As minhas dúvidas... (Ricardo Cruz)

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Isto de começar uma maquete tem sempre que lhe diga, se muitas dúvidas fui tirando lendo vários tópicos aqui do fórum, outras foram surgindo.

Sinceramente não vi nenhuma resposta para esta dúvida básica, mas aqui vai:

- Como costumam cortar as linhas flexíveis? :facepalm:
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

Ricardo Cruz Escreveu:Isto de começar uma maquete tem sempre que lhe diga, se muitas dúvidas fui tirando lendo vários tópicos aqui do fórum, outras foram surgindo.

Sinceramente não vi nenhuma resposta para esta dúvida básica, mas aqui vai:

- Como costumam cortar as linhas flexíveis? :facepalm:
Eu uso um dremmel com um disco de corte de metal (fica uma espécie de mini-rebarbadora :D). :afro:
Mas também pode ser usado uma serra para metal.
Em última opção (para mim), usar um corta arame. Mas o perfil da cabeça do carril fica desfigurado, convém depois ajeitá-lo com um lima.
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Para além dos métodos mencionados, podes cortar com um alicate de corte próprio para vias HO e N tipo guilhotina as vantagens são muitas desde logo não ser necessário ligar à corrente depois ficas com um corte sempre à esquadria (no topo onde irá unir a seguinte via).
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

jorge osorio Escreveu:Para além dos métodos mencionados, podes cortar com um alicate de corte próprio para vias HO e N tipo guilhotina as vantagens são muitas desde logo não ser necessário ligar à corrente depois ficas com um corte sempre à esquadria (no topo onde irá unir a seguinte via).
E sabe em que loja posso adquirir esse alicate próprio?
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Bem eu sei que pode arranjar, foi quem arranjou o meu:

A Linha do Norte, http://www.linhadonorte.com/
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

evitar os alicates normais.depois tem que se corigir com uma lima e tal, a linha pode ficar com deformaçoes.nunca usei o alicate guilhotina mencionado de Jorge Osorio , mas parece algo adequado.eu uso a minifreze, uma Dremel 300, com discos de 0,5 espessura (o corte fica com 1 mm), mas ja aranjaei un conjunto de accessorios no Leroy (por 10 euros traz um camião de peças), que contem um disco de metal, muito fino, algo 0,25-0,3 mm e faz um corte preciso, limpo e quase invisivel. :P depois de cortar passo sempre uma lima fina, para tirar alguma rebarba e para quebrar as esquinas, assim da mais jeito a encaixar as linhas.
se nao tiver nehuma das tais ferramentas, eu recomndo adquirir a tal guilhotina, pois a minifreze custa mais.
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Muito obrigado a todos pelas dicas!
Em principio, se ainda houver disponível vou optar pelo alicate próprio de corte.
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Olá Ricardo:
Pode contactar-me a partir de 8 de setembro. Espero já ter esses alicates em stock. Se depois quiser ver como cortam (qual o aspecto do corte) antes de o comprar, estarei há sua disposição.
Um abraço,
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Estou a entrar definitivamente na criação do cenário e na moldagem do terreno. Se numa primeira fase eu consigo criar a base para o que desejo, quando parto para a parte da moldagem de terreno tenho sentido mais dificuldades - não sei se pela falta de jeito... :(
Tenho usado como base o roofmate e o esferovite. E depois procuro moldar com gesso. Sei que existem massas de moldar (brancas, castanhas, etc - por exemplo da Noch), também vi alguns videos em que é usado terracota.

Por isso recorri aqui ao "Help Desk" para ouvir a vossa opinião. Como tenho dito a minha experiência é zero... agora um bocadinho mais... mas não muito :uwi:

E já agora que materiais usam para cobrir o terreno ou é tudo feito à base de pinturas?
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Gesso e papel de cozinha em cima da base, com fartura.Tambem pode utilizar as ligaduras com gesso, acho que ha nas farmacias.
Depois pinta-se o terreno, com cores castanho, cinzento, como na realidade. Aplica-se a relva, que se encontra numa grande variedade nas lojas de perfil.Veja tambem o topico do Luis, com a sua maquete japonesa...
Responder