Medidas Maquetren

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Responder
mirasado
Participante
Mensagens: 11
Registado: 05 ago 2009, 18:10

Ola
estou á procura das medidas principais para os modulos maquetren
Alguêm me pode enviar para o meu email?
Qual o comprimento minimo do modulo?
distancia do extremo exterior á primeira linha ?
distancia entre duas linhas em via paralela?
grossuras das madeiras a utilizar?
etc,etc,etc

Obrigado
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Procurando com um pouco de atenção, terias encontrado aqui no fórum essa informação: :roll:

http://www.portugalferroviario.net/foru ... =57&t=1250
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Avatar do Utilizador
Barboto
Participante
Mensagens: 183
Registado: 28 fev 2011, 11:04
Localização: Lisboa
Contacto:

Boa tarde!

Como o Sérgio já referiu, as normas encontram-se noutro tópico deste forum na secção mopdelismo e na pasta dedicada aos módulos Maquetren.

As medidas básicas para os módulos rectos (via dupla ou mesmo única) em planta são 92 cm * 40 cm.
Não existe nas normas uma indicação quanto à medida mínima entre o extremo do módulo e a primeira agulha, porém aconselho a nunca colocara as mesmas a menos de 10 cm do extremo do módulo. Além de se evitarem problemas com a ligação de toadas as partes da agulha, sempre há um troço recto para os modelos se inserirem em recta, evitando os problemas da juntas entre módulos que no caso de se estar em curva podem ser agravados.
A distâncias entre os eixos das vias, na via dupla é de 62 cm, conofme já foi referido nste forum. Convémm usar uma cercea que encaixe nos carris para garantir esta distância, dado que o entre-eixo é uma linha "ficticia".
A espessura das madeiras a utilizar, pode varaiara, embora se recomende os 10 mm, por é aquele que representa um melhor compromisso entre a sua resistência e o seu peso. Ainda assim não dispensa o usos de algunsa peças de reforço que também facilitam na sua construção e prependicularidade.

Cumprimentos,

Marcos Conceição
Responder