Técnicas de construção de Módulos

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Criei este tópico, para se debater as técnicas de construção dos módulos.
E a minha primeira dúvida é: como é que se fixam as diversas madeiras que constituem os módulos? São apenas coladas com cola de madeira ou são fixos com pregos ou parafusos? :unknw:

Cumprimentos
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Eu nos módulos que estou a fazer para a minha maqueta, usei cola de madeira e também parafusos.
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

Eu uso cola branca e pregos.
Só usar cola não é suficiente, na minha opinião.
O uso dos pregos reforça imenso a união das peças.
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Exactamente João. No meu caso, sempre usei cola e pregos (ou parafusos antigamente).
Cumprimentos,
Sérgio Santos
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Bom tópico, bem lembrado. Obrigado

não vejo vantagens em colar. O A-dos-Torresmos está apenas aparafusado, a geometria da estrutura é suficiente para manter a rigidez. Desta forma, e pelo menos numa primeira fase, é possível proceder à desmontagem e remontagem integral do módulo sem dificuldade o que pode revelar-se vantajoso...

Abraços
rp
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

racia Escreveu: não vejo vantagens em colar.
É apenas um reforço.
Se tivesse que optar por apenas uma forma de união, deixava a colagem de fora e ficava com pregos ou parafusos. ;)
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

tanto a cola como os pregos sao á mais.os parafusos para madeira fazem o trabalho todo :afro:
nos cantos podem ser aplicados uns reforços tipo esquadro (umas seçoes de ripas de madeira mais grossas), embora um modulo Maquetren é uma caixa em si, bastante rija.
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Bem, será que também posso opinar?

Vou descrever como procedo à construção/fixação das madeiras, de preferência contraplacado de 1cm e os reforços de +/- 3x3cm.

Todos os módulos já construídos e os que estão em acabamento neste momento são fixos da seguinte maneira:

depois de verificado se está em esquadria, com grampos próprios, é furado nos locais onde leva parafusos e antes de aparafusar leva uma passagem de cola branca.

O porque de parafusos e não pregos; pela simples razão que ao utilizar o martelo podemos ficar com o módulo fora de esquadria enquanto se for aparafusado com uma maquina temos um maior controlo do que estamos a fazer.
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Quando estamos na fase de definir o layout das vias no módulo, nem sempre o comprimento das vias escolhido coincide com os 92 cm de comprimento do módulo. A solução que o pessoal utiliza é simplesmente serrar :chainsaw: os carris em excesso para que o comprimento das linhas seja coincidente com o de módulo certo?

Cumprimentos
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

isantos Escreveu:Quando estamos na fase de definir o layout das vias no módulo, nem sempre o comprimento das vias escolhido coincide com os 92 cm de comprimento do módulo. A solução que o pessoal utiliza é simplesmente serrar :chainsaw: os carris em excesso para que o comprimento das linhas seja coincidente com o de módulo certo?
Exacto. ;)
O normal é usar-se vias flexíveis, pois são mais baratas e no final quase de certeza ter-se-á que ajustar o comprimento (só com muita coincidência é que usando linhas "normais" vai dar os 920mm ;)).
Responder