Ramal de Tannau (David / Santiago)

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Responder
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Deixo aqui o primeiro projecto da maqueta que vou começar para o pequeno David. Este layout serviu essencialmente para me habituar ao Wintrack (aproveito para agradecer ao Marco Carrilho a sua disponibilização).

O espaço para a maqueta é de 300 cm de comprimento, por 125 cm de largura. E será constituído por 2 módulos de 150 cm de comprimento e 50 cm de largura e 2 módulos de 150cm de comprimento e 30 cm de largura. Ainda não decidi quais as medidas paras as ligações entre os módulos.
David.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por Ricardo Cruz em 31 out 2016, 18:48, editado 2 vezes no total.
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Para o David o material circulante será exclusivamente da Roco e da DB, essencialmente épocas IV, V e VI (tal com o tinha referido no tópico das aquisições.

Em termos de carris a optei pela Geoline da Roco, que comecei a "balastrar" :facepalm: ...

Aqui fica as imagens da primeira experiência...

Antes:
DSC03848.jpg
Depois:
DSC03849.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Boa noite Ricardo

Essas linhas da roco não são boas para balastrar.
Se quiser comprar umas linhas boas com balastro compre fleischmann, caso contrário compre PECO. Estas são muito baratas e sempre pode entreter-se a balastrar (é uma tarefa chata mas que compensa pelo resultado final.
Não balastre as linhas roco geoline, estraga as linhas, o balastro e não fica nada de jeito. Eu também fiz a experiencia e fiquei escandalizado.

Abraço
Jorge Seia
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Jorge Seia Escreveu:Boa noite Ricardo

Essas linhas da roco não são boas para balastrar.
Se quiser comprar umas linhas boas com balastro compre fleischmann, caso contrário compre PECO. Estas são muito baratas e sempre pode entreter-se a balastrar (é uma tarefa chata mas que compensa pelo resultado final.
Não balastre as linhas roco geoline, estraga as linhas, o balastro e não fica nada de jeito. Eu também fiz a experiencia e fiquei escandalizado.

Abraço
Jorge Seia
Percebi exactamente tudo aquilo que me disse e não deixo de concordar. Quando iniciar a construção da minha maqueta, de certo usarei as Peco. Mas, para já a prioridade vai por inteiro para a maqueta do meu filho. A minha será mais "faraónica"... e se calhar para me entreter a mim e aos meus netos :uwi:

Em principio irei usar as Roco Geoline para a Maqueta do David, até porque se tem portando muito bem com o tráfego diário a que estão a ser sujeitas...
Como disse isto foi só uma experiência, mas serviu para por o pequeno David (o Júnior vai a caminho dos 4 anos), a realizar um pequeno trabalho para a sua maqueta!
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá.

desculpem, mas discordo:

http://www.youtube.com/watch?v=4s1OiQJ1 ... r_embedded

Dêem uma vista de olhos. Tudo depende do trabalho que aplicamos....
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Viva Luis

De facto esse video mostra como é possivel utilizar as linhas com balastro e dar-lhes um toque mais realista.
Parece-me é que a via Geoline não é tão boa para isso como essa via da Märklin. Como pode ver essa via da Märklin tem algum relevo entre as travessas, que aliás não foram balastradas, o que já não acontece com as vias Geoline. Tratam-se de materiais compeltamente diferentes que, penso, não são sequer comparáveis.
Acredite, eu já balastrei as Geoline e fica uma coisa medonha. Admito que pode ter sido falta de jeito da minha parte, mas acho que é gastar dinheiro duplamente, por um lado na via com balastro plastico, por outro no balastro para colocar em cima do plastico... :facepalm:

Abraço
Jorge
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

luis_lopes Escreveu:Olá.

desculpem, mas discordo:

http://www.youtube.com/watch?v=4s1OiQJ1 ... r_embedded

Dêem uma vista de olhos. Tudo depende do trabalho que aplicamos....
Caro Luís Lopes,

concordo em absoluto com a sua sugestão e opinião.


Cumprimentos,
Ayala Botto
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

luis_lopes Escreveu:Olá.

desculpem, mas discordo:

http://www.youtube.com/watch?v=4s1OiQJ1 ... r_embedded

Dêem uma vista de olhos. Tudo depende do trabalho que aplicamos....

Também concordo com o luis,

tanto concordo que foi assim que o fiz!.. na minha maqueta utilizei a Via C da marklim, já com o respectivo balastro.

E penso que resulta muito bem, e até dá muito menos trabalho .
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

jorge, a via não é assim tão diferente!! aliás tenho hipótese de ter as duas na mão e o trabalho consegue-se. deve-se apenas colocar o balastro de lado e não entre solipas, com uma cor de balastro o mais parecido possível com a geoline. uma cor da woodland scenics, e até o mais fino. depois é usar uns toques de tinta e pigmentos e está feito.

há que tentar várias técnicas até acertar. no entanto não há nada que chegue à peco cod. 75...

cpts e abraços
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

há que tentar várias técnicas até acertar. no entanto não há nada que chegue à peco cod. 75...

Mas cuidado com o material, o material antigo tem que respeitar esse código.
Responder