Cheira-me a sarilhos 2... Agora em H0 e nacional

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Afinal o plano de vias ainda não está concluído

Imagem
O plano de vias mas agora com as agulhas para inversão do comboio.. em 200 cm, ficou curtinho

Imagem
Aqui cresceu para 240 cm. ficou melhor, mas o David Smith achou que ainda se pode fazer melhor...

Imagem
Nos mesmos 240 cms, mas agora com agulhas rectas e mais curtas. Ganhámos espaço.

Imagem
Uma versão semelhante à anterior, mas em 200 cms...

Acho que vou ter mesmo que crescer para os 240 cm, pois 200 começa a ser apertado.

Falei ao David na hipótese de chegar a ponte do lado direito para a ponta do plano, mas ele disse-me que assim como está fica mais apelativo, e com o espaço fica mais apelativo. tenho que concordar, pois as situações semelhantes que i em maquetas francesas, a ponte não fica colada ao fim da secção.

Qual é a vossa opinião?
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

Boas Luis,

Estive haver muito por alto e a fazer umas conversões, e mesmo os 240 é muito apertado!

explico com a seguinte imagem,

para a linha amarela que aparece na imagem, representa a realidade 321 metros,

na conversão para 1/87, representa um layout de 3,68 m


carlos
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

pois mas aqui é que vai entrar um conceito que é a compressão selectiva - vou escolher as características principais para dar a ideia do Montijo e não para a sua reprodução na integra.

De qualquer forma obrigado pela conversão, Carlos.
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Olá Luis, bom dia

os 240cm com o esquema de vias que apresentas parecem-me razoáveis. Os cerca de 50cm disponíveis para estacionamento de um comboio enquanto a maquina inverte deverão suficientes. Preocupa-me mais o espaço disponível no extremo da linha 1, lembra-te que mesmo um topo de via ocupa uns quantos centímetros. Uma 1100 ou 1200 devem conseguir ser acomodadas mas no caso de uma 1300 ou uma Nohab 0100, hummm...

Concordo com a colocação do viaduto um pouco afastado do limite da área decorada. Pelo que tenho visto, complica, mas quando bem feito fica com um aspecto excelente. Esta é uma área que vou ter especialmente "debaixo d' olho" :)

Concordo que não te seria dificil deixar a via do lado sul, numa posição tal que permitisse a ligação a módulos maquetren (claro que se pode sempre fazer um módulo de ligação). Podes não querer ter nada a ver com isso mas..., nunca se sabe.

Qual a marca das vias que estás a pensar usar? Eu sugeria que experimentasses as "weinert mein gleis"...

Abraços
rp
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Rui.

Por uma questão de facilidade de aquisição vou usar Peco cod 75

A ligação a modulos Maquetren está completamente posta de parte. Além de ser show case, não quero ir por aí. Quero que isto seja completamente autonomo.

As locos a circular serão mesmo 1200 e 1100. Duvido que me mande para latão...

Obg pelos comentários.
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

luis_lopes Escreveu:Rui.

Por uma questão de facilidade de aquisição vou usar Peco cod 75

A ligação a modulos Maquetren está completamente posta de parte. Além de ser show case, não quero ir por aí. Quero que isto seja completamente autonomo.

As locos a circular serão mesmo 1200 e 1100. Duvido que me mande para latão...

Obg pelos comentários.
Muito bem,

quando for caso disso, falaremos um pouco sobre a via, ok? Mesmo a Peco pode ser muito melhorada com alguns truques simples...
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Rui,

ouvirei os conselhos, mas não há muito mais que eu queira fazer à via para além de um bom weathering. ;)

Por vezes é o suficiente para que a via tenha bom aspecto....

:biggrin:
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

luis_lopes Escreveu:Rui,

ouvirei os conselhos, mas não há muito mais que eu queira fazer à via para além de um bom weathering. ;)

Por vezes é o suficiente para que a via tenha bom aspecto....

:biggrin:
pintura e envelhecimento, sem dúvida, mas existem pequenos truques para a aproximar do protótipo... depois falamos
Avatar do Utilizador
Pedro André
Administrador
Mensagens: 17725
Registado: 31 dez 2008, 15:00
Localização: São Brás de Alportel

Bem, não percebo nada de modelismo (apenas gosto de ver o que se vai fazendo), mas eis o diagrama de vias da estação do Montijo.

Como estava apresentado pela CP:
Montijo.JPG
E invertido (ficando na posição correcta como o Luis apresentou no inicio deste tópico),
Montijo invertido.JPG
Boa sorte com o projecto :afro:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Imagem
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Eina pá...

Isso é completamente diferente do que me mostraram....
Responder