António Lopes: Maqueta

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
ALopes
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Obrigado pelas dicas,
De facto as agulhas da Peco são de boa qualidade, esta ligação às lanças é só uma precaução; poderia sempre fazer-se mais tarde, caso houvesse problema, mas aí teria de ser do lado de cima e ficar-se-ia a ver, mesmo que usasse fio muito fino, p.ex. fio de bobinagem.
Nestas agulhas não vou usar motorização, para já, por isso não estou muito preocupado com a indicação da posição, no entanto tenho de polarizar as cróssimas, principalmente na agulha de três vias e na transversal junção dupla.
Inicialmente pensei em usar os contactos da Peco, mas depois optei por experimentar outra solução, com interruptores fim-de-curso. Veja este artigo:

http://www.wiringfordcc.com/switches.htm

mais para o fim da página encontra uma descrição de como fazer uma poleia para o interruptor e como ajustá-lo. A ideia está interessante e aparentemente os problemas que indica não se deverão verificar.

Há outra solução que resolve o problema de vez, usando descodificadores da ESU e servos; para comando dos servos "switchpilot servo", para polarização das cróssimas "switchpilot extension". Tenho esta opção nalgumas das outras agulhas e funciona sem qualquer problema.

Saudações,

António
Pedro Silva
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Sim é uma boa ideia e barata.
ALopes
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Boa noite,

Mais alguns avanços na parte central da maqueta, a cidade Mittelstadt já tem direito a estrada, pavimentos e relva. Fiz também algumas alterações nas encostas da montanha, havia uma zona demasiado rochosa (feita um pouco à pressa), que foi agora melhorada.

Espero que gostem.

Um segmento da estrada, feito essencialmente em gesso, mas também com reparador de juntas do tipo leve (no outro lado do Atlântico julgo que é conhecido por lightweight spackle). Este reparador foi usado não só para os detalhes, como também para o próprio enchimento. É mais fácil de usar que o gesso pois o tempo de cura é muito maior e por isso temos mais tempo para as correções. Claro está que é mais caro...
_DSC0870comp.jpg
um detalhe de fixação das guias em cortiça de 2 mm. O primeiro método escolhido foram os pregos, mas como infelizmente fiz as tiras estreitas para poderem acompanhar bem as curvaturas, depois fiquei sem muito espaço para usar a espátula, por isso, já numa segunda fase optei por usar fita cola de duas faces.
_DSC0872_comp.jpg
_DSC0874comp.jpg
a estrada completa
_DSC0878comp.jpg
e a preparação da zona da estação que teve de ser feita em troços independentes, unidos depois com o reparador de juntas.
_DSC0873comp.jpg
as primeiras pinturas e as texturas vão noutro post.

Saudações,

António
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ALopes
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mais algumas fotos

As primeiras pinturas para ensaio do tom do asfalto.
_DSC0908comp.jpg
A zona já com relva, ervas e outras texturas.
_DSC0927.jpg
_DSC0928comp.jpg
O detalhe da montanha corrigido.
Na primeira foto é a zona mais à direita
_DSC0523comp.jpg
na segunda foto, a mesma zona da foto anterior, mas mais à esquerda nesta. A zona do lado direito desta foto ainda não está terminada, faltam as ervas e alguns detalhes de pintura das rochas.
_DSC0920comp.jpg
Espero que gostem.

Saudações,

Antóniio
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Alco1966
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Parabéns pelo tópico.

Acompanhando este tópico é possível aprender uma série de coisas e constatar como as coisas foram feitas, obrigado pela partilha.

Mário Fernandes
ALopes
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Olá Mário,

Obrigado pelo comentário.

A ideia é precisamente essa, partilhar experiências e tentar aprender uns com os outros. Sem isso, parte do hobby deixa de fazer muito sentido e acabamos por nos fechar no nosso mundo...

Este fim de semana vou avançar com a pintura da via e talvez com algum balastro. Logo que possa envio mais algumas fotos.

Abraço,

António
ALopes
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Boas,

Mais alguns progressos:
Estrada+cerca;
Árvores;
Parque infantil;
etc...
O balastro ainda não está terminado. Tentei aplicar um esquema de balastro diferente entre o ramal (várias cores, incluindo terra) e as vias principais (cinza/branco: granito/calcário) para dar ideia que o ramal está um pouco menos cuidado que a via principal. Ainda não está como eu quero - demasiado colorido (isto nas revistas parece mais fácil...), para já fica assim. Vou experimentar outras combinações nos outros ramais, para ver qual fica melhor.

Enfim, lá vamos progredindo aos poucos. Espero este fim-de-semana completar o balastro e colocar todas as construções nos sitios planeados e avançar para outras partes da maqueta.

Agradecem-se comentários e opiniões.

Seguem as fotos
_DSC000comp7comp.jpg
_DSC0005comp.jpg
_DSC000comp7.jpg
_DSC0009comp.jpg
Saudações,

António
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ALopes
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Boa noite,

Mais alguns avanços na maqueta, desta vez foi a zona Norte. Uma zona industrial destinada a manobras por excelência, com uma via de chegada e outra de partida das composições e uma zona de indústrias com uma mina de carvão, fábricas de paletes, conservas, tintas, uma fundição e ainda uma várias zonas de carga descarga. Por fim uma cocheira com depósito de carvão, areia e água.

Falta ainda bastante trabalho, nomeadamente o envelhecimento das travessas, o balastro, a vegetação, árvores, etc... Mas, para já, dá para fazer as manobras já com algum cenário de base, sem ser só o contraplacado nú...

A zona Sul também já teve alguns avanços, com o envelhecimento da via e das travessas (amigo Luis Lopes, obrigado pelas dicas sobre as tintas...)

A sinalização desta e das outras duas zonas, está à espera de melhores dias e de mais tempo e paciência, mas está na "TO DO list"...

Espero que gostem.

Abraços,

António

Vista geral da zona Sul
_DSC0358_comp.jpg
Pormenor do envelhecimento das travessas
_DSC0360_comp.jpg
Vista geral zona Norte
_DSC0362_comp.jpg
Detalhe de algumas fábricas e zonas de carga
_DSC0363_comp.jpg
Detalhe da zona de serviço das locos e da mina de carvão
_DSC0364_comp.jpg
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nalmeida
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Parabéns pelos progressos, gosto das cores escolhidas e do ambiente geral da maqueta.
ALopes
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Obrigado,

A ideia foi tentar usar cores neutras, por forma a tentar representar a realidade o mais aproximado possível. Hoje em dia acaba por ser relativamente fácil, pois os fabricantes das texturas têm o cuidado de ter cores que se assemelham às reais.

Abraços,

António
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