Um diorama polémico

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Responder
Avatar do Utilizador
Paulo Sousa
Participante
Mensagens: 839
Registado: 02 abr 2013, 17:23

O diorama representa o famoso assalto ao comboio de 1963.
Andava há algum tempo atrás desta revista devido a ter lido sobre a polémica que este diorama criou no Reino-Unido, que levou inclusivé ao cancelamentos de assinaturas da revista e a recusas de apresentação de outros módulos e maquetas em exposições em que o módulo esteve exposto.

Numa nota pessoal, não posso deixar de achar ridículo tanta polémica com um diorama que tem como único propósito a representação histórica. Não me parece que haja tanta polémica com a representação de material e cenas bélicas, que é possivelmente o tipo de modelismo dominante.

Por mim achei-o educativo. E, entre outras coisas, achei interessante o que fizeram para a construção do escape da locomotiva.

No ficheiro abaixo está apenas o artigo sobre o diorama, a revista completa está no sítio do costume.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
Is just a freight train coming your way

ex-APAC 1270
ex-AMF 198
ALopes
Participante
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2013, 13:22
Contacto:

Todos os povos têm as suas idiossincrasias, suponho que os ingleses sejam muito sensíveis a este caso, principalmente a geração que terá vivido o caso mais de perto. O que não nos deve impedir de apreciar este fantástico módulo, com pormenores muito engraçados, como o dos mochos no poste telefónico.
Obrigado por partilhar.

Saudações,

António Lopes
Alco1966
Participante
Mensagens: 115
Registado: 28 jul 2010, 13:28

Gostei de ver, obrigado pela partilha.

Quanto ao resto e como já foi atrás escrito, se existem pessoas chocadas com a cena modelisticamente recriada, que dizer das cenas de guerra que são recriadas e que pedagogicamente recordam a maior tragédia deste planeta que são as guerras?!...

Parabéns pelo trabalho artístico.

Mário Fernandes
Responder