verdade é uma opçäo minha de näo ter material Português a circular por vias com uma bitola que apresenta um erro de 2,7mm ( aqui näo säo décimas!!!! :biggrin: ). A minha ideia é: Se sou täo rigoroso com o material circulante, cenário, etc, etc, näo tinha lógica para mim ter um erro dessa dimensäo nos meus módulos ( ou maquete ).
E sem falsas modéstias tenho muito orgulho e ser o Pai babado do Proto 87 Ibérico

Bem voltando ao tema Fast Tracks, tem o seu investimento inicial, mas acho que para quem näo se importa com alguns detalhes, seria uma boa opçäo que com a construçäo de mais de 10 desvios compensa o inverstimento.

Depois de muito procurar conheci o material do que é agora um grande amigo, o Willy Kosak. Bem ai passei-me completamente vejam porquê

http://www.bahnsinn.de/

Pouco tempo depois ainda tinha um problema, näo sabia onde encontrar tirafundos á escala para construir as vias, já que do material do Willy Kosak só podia aproveitar os desvios dele ( Desvios AlemÄes ) que säo em quase tudo semelhantes aos Portugueses com excepçäo dos contra carris e da disposiçäo dos fixadores de carril na zona das lanças ( correccöes fáceis de efectuar ), as vias própriamente ditas näo tinham muito a ver.

Foi ai que entrei em contacto com o Henri Cibert do club Proto 87, um dos pioneiros desta vertente do modelismo ferroviário, e consegui os ditos tirafundos e mais alguns detalhes que podia aproveitar para os desvios Portugueses. E o que era mais importante, podia fazer uma reproduçäo quase a 100% das vias Portuguesas... finalmente tinha tirafundos á escala... uma loucura... mas eu adoro.

http://club-proto-87.com/crbst_15.html

Imagem

Como normalmente as doenças deste tipo väo sempre para pior, depresa encontrei juntas de dilataçäo, parafusos e porcas em miniatura, a partir dai foi um passo para chegar á conclusäo que a bitola Ibérica era o meu objectivo... o resto é história

Imagem

Imagem

Agora vamos ao que interessa, preços...

Depende, um kit de um Desvio do Willy Kosak com tudo já preparado e pronto para montar custa a modica quantia de 240 EUR... poucas ferramentas säo necessárias já que a papinha está practicamente toda feita, um ferro de soldar, uma boa lima e um Xuron é practicamente o que se necessita.

Mas como para mim näo fazia sentido gastar este dinheiro por um desvio que ainda por cima näo tinha a bitola Portuguesa, o que fiz foi comprar ao Willy Kosak material a vulso, também ao Henri Cibert do Club P87 e desse cocktail fazer as vias Portuguesas, a nivel de curiosidade os nossos AMV's têem muita influência Alema, e a via propriamente dita Francesa tal qual a nossa catenária.

O investimento nesse material a vulso, foi considerável, mas dá para construri uma quantidade indecente de desvios e muitos metros de via, fazendo as contas um desvio sai por aprox. 100 EUR!!!! Nada mal se comparado com os ditos 240 !!!!! Mas a reduçäo do preço tem uma consequência directa... o tempo de construcçäo aumenta consideravelmente e säo necessárias mais ferramentas.
Um kit com a papinha quase feita demora cerca de 40 horas, por outro lado os AMV's em bitola Ibérica... o primeiro que fiz demorou quase 150 horas, era entrar em campo desconhecido e estragar material täo caro faz-nos avançar muito devagar para evitar desgraças. O ultimo AMV demorou cerca de 80 horas!!! Näo está nada mal já que até agora só construi 8.
O porquê de tantas horas é que para bitola Ibérica näo existem Gabarits, tudo tem que ser medido a cada passo e isso aumenta o tempo de execuçäo do trabalho. Com Gabarits seria tudo muito mais rápido e racional, mas sem interessados suficientes näo compensa e eu näo me importo de continuar a fazë-los da forma mais artesanal, dá-me mais gozo.
Concluindo, däo muito trabalho... para falar verdade säo um autêntico masacre, mas eu sou capaz de estar horas a fio a fazê-los!!! Quem corre por gosto...

Bem, gastei muito dinheiro, €€€€€€€€€€€€€€€€€€ em material e ferramentas... mesmo muito. Ainda assim compensa para construir mais de 20 agulhas e cerca de 60 metros de via. Tirefonds tenho cerca de 80000. Näo digo o preço para näo me chamarem maluco. Nos links anteriores está a lista de preços de algumas coisas, quem tiver curiosidade pode investigar, eu näo vou falar em numeros já que a minha sanidade mental poderia ser posta em causa!!!!! :roxcrack:

Depois veio a pior parte, adaptar o material circulante para o nivel das vias!!!!! Rodas á escala, toda a detalhagem do bastidor, etc. etc isto aplicado a material Norbrass da minha reserva pessoal já que as outras já vendi quase todas.
Mais um rio de dinheiro... :facepalm: mas quem corre por gosto näo cansa


