Evolução de uma maqueta em fotos... Escala N.

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá a todos.

Para além do M31, projecto que será iniciado em breve, apeteceu-me fazer um pequeno layout permanente / modular, que será muito simples.

Ainda não tem nome, mas aceitam-se sugestões.

A ideia será aproveitar algum do material que sobrou quando desfiz Schanielburg (sobretudo vias), kits que fui montado, e material que foi oferecido. Para além de gastar o menos possível em dinheiro.

O plano de vias foi baseado em diversas pesquisas que fiz.

As características são simples:

Base: Três módulos em contraplacado, oferecidos por um grande amigo, perfazendo um total de 2,50m. A profundidade é de 35 cm.
Via: Peco código 55, Escala N. As agulhas usadas serão de raio longo para a entrada na estação, e o raio curto para via de saco. Serão motorizadas mais tarde.
Controlo: DC, com um comando Gaugemaster e um TRIX.
Tema: Épocas mais recentes, baseado numa paisagem francesa (?!!!!!)
Circulação: Cruzamento na estação, fazendo a ligação com o resto do mundo atraves de duas gares-fantasma, colocadas em cada extremidade.

Vamos às fotos:
Imagem
A base. Os três modulos juntos, mas ainda no chão. Há-de existir uma stante por baixo para arrumar tralhas....

Imagem
O decorrer dos trabalhos. Riscos, riscos e mais riscos... Entretanto a Engenheira de quatro patas (o felino ca da casa) aparecia de vez em quando para ver como estavam as coisas a decorrer...

Imagem
O plano de vias definido, a cortiça da Faller colada e a ponte (é KATO UNITRACK) colocada no sitio temporariamente.

O próximo passo será o assentamento de via, e construção de pelo menos uma das gares-fantasma.
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

Caro Luís,

Conto muito em breve ver aqui um excelente trabalho, por esse motivo vou estar atento ao desenrolar
dos trabalhos.

É sempre de louvar o momento, o início de um novo projeto.

Desejo-lhe um bom trabalho, e que nos vá presenteando sempre com as excelentes imagens das tuas criações.

Realmente a escala N, k inveja.....só de pensar no espaço necessário para ter o que tenho em H0.....k inveja...

Um abraço
Carlos
Última edição por mertola1977 em 09 set 2012, 17:02, editado 2 vezes no total.
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Aposto que vai sair daí mais uma grande obra!
Também vou seguir com muita atenção, e aprender para não fazer disparates na minha!

É bem verdade, eu na minha bancada com 8m2, em N fazia o mundo!!!!
Avatar do Utilizador
luis
Participante
Mensagens: 61
Registado: 15 jul 2011, 17:52

Parabéns pela iniciativa, viva a escala N :)
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá a todos.

Hoje deu-me uma vontade de assentar via que nunca mais acabava. Irra, que quando se mete qualquer coisa na cabeça, vai de agulha... ou agulhas neste caso.

Imagem
Simplicidade acima de tudo. 3 agulhas apenas. "Ah e tal.. só???" Chega... e sobra... Duas agulhas raio longo, que sobraram de Schanielburg e um de raio curto também de Schanielburg.

Imagem
A confusão instalada. Faz parte... Ferros de soldar, miniberberquins, transformadores....

Imagem
E sempre a ser vigiado... a Engenheira estava a controlar o meu ritmo de trabalho...

Imagem
O trabalho terminado, por hoje. Tenho que cravar uma serra tico-tico de forma a que consiga esventrar o módulo da ponte, para a assentar de forma correta..

Imagem
O plano de vias é super simples. É uma estação de passagem com uma via de saco para um pequeno armazém, linha secundária.

Mais uma vez, uns palavrões, etc e tal... mas os comboios já andaram hoje.

Abraços a todos.
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Afinak vou acrescentar mais qualquer coisa e retirar a ponte, para aumentar o interesse operativo.

Mas não vai ficar por aqui, acho eu...

Imagem
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá a todos.

Bem, uns avanços e mudanças nos planos.

Os avanços ou avanço, foi a construção dos pés nos módulos, conforme mostra esta fotografia.
Imagem

Entretanto, uma nova entrada na colecção. Uma BR 145 da Fleischmann. Todo o material de Época III foi despachado. Já que vai haver uma miscelânea, vou-me apenas manter em épocas mais recentes.
Imagem


A mudança foi no traçado, conforme mostra a fotografia em baixo.
Imagem

Mudei apenas para normalizar os topos, ou seja para que a distância entre o carril e a frente do módulo seja a mesma.

Já comecei a passar cabos, mas ainda falta muita coisa.

Abraços a todos e obrigado pelo vosso tempo.
nalmeida
Participante
Mensagens: 504
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Bom progresso Luis, agora com os pés é mais fácil trabalhar o módulo.
josé filipe
Participante
Mensagens: 237
Registado: 19 fev 2011, 22:43

Olá amigo Luis, já está a tomar forma, vou acompanhando, uma boa continuação, até breve, um abraço. :)
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá a todos.

Numa semana de aproveitamento de férias, vai de meter mãos à obra.
- Fiz umas alterações ao plano de vias - acrescentei três agulhas. Ok, ok compliquei um bocadito...
- Fiz os cantões, e o respectivo painel de controlo, e electrificação.
- E construí as gares- fantasma.

Vamos às fotos:
Imagem
A alteração pretendida. Apenas para acrescentar um pouco de interesse operativo.

Imagem
Aspecto geral após as alterações feitas.

Imagem
Os cortes de via como normalmente faço. Depois de assentar avia e soldar a via, os cortes são feitos com o mini-berbequim e depois preenchidos com Evergreen colado com cianoacrilato (vulgo super-cola)

Imagem
Aqui estão os cortes preenchidos com Evergreen. As soldaduras não estão bonitas, mas tenho que lhe passar o miniberbequim para lhes dar melhor aspecto. Espero que depois da via pintada e patinada fique com melhor aspecto.

Imagem
A gare fantasma do lado esquerdo. É ao estilo Sector Plate. Ainda falta assentar a via.

Imagem
O aspecto geral com as duas gares fantasma. Em casa apenas funcionará uma das gares, mas caso leve esta traquitana a uma exposição, funcionarão as duas. Em casa funcionará como estação terminal.

Bem... o que é certo é que já me posso divertir a fazer umas manobras.

Abraços a todos.
Responder