Página 1 de 1

Um diorama polémico

Enviado: 09 set 2015, 11:18
por Paulo Sousa
O diorama representa o famoso assalto ao comboio de 1963.
Andava há algum tempo atrás desta revista devido a ter lido sobre a polémica que este diorama criou no Reino-Unido, que levou inclusivé ao cancelamentos de assinaturas da revista e a recusas de apresentação de outros módulos e maquetas em exposições em que o módulo esteve exposto.

Numa nota pessoal, não posso deixar de achar ridículo tanta polémica com um diorama que tem como único propósito a representação histórica. Não me parece que haja tanta polémica com a representação de material e cenas bélicas, que é possivelmente o tipo de modelismo dominante.

Por mim achei-o educativo. E, entre outras coisas, achei interessante o que fizeram para a construção do escape da locomotiva.

No ficheiro abaixo está apenas o artigo sobre o diorama, a revista completa está no sítio do costume.

Re: Um diorama polémico

Enviado: 09 set 2015, 13:27
por ALopes
Todos os povos têm as suas idiossincrasias, suponho que os ingleses sejam muito sensíveis a este caso, principalmente a geração que terá vivido o caso mais de perto. O que não nos deve impedir de apreciar este fantástico módulo, com pormenores muito engraçados, como o dos mochos no poste telefónico.
Obrigado por partilhar.

Saudações,

António Lopes

Re: Um diorama polémico

Enviado: 16 set 2015, 08:43
por Alco1966
Gostei de ver, obrigado pela partilha.

Quanto ao resto e como já foi atrás escrito, se existem pessoas chocadas com a cena modelisticamente recriada, que dizer das cenas de guerra que são recriadas e que pedagogicamente recordam a maior tragédia deste planeta que são as guerras?!...

Parabéns pelo trabalho artístico.

Mário Fernandes