Enfim como se isso näo fosse suficiente, tenho outra GRANDE paixäo que säo as locomotivas a vapor Alemäs época II c ( II guerra mundial ) em escala 1:32, como é obvio também construo as vias á mäo, travessas de madeira de carvalho tratadas com creosoto, e outras loucuras... mas estas säo mais fáceis já que tudo se pode ver a olho sem necessidade de lupas!!!!! :biggrin:
As locomotivas ... em breve faço uma surpresa aqui ao pessoal e abro um tópico novo aqui no forum... :uwi: bem para os admiradores destas meninas eu vou abrir-lhes o apetite, estou a começar a construçäo de duas BR 50 e já estäo em produçäo as peças para 3 grandes meninas... as BR44!!!! As rainhas dos comboios pessados de mercadorias na Alemanha, falo no presente porque até agora existem poucas com a capacidade de tracçäo das BR44 em especial as BR44öl.
Ná construçäo tento ser o mais fiel possivel aos materiais utilizados na construcçäo das máquinas reais, as BR50 ainda väo ser maioritariamente em latäo, cobre, bronze e os aros das rodas em aço inoxidável, chäo da cabine do maquinista em madeira e os vidros säo mesmo vidro. Todos os rebites säo aplicados em separado, assim como todos os parafusos sextavados e porcas com rosca funcional. Toda a tuberia será representada e os arreeiros e freios seräo funcionais. Säo vantagens da escala 1:32.
As BR 44 já as quero construir em aço e substituir o latäo como base de construcçäo, apenas os detalhes seräo em latäo já que se usa o processo de fundiçäo para a sua produçäo e fazer isso em aço seria uma loucura ( €€€€ ) agora o bastidor, caldeira, cabine e chassis do Tender seräo todos em aço. Mais real impossivel, e como produto final cada menina destas pesará cerca de 20 Kgs!!!! Maravilha!!! Mas de momento fico-me por aqui.

Deixo algumas fotos do meu grande amigo, Wilfried Kohlrausch, sem ele nada disto seria possivel, o trabalho dele... bem palavras para quê? Eu quero chegar um pouco mais longe já que todas as porcas , parafusos sextavados e rebites que vêem apenas representados nas peças de fundiçäo, väo ser previamente eliminados depois de feita a correspondente furaçäo em CNC para aplicar os ditos mas com rosca funcional como fiz referência anteriormente.

http://spannwerk.buntbahn.de/fotos/show ... 93/cat/500

Peço desculpa por estes testamentos e por este Offtopic, mas a seu tempo quando abrir o tópico eu apago esta introduçäo. Tenho um fascinio täo grande pelos caminhos de ferro que poderia escrever horas a fio sobre o assunto.

Abraço,

Mário

P.S. Queria deixar o meu agradecimento, ao meu grande amigo Paulo Alexandre, ele foi um ponto chave nestas minhas andanças, e fez-me entender o modelismo de outra forma que até entäo näo conhecia. Conheço poucas pessoas como ele.
Última edição por alco1520 em 12 out 2012, 17:37, editado 3 vezes no total.
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

:hum2: isto está a ficar muito interessante por aqui :baba: :afro:

parabens, 5*** :estrelas:
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
Avatar do Utilizador
alco1520
Participante
Mensagens: 111
Registado: 04 jul 2009, 17:01

mertola1977 Escreveu::hum2: isto está a ficar muito interessante por aqui :baba: :afro:

parabens, 5*** :estrelas:

Muito obrigado :)

Já agora queria desculpar-me pelo meu Português, ás vezes tenho que editar os posts mais do que uma vez, tal näo é a salganhada que para ali vai :facepalm:

Abraço,

Mário
Avatar do Utilizador
rgtn
Participante
Mensagens: 260
Registado: 23 set 2011, 13:21
Localização: Figueira da Foz

Não podia deixar de dizer uma coisa.
Independentemente de conhecer mais em detalhe os projectos do Mário :uwi: há uma coisa importantíssima neste senhor e que fica mais uma vez demonstrada nestes post's... Não é por o Mário saber de comboios e afins a potes, que deixa de partilhar esse mesmo conhecimento com quem quiser !! :venia: :venia:

És grande amigo :afro:
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Mario:
Ficas "proibido" de apagar o post! E fico eu todo contente com os kits do nosso amigo Tim Harris...!
Um grande abraço Mário, e tal como disse o Rui Nereu, "não é por saberes muito de comboios, que deixas de o partilhar connosco"
Muito obrigado por o fazeres.
Um grande abraço para ti.
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Olá Mário,

cada vez que fazes isto sinto-me obrigado (mas com muito prazer) em agradecer a partilha. Mesmo quando o objectivo não é o da perfeição que atinges nos teus trabalhos, a verdade é que a inspiração do que fazes serve sempre para subir a fasquia e, isso só pode ser bom.

Acredito que este teu post, e outros semelhantes que vais deixando aqui e ali, alteraram já, a percepção do ferromodelismo por alguns dos foristas. Talvez os mais novos, ou talvez, os nem por isso... e condicionaste para melhor aquilo que fazem ou poderão vir a fazer.

