Anísio Nelson ; A minha Nova Maquete

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Responder
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Justiniano.

Pois vou-lhe mostrar a minha zona do carvão. Partindo também de material simples, placas de madeira de balsa, tentei na minha zona fazer algo para as máquinas a vapor.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos

Hoje vou-vos mostrar uma pequena zona contígua á remise das máquinas a vapor, onde decidi criar um ambiente de uma máquina diesel que possui uma avaria grave no seu motor e que para isso os respectivos mecanicos tiveram que separar a carcassa da máquina do seu chassis e por o seu interior á vista. Porém como a reparação vai ser demorada e para a chuva não deteriorar os componentes internos, tiveram que cobrir essa parte com um plástico preservando assim o interior da máquina.
Tentei criar um ambiente ferroviário isolado da restante maquete.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
M.Neves
Participante
Mensagens: 21
Registado: 17 abr 2015, 22:33

Olá!
Só agora tive oportunidade de encontrar esta maquete. Estive bastante tempo entretido a olhar para alguns pormenores que até nos causam um sorriso na cara. Parabéns. Valorizo mto a paciência que tiveste para alterar aquelas ambulâncias etc.
Tenho uma questão. Em relação à linha do elétrico, qual é a bitola? usas a linha normal dos comboios? Faço esta pergunta porque tenciono fazer algo do género na minha maquete. Tenho um eletrico daqueles baratos turisticos que, apesar de ser H0, a bitola é mais estreita (daí o H0m que vem na caixa penso eu). Ainda não verifiquei mas é verdade que a linha de escala N funciona perfeitamente para estes eletricos?

Cumprimentos
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Neves

Os eléctricos que uso são da Bachmann e são de bitola H0. Para isso usei umas linhas da Tillig que possuem várias capas para imitar o chão. No meu caso usei calçada em paralelo mas há outros tipos.
A empresa que comercializa e onde comprei é na Suiça:

http://www.luna-tram.ch/

Podes ter uma ideia de preços de todas as peças existentes aqui:

http://www.conrad.com/ce/en/overview/16 ... way-Tracks

E para ter uma ideia da montagem e do resultado final, é só pesquisar na Net com "luna tram" ou ver o seguinte filme:

https://www.youtube.com/watch?v=ZxCU--y22hs

Já agora mostro o resultado dos ensaios ainda sem as catenárias e o comando dos dois eléctricos. Funcionam automáticamente e sem qualquer intervenção minha, a não ser ligá-los.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)

P.S. Estou quase a acabar nova cena que mostrarei em breve.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

A ideia do programador horario é boa mas dispendiosa .
M.Neves
Participante
Mensagens: 21
Registado: 17 abr 2015, 22:33

Obrigado pelos links. Realmente o material é muito bom mas um pouco inflacionado. São mesmo preços para a Suiça. O mais provavel é tentar fazer algo manualmente apesar do trabalho que terei

Cumprimentos

Miguel Neves
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Respondendo aos amigos forenses.

Amigo Pedro, a utilização do programador tem a ver um pouco com a minha actividade profissional, pois uso destes aparelhos assiduamente e a sua programação é algo a que já estou habituado. Além disso colocar em funcionamento os dois eléctricos com tempos de paragem (em três locais distintos), alternancia do sentido de marcha nos extremos das linhas e verificação se os eléctricos percorrem as linhas correctas (atenção que um eléctrico anda numa linha num sentido e na outra quando muda de sentido), não é fácil de fazer com elementos discretos, como por exemplo relés. Foi este o motivo principal para o uso do programador.

Já quanto ao amigo Neves, eu sei que é caro este material, mas já agora tente ver uma nova série de elementos que a firma alemã "AUHAGEN" possui para fazer o mesmo efeito: referência 41617 e 48603. A 1ª é mesmo dedicada aos eléctricos. Poderá ser que lhe sirva e é concerteza mais económico.

Cumprimentos
Anísio Nelson

PS: Este é o novo trabalho que está em execução, são só 400 peças no total.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Paulo Sousa
Participante
Mensagens: 839
Registado: 02 abr 2013, 17:23

A BRM de Agosto trás nas pag48-52 um interessante artigo com uma horta, se bem que para a escala 0.
O link do download está aqui ao lado no tópico revistas.
Then it comes to be that the soothing light at the end of your tunnel
Is just a freight train coming your way

ex-APAC 1270
ex-AMF 198
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos:

Pois aqui vai a minha horta já implantada na minha maquete.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
nalmeida
Participante
Mensagens: 504
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Muito bom. Gosto da quantidade de detalhe.
Responder