Engates condutores de energia

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Responder
Marco Mamede
Participante
Mensagens: 60
Registado: 11 nov 2011, 19:53

Olá a todos!
Depois de umas 2 horas a pesquisar na net sobre engates NEM condutores de energia, não encontrei grande coisa!
Só encontrei os da Viessmann, mas mesmo assim são muito "grossos"!!!
Gostava de encontrar uns parecidos aos que vêm no Foguete da Ibertren.
Alguém sabe onde encontrar á venda este tipo de engate, ou sabe alguma dica para ligar a corrente de um vagão para outro?

Obrigado,

Marco Mamede
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

Caro Marco Mamede,

não sei se é útil, mas a ComboiosElectricos em Oeiras vende engates NEM condutores Marklin (ref. 72020 e 72021) e Roco (Ref. 40345)
Imagem
Imagem
http://www.comboioselectricos.com

A outra alternativa é passar o cabo condutor de uma carruagem para a seguinte o que não é complicado dado que a composição do Foguete é formada por 3 carruagens.......
Por forma a não ficar com uma ligação permanente devido ao tal cabo condutor de energia, pode ainda dotar o mesmo com fichas que permitam encaixar/desencaixar.
Claro que também pode efectuar a captação de energia a partir dos rodados da respectiva carruagem.......

Já agora uma questão: o seu Foguete é AC ou DCC???

Cumprimentos,
Ayala Botto
Marco Mamede
Participante
Mensagens: 60
Registado: 11 nov 2011, 19:53

Olá Caro Ayala.
De facto não conhecia os da Marklin.
Mas os engates não são para o meu foguete, pois com ele está tudo bem.
São para o ferrobus, para passar corrente para as luzes, pois está digitalizado DCC.
Como o engate está num local muito apertado, o da roco, que até tenho cá em casa não dá, pois é muito volumoso.
Para isso ou uso um engate mais "magro" ou terei de passar uns fios.
A sugestão do Ayla para os da marklin, não me parece mal!
Mas gostave de saber se alguem já fez esta operação no ferrobus, e como ficou.

Obrigado,

Marco Mamede
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

Caro Marco Mamede,

as poucas fotografias que encontrei na NET não são esclarecedoras, mas penso que o Ferrobus CP dispõe de um "fole" entre as duas carruagens, ou estarei enganado???
Assim sendo poderá passar o(s) cabos(s) de corrente por baixo do dito fole.
Também não encontrei fotos do modelo real suficientemente detalhadas, mas se existirem cabos de ligação entre as duas carruagens, pode aproveitar para simular esses mesmo cabos usando para o efeito os tais cabos de corrente de que necessita.
Sempre fica um pouco mais próximo do modelo real....

Já agora que tipo de modificações recomenda para adaptar o modelo produzido pela ROCO ao modelo Ferrobus da CP?

Cumprimentos,
Ayala Botto
Castello-Branco
Participante
Mensagens: 7
Registado: 01 dez 2010, 09:51

Marco Mamede Escreveu:Olá a todos!
Depois de umas 2 horas a pesquisar na net sobre engates NEM condutores de energia, não encontrei grande coisa!
Só encontrei os da Viessmann, mas mesmo assim são muito "grossos"!!!
Gostava de encontrar uns parecidos aos que vêm no Foguete da Ibertren.
Alguém sabe onde encontrar á venda este tipo de engate, ou sabe alguma dica para ligar a corrente de um vagão para outro?

Obrigado,

Marco Mamede
Caro Marco Mamede

Há na Mabar uns "mini-conectores" com a ref. W2122 que poderão servir . São de venda livre ao publico.

cumprimentos

Castello-Branco
Marco Mamede
Participante
Mensagens: 60
Registado: 11 nov 2011, 19:53

BOA!!
Amigo Castello Branco, era mesmo isso que procurava! Muito Obrigado.

Caro Ayala, para transformar o modelo da roco, terá de fazer o seguinte:
-terá de cortar as extremidades que vão levar os foles ( pois as 2 são iguais)
-fazer essa parte com evergren, ou aproveitar uma parte de algum vagão, que foi o meu caso
-recortar as janelas laterais
-colocar os foles
-e claro corrigir as irregularidades com betume.

Quanto a medidas especificas, não lhe sei dizer pois não guardei os planos com as mesmas.
O meu ferrobus não ficou um primor, mas para mim já me satisfaz, até porque, tenho um carinho especial por ele, pois foi a minha primeira transformação.
Agora era mais fácil se tivesse o kit de resina, mas agora já não é possível encontrar à venda, pelo menos que eu saiba.

Cumps,

Marco Mamede
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

Boa Noite,

aqui vai uma foto e um link com os engates (Mabar Ref. W2122) que o Castello Branco referiu:
Imagem
http://www.mabar.es/producto/c/2324/216 ... CTORES.htm

Cumprimentos,
Ayala Botto
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 801
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Eu há uns tempos montei iluminação num talys da mehano e como aquilo tinha uma fraca captação de corrente, instalei em mais bogies e interliguei tudo não usei engates porque aquili tem uns engates proprios mas usei un sistema constituido por:
duas fichas femea e duas macho sendo estas ultimas ligadas por um pequeno fio as ditas fichas são do tipo das da ultima imagem (arranjan-se muito facilmente de equipamentos informaticos velhos os avariados ; mother boards, placas graficas ou outras, a usar as fichas dos cabos IDE ou outros tipo fita onde estes ligam aproveitam-se as fichas e tambem as fichas do cabo)
As fichas femea usam-se fazendo um furo na carruagem e no fin de ter sido soldado o fio a dita ficha ( que liga ao interior da carruagem) e colando este para não sair , á volta da ficha como só vou aproveitar o terminal usei isolamento de fio electrico com o diametro adquado , na outra carruagem identico, quando se tem varios fios para ligar entre as carruagens convem usar isolamentos de diversas cores, o fio que une as carruagens é o tal que vai levar as fichas macho, as que estão soldadas nas placas , disoldei estas e dobrei um pouco as duas e soldei um pouco de fio ( deve ter comprimento suficiente para nas curvas quando as carruagens se afastam) entre as fichas , para ficar melhor usei manga termo retractil para isolar as soldaduras. É um sistema muito barato e funcional podem ser ligados diversos fios e para serem ligados ou desligados das carruagens é um pouco chato mas nada do outro mundo. Neste momento não tenho fotos disso mas amanhã postarei algumas para mostrar o que aqui agora tentei explicar .
Responder