Vamos todos beneficiar, aguardemos as fotografias... se possível a mexer :)

Abraços
rp


PS: manda-me lá um truman
Avatar do Utilizador
alco1520
Participante
Mensagens: 111
Registado: 04 jul 2009, 17:01

Bom dia a todos,

Oh meus amigos, näo me deixem mais encavacado...
Mas acho que se mais pessoal ( grandes modelistas ) que temos em Portugal saissem da toca isto avançava mais... no entanto isto näo é uma critica a nenhum deles, até porque muitos säo amigos meus, mas sim um incentivo para o fazerem. No entanto compreendo a decisäo de se manterem á margem, eu mesmo optei por essa postura nos ultimos anos.
Também sei que muitas vezes falta paciência para aturar e suportar determinadas situaçöes, eu próprio vi-me no passado envolvido em situaçöes menos correctas noutro forum, e näo me isento de culpa. Ás vezes responder a uma provocaçäo leva a outra e ai perde-se a razäo como aconteçeu comigo...
O que me faz voltar a participar, embora dentro das minhas limitaçöes de tempo, é ver que em foruns de outros Países existe uma dinâmica de trabalho e de partilha muito mais activa, ai as pessoas também säo menos " sensiveis " ás criticas e opiniöes, isso faz com que os horizontes se abram e se vejam coisas novas, o que nos obriga a investigar e quem sabe a tentar por em práctica o que vemos. Como consequência disso vem a täo desejada evoluçäo do nosso hobby... acho que de momento o forum mais activo, com mais dinâmica e bom ambiente é o Portugal Ferroviário, dai a minha decisäo de voltar a intervir nestas andanças.
Um grande bem haja para a malta do Porto e agora mais recentemente para a malta do Algarve, säo de louvar estas iniciativas que por este caminho daräo lugar a um grande encontro nacional... isto sem menosprezar tantas outras iniciativas individuais que vejo neste forum e que aportam muito... desculpem o off topic.

Pois é amigo Rui ( Nereu ) tu já viste umas coisinhas, por isso a abertura do novo tópico näo será uma surpresa täo grande para ti... exacto a partilha está ai para quem quizer, e estou sempre disponivel para dentro das minhas possibilidades ajudar a quem se queira aventurar dentro deste tipo de trabalhos. Quanto a ser grande ... bem acho que sou mais um grande amigo embora com muito mau feitio... :facepalm:

Amigo Álvaro, näo vou apagar o post, bolas com o tempo que me levou a escrever, a corriguir e ainda por cima continua cheio de gafes!!!! O que vou fazer é transferir o tema das locomotivas a vapor escala 1:32 para o novo tópico senäo daqui a pouco está aqui uma grande salganhada e ainda levo ans orelhas e com razäo, aqui vou tentar dentro dos meus testamentos restringuir-me ao tema das vias quando tiver algo para aportar ou opinar.
Tens mais é que estar contente, os Kits do Tim Warris estäo muito bons para material Americano que já vi que tens ai umas peças valentes, o que noto a falta nessas agulhas säo os fixadores de carril, e alguns pequenos detalhes mas a nivel de funcionalidade säo excelentes, säo á prova de descarrilamentos e muito simples de construir, com práctica temos uma agulha feita num espaço de 60 a 90 minutos, imbativel!!!!
Mais uma vez obrigado pelas tuas palavras, e deixo-te aqui este site para se quiseres detalhar os teus desvios da Fast Tracks, existem detalhes para proto87 mas a maioria deles está disponivel para RP 25... o Andy Reichert também é um tipo á maneira, e um dos pioneiros nos EUA no que respeita á construcçäo de vias... já agora devias considerar mudar os teus engates por os da Sergent Engeneering, säo um espetáculo... aqui para nós eu tenho ás carradas deles e funcionam muito bem... sim também tenho material Americano, aqui em casa os comboios säo a ruina :biggrin:

Já conheçes certamente os links mas fica a partilha

http://www.proto87.com/

http://www.proto87.com/accurate-track.html

http://www.proto87.com/ho-turnout-kits.html

Engates, säo um " must have " para quem tem material Americano, o Tim Warris é fan destes meninos.

http://sergentengineering.com/

Já agora, aqui fica um link para o excelente trabalho do Tim com os seus gabaritos

http://www.bronx-terminal.com/


Olá Rui ( Pina ), estäo esses Torresmos como é que väo? Obrigado pelas tuas palavras.
Manda-me para o meu mail a tua morada. tenho aqui Trumans com fartura.
Em movimento? Espero que sim mas para isso vai faltar um pouco...

Um abraço a todos,

Mário
Última edição por alco1520 em 13 out 2012, 20:59, editado 1 vez no total.
nelsonajm
Participante
Mensagens: 245
Registado: 18 nov 2011, 07:44

:shok: isto é tipo 10 níveis acima :shok:

abraço.
Responder